Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Nossas escolhas

Spinoza escreveu: - "Percebi que todas as coisas que temia e receiava só continham, algo de bom ou de ruim, na medida em que o ânimo era afetado por elas". - Ele está certíssimo!

Entre a alegria e a tristeza, qual delas vamos permitir que nos afete e que continue dentro de nós? É uma questão de disciplinarmos a escolha. É difícil? Sim, é! Como diz o Fábio: ninguém nos prometeu vida fácil. Hoje temos muitos motivos que nos faz sofrer, ousemos a olhá-los de uma nova forma.

Não aceitemos esse contexto de vida, como causa já determinada para o fracasso. Afetemo-nos de um jeito novo por tudo que for velho. E é bom que seja assim! Sofrimentos não são estados definitivos. Eles são apenas "pontes", locais de travessia. Daqui a pouco estaremos do outro lado, modificados, amadurecidos.

Certa vez um sábio disse ao seu aluno que ao longo de sua vida descobriu que dentro de si havia dois cães. Um bravo e violento, e o outro manso e dócil. O aluno resolveu perguntar qual dos dois era mais forte. O sábio respondeu: - "O qual eu alimentar".

O mesmo acontece conosco nos sofrimento. Dentro de nós sempre há um embate estabelecido entre problemas e soluções. Vencerá aquele que alimentarmos. Não é verdade?Mi - Base:FM   Cps, 17/11/08 - 10:17

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ganhos e perdas

Quem vive sempre perde uma ou outra das coisas que são oferecidas no decorrer da vida. Porém, perde duas vezes quem se prende às perdas, por não dar espaço para resgatá-las. Conseguir racionalizar o que se perdeu evita sofrimentos.

É aquela velha história que o Fábio sempre fala: " Superar é lembrar que quando perdemos algo, ganhamos outras coisas também".

Saber entender que foi o máximo que se pode conseguir e considerar aquilo que alcançou é ter senso de justiça e de humildade. Quem ganha tem a glória e brilho do momento, mas igualmente ganha uma regra dura para se manter assim por um longo tempo e que na maioria das vezes nem se tem maturidade para compreender a realidade na sua totalidade.

Quem perde, logo de início ja ganha aprendizado para sempre e sera maturado ainda mais.

Saber compreender a perda é tão importante quanto ganhar, contentar-se com os demais lugares é aprender com tudo que acontece ao redor. É assim que se percebe a vida.

Mi - Base:FM Cps, 03/07/08/ 16:51

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Conflitos

Os Keller de Souza
Viver todas as regras de um conflito é ter uma relação saudável. Não se desentender não é sinônimo de valor e silenciar é insegurança. Conflituar é buscar acertos, é arrumar as diferenças, é amadurecer, enfim é descobrir maturidade.

Opiniões contrárias consistem em investir nas diferenças. Visão ingênua!

O bom é investir nos iguais e nos diferentes, conhecendo-se bem, sempre dão muito certo. A maturidade permite que falemos a verdade, porém com muito cuidado para que não haja agressão verbal, precisamos do momento e do jeito certos de falar, mas é necessário que falemos!

A verdade não danifica em nada uma relação, a lei do silêncio não serve para os relacionamentos familiares.

Mi - Base:FM   Cps, 07/11/08 - 17:59