Páginas

sábado, 30 de janeiro de 2010

Ivone, tata mestra!

Os dias ordinários? Completados! Pronto! A partir de agora quaisquer dias trabalhados serão extraordinários!

Impressionante a capacidade que você tem de conceber, gerar e partoriar teus compromissos com tanta responsabilidade e mais, com o peculiar conceito de pertencimento!

Aprendo aqui o verdadeiro significado da palavra competência, tudo que você começa você termina e em tudo o faz muito bem feito.

Nesta tua trajetória eu vi principalmente, que percalços existem para nos mostrar que, ao caminharmos com o SENHOR, os rastros do sagrado se fazem presente orientando nossos passos.

Teus exemplos me mostram também, que quando gostamos do que fazemos, nunca trabalhamos.

Fico imaginando, como será que Deus vai ajudá-la a desfrutar deste presente que Ele te deu?

Agora, de uma coisa tenho absoluta certeza, as surpresas dEle são sempre MARAVILHOSAS!!

O meu desejo é que continue com a vida abençoada, em paz e cheia de discernimento!

As lutas não acabaram, mas para quem confia, busca e louva a Deus elas são imperceptíveis, não é isto?

Certamente não só eu penso assim, mas Papai pensaria assim, mamãe pensaria assim, piti pensa assim, Wilson pensa assim, o tunda pensaria assim, Ivani pensa assim, Lú pensa assim, Nilson também pensaria assim, enfim, todos nós igualmente pensamos assim. Bem bom né tata? Você merece!

Parabéns! Jornada profissional concluída com sucesso, porque o SENHOR esteve e estará sempre contigo!

É tata! É como te vejo! Assim sendo, aproveite! Beijos beijos e que Deus te abençoe.

Este louvor é pra você - http://is.gd/7ijUL

Mi - Base: FM/GC
Cps, 30/01/10

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O tempo hoje

Quem não percebe que o ser humano mudou sua maneira de interpretar o tempo?

Hoje somos pragmáticos, as formalidades ou o conjunto de várias regras não permitem que esperemos mais o tempo necessário para as coisas acontecerem.

Precisamos e queremos tudo para ontem.

A experiência do tempo a cada vez mais acelera, não sabemos esperar e tudo avança rapidamente.

A pressa toma conta de nós e somos diferentes a cada dia.

Havia mais paciência as informações chegavam tempo depois e nem eram prejudiciais.

Hoje meio minuto é tempo demais, chega a ser catastrófico para muitas situações.

Estamos contextualizados, por isso somos inquietos, fazemos deslocamentos rápidos, propostas e receitas já vêm prontas.

Vivemos ansiosos colhemos frutos muitos verdes e não conhecemos o real sabor das delícias.

É bom situarmos no tempo mesmo porque Deus não tem pressa e quem perde somos nós, lógico!

Saber aproveitar o tempo livre é uma dádiva! - http://is.gd/74Jvg

Mi – Base: FM
Cps, 21/01/10

Nós e as tragédias

Comunhão é quando estamos conectados ao Cristo, assim vivemos bem conosco e com o outro.

Ser solidário, repartir com os necessitados sem importar em quais condições em que o outro chegou neste ponto é característica de um cristão.

Como equilibrar e crer no Deus misericordioso em tempos de tantas tragédias?

O desafio consiste em não ter resposta, mas ter fé, a confiança nasce enquanto esperamos a resposta de quem acreditamos.

Quanto à sensação de dúvida, ou não entendermos os desígnios de Deus é natural e nas maiorias das vezes não entendemos mesmo.


Agora não termos capacidade de entender conseqüências dos nossos atos.
É incidência, ignorância.
Nossa vida segue seu curso natural com toda a liberdade e todos os ensinamentos que nos foram dados.
Mas quem os pratica ou pelo menos que os lê?

Temos dois exemplos em Mateus 6 48:49 e Mateus 7 24:28, de como os prudentes e os insensatos constroem suas casas, aliás nos ensina até como projetá-las em Lucas 14 28:29.

E nós, sem um pingo de responsabilidade avançamos no espaço que pertence a natureza, as vezes por ignorância, outras vezes por ganância.

Modificamos rios, construímos em solos impróprios, em áreas de riscos, encostas e etc., sem contar com os lixos que jogamos por todos os lados, poluímos o ar, rios, mares e ainda por cima esquecemos o sinônimo de competência.

Devastamos tudo e quando chegam, às inevitáveis tragédias culpamos Deus e ainda, queremos que Ele se explique, caso contrário duvidamos do Seu amor por nós.

Pode isso? Coisas do ser humano! http://is.gd/74Jbm

Mi – Base: FM
Cps, 21/01/10

Perdão de Deus depende de nós

Muitos se perdem em pensamentos negativos acreditando ser herança de seus antepassados chegando até a entrar em grandes depressões e acham que Deus os esqueceu.

O benefício do perdão só terá eficácia quando corrigimos nossos erros, práticas que independem dos preceitos que tenhamos que seguir. Os nossos comportamentos e nossas condutas terão que ser íntegras, aproximando-se o mais possível do amor, a única razão de nossa salvação.

Passamos a vida toda esperando absolvição de Deus, mas nós mesmos não nos perdoamos.A realidade humana tem que ser descoberta e sanada para que Deus permaneça em nós.

O contexto histórico do perdão é a vida e o perdão de Deus esta acima de todas as coisas, mas temos que nos perdoar também, logo toda influência na estrutura do ambiente nos é permitida para que o passado sirva para nos orientar.

Somos nós que administramos nosso passado, histórias não podem exercer papel negativo em nossas vidas. Deus nos dá o dom de discernimento e a nossa tarefa é curar o coração reconciliando-nos conosco. Não basta estarmos vivos fora do corpo se dentro dele não alimentamos nenhuma alegria.

O Fábio diz na letra de “Vitória de Deus”: Deus não interfere no processo humano Ele nos deu o livre arbítrio, logo não Se contradiz. Agora se Deus não perdoar Ele estará contradizendo Sua misericórdia.        http://is.gd/74IYQ

Por Mi – Base: FM    Cps, 24/05/08

Aqui é assim

Casa! I (Coração)
Nosso coração sorri ao olharmos as coisas que estão em nosso redor, mas isso, quando não nos prendemos a elas. A intenção que está dentro dele que Deus quer saber realmente, para nos salvar, porque Ele não se prende naquilo que os olhos mostram e sim naquilo que move o coração, pois é isso que gera nosso ser.

Casa! II (Nosso lar)
A Característica da nossa casa hoje é de viver a cada dia com qualidade. O cuidado nas atitudes, nos comportamentos e sentimentos, que faz a diferença. É bom reconhecer ou pelo menos saber reconhecer pequenas boas coisas que nos acontecem. É a luz da clareza para se chegar a uma solução bastante acertada. Antigamente chamava-se de “Boas Novas” quando descobria a esperança, a possibilidade, a expectativa, que funcionasse como uma ponte entre o humano e o céu. O que podemos ter no céu usufruímos em pequeninas doses agora aqui em nossa casa, ela é constituída por pessoas que lutam por isso.

Casa III (Nosso país)
“... deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho breques nem freios, nem mordaça na exuberância tropical das nossas florestas e nossos céus, que transponho instintivamente para tudo que escrevo. A música é um elemento básico e insubstituível na formação espiritual de um povo. A sua função não se limita à importância da formação estética, mas a de assumir um caráter eminentemente socializador". Heitor Villa-Lobos

Casa IV (Nosso planeta)
Todos somos culpados de incompetência e indolência, pois fazemos menos que poderíamos para melhorar esta casa e é possível fazer o impossível. Aprender a valorizá-la é principalmente admirar e cuidar do simples.

Meu Deus! Mas que bela manhã nos deu hoje! Nela está a luz do Teu rosto. http://is.gd/74ILd

Mi – Base: FM
Cps, 20/11/08

sábado, 23 de janeiro de 2010

Nossos Idosos

Lidar com nossos idosos é tolerar as dificuldades e dar o direito deles serem idosos e terem vida de qualidade.

Quando Drummond fala que o tempo se perde, mas não a vida, ele pede respeito, carinho e sensibilidade na maneira de tratar os nossos idosos.

Eles necessitam de carinho igual ao de um bebê devemos olhá-los partindo da mística de não saber por quanto tempo os teremos em nossas vidas.

Agora é assim, nós cuidamos, mas eles continuam nos ensinado sempre, bem bom!

As oportunidades de aprendermos com suas experiências são imensuráveis e quando partem eternizam seus ensinamentos.

Deus nos possibilitou de vivenciar esta história com papai, porque mamãe se foi jovem e Nilson então, nem se fala.

É o que representa o “cuidar” na letra “Mais que pai e filho”- http://is.gd/6S6kI

Mi – Base: FM
Cps, 18/09/07

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O valor da mudança

Sendo que, a cada manhã, a vida nos dá esperanças, oportunidades, horizontes e mais, os planos para que tudo se conclua e isso, só dependem de nós. Imaginemos! Até aonde podemos chegar?

A travessia nos é favorável e somos merecedores da evolução, portanto, sempre existirá um novo dia, uma nova chance para recomeçar. Inseguranças, incerteza doem e amedrontam, não é possível ficarmos atados na escravidão da comodidade, ela nos impede de ter liberdade.

Precisamos viver urgentemente à transposição principalmente em nosso interior e o tempo de avançar requer o saber, o conhecimento, garra e acreditar no objetivo. Deslocar é experienciar o êxodo em constante libertação. A evolução assusta é verdade, mas não aprisiona, nos mostra caminhos e a possibilidade nos impulsiona a ir além.

Pronto! Reconhecer a prisão é entender a hora de estabelecer pontes encorajadoras para avançar. Não queremos nos apegar em dores impossibilitadoras de ver o lugar onde temos que chegar e quando tenho de sair.

Mais uma vez vale lembrar: a vida só depende de nós e quem acredita alcança!     http://is.gd/6K1ve

Mi - Base: FM   Cps, 16/04/09

Esperas

O processo para superar perdas não tem uma regra, superar é preciso e temos como aliado: o tempo. Permitir a vida nos encorajar a seguir em frente é sinal de recuperação. E permitir que o coração se renove é uma questão de paciência. Apesar de tudo, aprendemos a esperar, ou pelo menos fingimos esperar.
Não é assim? http://is.gd/rqNlsd

Mi – Base: FM  Cps, 16/04/09

É bom sonhar

A impulsividade e o senso de realidade matam nossos sonhos é ruim não sonhar ou ter medo de sonhar. Temos que sonhar algo de bom para nossas vidas, assim, quando o sonho acontecer, todos os dias serão enormementes prazerosos. Podemos sonhar sozinhos e cultivar nossos sonhos, mas é muito bom ter companhia para se sonhar, até parece que sonhos sonhados juntos tornam-se realidade mais rápido.

Não são poucas a vezes que sonhamos sonhos fora da realidade e o outro vem nos ajudar a sonhar o sonho certo. É verdade também que ao ajudar o outro a sonhar, nosso papel é o de fazer com que o outro sonhe bem sonhado e não fazê-lo tropeçar, toda vez que passamos pela vida do outro é nosso dever deixá-lo melhor.

Todos temos capacidade de sonhar, mesmo com as contradições nos inquietando, não podemos negligenciar sonhos. Agora quanto ao sonho do sono, não temos que nos impressionar. Só é um pensamento exprimido que estava guardado por alguma razão em nossas mentes.

Conforme o professor Mario Sérgio Cortella: "O fracasso não está no erro quando se tentou e sim quando desistiu". Então! Se não aconteceu ainda, não podemos deixar de tentar outra vez!

Raul tem razão! Tente outra vez! http://is.gd/6K10s

Mi – Base: FM/GC   Cps, 14/01/10

Simples bate papo

Ágora no início era o encontro para trocar mercadoria onde se estabeleciam diálogos, ponto de vista, análises de problemas através dos próprios problemas, apenas conversas sem nenhuma utilidade e sobre quaisquer assuntos. Atenções mais detalhadas sobre determinados assuntos, ou pessoas, começaram a dar lugar a filosofia. A dialética permitia reflexão que agregava complemento de raciocínio entre todos participantes, era o conversar, o dialogar que levava a acreditar na importância do outro.

A boa teimosia era insistir e crer que pessoas poderiam dar certo e a partir daí descobriu-se o “cuidar” e a “inclusão” do homem no seu grupo ou comunidade. A reflexão ajudava a conviver com as perguntas mais tempo e não para achar respostas imediatas. Do ângulo antropológico, a teologia não faz outra coisa senão referir-se sobre a necessidade do cuidado do outro, atos inerentes da filosofia e sobretudo da teologia, lógico!

O Olhar para o outro não pode ser diferente do jeito que Deus nos olha.

Hoje chamamos de “bate papo” a conversa mais carinhosa, para troca de informações ou de confidências. Também temos o “jogar conversa fora”, uma troca de opinião mais descontraído, informal. A letra do Raul Seixas diz em Metamorfose ambulante: - Eu quero dizer Agora, o oposto do que eu disse antes... É chato chegar A um objetivo num instante...

E por aí vai, da Ágora até agora vivemos assim. Bem bom! http://is.gd/6K0KQ

Mi – base: FM/GC    Cps, 15/01/10

Separação

Ivani e seus netos
A decisão é boa, mas o sofrimento que vem com ela não é Assim Ivani? Evidentemente! Qual é o bem maior neste caso? Um relacionamento ruim ou uma separação dolorosa?

Recomeçar é um direito de todo! Não é o que diz o Benito na letra de “Modificações”?

... Quero renascer pra um novo amor, pois é meu direito amar... http://is.gd/6K0ye

Mi - Base: FM  Cps, 23/04/09

Felicidade urgente

Ser feliz é dom de Deus, mas tarefa humana também.

Se a perdemos por algum motivo temos que procurar por ela novamente e conservá-la sempre conosco.

Negligenciar a felicidade é loucura, ela é altamente perecível e até podemos nunca mais recuperá-la.

É como plantar: arrumamos a semente, a terra, o canteiro e depois cuidamos para que a semente cresça.

Felicidade é isso! Temos que cultivá-la como toda e qualquer cultura.

Caso contrário é sofrimento! - http://is.gd/6K0lp

Mi - Base: FM
Cps, 23/04/09

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Viver a espiritualidade

É o formato de viver a fé de acordo com o nosso modo de ser.

Fé é um dom comum, onde todos acreditamos na mesma coisa.

É a comunhão e a espiritualidade nos ajudando a viver a fé.

Que lindo é te adorar... http://is.gd/6jBke

Mi – Base: FM
Cps, 16/04/09

Crises existenciais

Às vezes temos a impressão de que tudo que viemos construindo até hoje, perdeu o sentido. O sonho nos despertou para uma realidade difícil agora. É a crise existencial! E não adianta fugirmos porque mais cedo ou mais tarde todos nós passaremos por ela.

Mas existe um minúsculo detalhe, aquele que cava uma especial atenção para o problema. Onde está a janela que nos debruçamos? Fica na frente ou nos fundos de nossas casas? O que vemos poderá ser determinante ao impulsionar para frente ou para trás!

O modo de olharmos o mundo é uma ciência, aquilo que lutamos para conseguir, depende muito do jeito que olhamos para a realidade. E dependendo do ângulo da janela podemos não querer em nossas vidas tal visão.

Podemos chamar o ângulo da janela de estabilidade emocional e se estiver em baixa, devemos rapidamente atribuir sentidos a ela e assim, não faremos outra coisa senão afastar a solidão quer adora infiltrar em nestes casos.

Ter um amigo de confiança, ou até mesmo estabelecer laços fecundos com desconhecidos, ajuda muito e aliviam nossas tensões. Estes vínculos agregam verdadeiras alegrias, até curam nossas aridez, ou seja, aquela falta de sensibilidade, suavidade ou graça que sempre perdemos pelo caminho, podem ser resgatadas a partir daí.

O pior da crise é não ter com quem dividir nossas arestas. Até vivemos rodeados de pessoas, mas reconhecer uma para se confiar é maturidade.

O melhor agora é estar onde Deus possa me ouvir   -    http://is.gd/6jB44

Mi – Base: FM   Cps, 16/04/09

A violência dos jovens

A mudança antropológica do mundo fez com que a mulher saísse do seio da família e entrasse para o mercado.

E agora? Como equilibrar o afeto dos filhos não sabemos, só sabemos que a transformação aconteceu, era necessária e trouxe com ela conseqüência (efeito e causa).

Mães presentes naturalmente equilibram a força e a fragilidade dos filhos, mas quando a mulher muda o seu contexto (anos 60/70), este afeto deixa agora de ser influenciado pela forte presença e competência da mãe na construção do ser.

Infelizmente filhos são “ensinados” por pessoas que não têm sequer o menor comprometimento de educá-los e na maioria das vezes nem sabem identificar o que é necessário para uma boa formação, nem tão pouco investigam sobre o caso.

Procurar oportunidade em conhecer o outro olhando em seus olhos é imprescindível, só assim conhecemos o mecanismo da educação.

Na pressa de ensinarem a coragem, esquecem de ensinar o valor da fragilidade e no lugar vago se esconde o medo e por conseqüência desenvolvem a agressividade, através dela os jovens resolvem seus problemas emocionais.

Da fonte que nasce o carinho também nasce à agressão e fazer com que filhos conheçam o caminho certo é sem dúvida responsabilidade dos pais, quando isso não acontece perde-se a grande oportunidade de evitar o drástico e violento efeito.

Está é uma das causas de jovens tão violentos. Pais e filhos... http://is.gd/6jAHd

Mi – Base: FM
Cps, 16/04/09

Rever nosso conceito

Explicação mítica é quando fazemos uma caricatura ou apresentamos Deus de um modo errado.

Falharmos com as responsabilidades ou descuidarmos das opções sensatas, na maioria das vezes nem percebemos que atribuímos as conseqüências de nossos atos à Deus.

Neste caso a teologia corre o risco de ser um desastre, aliás, o ateísmo nasce quando ensinamos um Deus pior do que somos.

Agora, quando estabelecemos o elo do bem, fazemos o certo e permitimos a Deus, agir em nós.

Deus é Pai! Logo O associamos aos nossos pais, que pode não ser um bom modelo para determinadas pessoas.

Comparar Deus aos pais humanos quando educarmos crianças vem de um conceito há ser revisto.

Crianças não têm discernimentos ainda e se não forem ensinadas corretamente, logo pensarão a partir de uma realidade delas, durante toda sua vida:
Pai fascinante, Deus também é fascinante! Pai terrível, Deus também O é!

Hoje vemos inúmeras pessoas com maior pavor de Deus, sendo que a ira de Deus não existe, isto mostra quantas pessoas foram disciplinadas no antigo modelo das igrejas e ainda não perderam aquela imagem do Deus vingativo.

Jesus falava e ainda fala das conseqüências naturais dos nossos atos e a ira não existe, portanto não contradiz Sua misericórdia.

Graças Pai é um louvor que pode ajudar muito na reflexão sobre Deus... http://is.gd/6jAx7

Mi – Base: FM
Cps, 16/04/09

Decidir com responsabilidade

Mudanças acontecem através das conseqüências dos nossos atos e quanto pior as escolhas, maior o tempo que levamos para os acertos. Nada nos é imposto e sim proposto.

O modo como fazemos escolhas é determinante para a participação salvífera de Deus.

Experiência do cuidado principalmente é sem dúvida expressão de amor.

Se fizermos assim de nossas vidas, ajudaremos Deus cuidar de nós, aliás, dEle só esperamos o cuidado e o amor.

Olhemos minuciosamente sobre nós e acharemos nos detalhes o Seu perdão e o Seu cuidado.

Somos responsáveis pela nossa liberdade e não a confundemos com libertinagem.

Sejamos o máximo de espírito no mínimo de matéria, não obstacularizemos nossas vidas.

A prudência é a mãe de todas as virtudes é dela que vem a Graça de Deus.

Entre escolher o bem do quase bom, a prudência pede para decidirmos pelo certo.

Então podemos esperar tranqüilamente pelo Seu cuidado. Cuida de nós Senhor cuida! - http://is.gd/6jAiZ

Mi – Base: FM
Cps, 16/04/09

Predileção é a centralidade de Deus

Deus nos ama com predileção e age sem termos que pedir.

Com Ele também não há variedade de atendimento, Ele é onipotente, onipresente e onisciente!

Mesmo assim privilegia pessoas ao designá-las para também cuidar de nossas vidas, não se questiona a maneira dEle agir, Ele é Deus!

Quantas vezes partilhamos problemas ou algo errado que fazemos, com pessoas que surgem de repente, em nossa frente e nem sabemos quem são.

Logo depois nos sentimos aliviados e até mesmo alegres.

É Deus mostrando Seus mistérios na vida humana.

Quando Ele ama quer ver o amado bem encaminhado.

Mas, Deus gosta quando estamos voltados para Ele, gosta da nossa atenção, de ouvir o nosso clamor, aliás, é o que Ele mais pede que façamos.

Marchar é conosco, abrir mares é com Ele! - Deus é capaz... http://is.gd/6qoKx

Mi – Base: FM
Cps, 21/08/07

Aconchegar-se

Falar de amor é tocar nas diversas realidades da vida.

Podemos expressar na família, nos amigo, enfim, a todos aqueles com quem temos contato mais direto.

A letra do Lulu Santos na voz do Fábio nos ajuda a definir sentimentos onde nas maiorias das vezes nem precisamos nos declarar só ficar por perto.
Mais uma de amor - Eu gosto tanto de você... – http://is.gd/6jzro

Mi – Base: FM
Cps, 21/08/09

Década 2010

Já estamos quinze dias na nova década, a vida é a mesma, a caminhada continua difícil e nos dá a impressão de que nada vai mudar.

Mas o tempo agora é de novidades, de novas esperanças, então é hora de reassumir os processos de mudanças e de estabelecer metas para que aconteçam coisas boas dentro de nós.

Não podemos e nem queremos retornar e sim inaugurar a evolução.

O diferencial está em como aproveitar ocasiões para se chegar a pontos desejados.

Capacitar à vida está em como aprimorar os dias, se soubermos onde melhorar, as coisas ruins nunca definirão nosso modo de ser.

O crescimento ilumina caminhos que ajudarão a não decidir com pressa, temos o direito de pensar nas coisas e esperar com discernimento por resultados das sementes plantadas.

A consciência disso está na preocupação em oportunizar limites, que não sejam obstáculos para aquilo que a vida pode oferecer de melhor.

Pois é! A vida não para e é impulsionada por forças benditas que nos enchem de confiança.

É a Graça de Deus dizendo que Ele está por perto e atento!

Mesmo que isso fuja do entendimento humano, Ele está atento! A vida não pode parar, a vida sobreviverá...

Feliz DÉCADA a todos nós e que APDD continue em nossos corações!!! http://is.gd/6jz2N

Mi – Base:FM
Cps, 15/01/10

Deus não se cansa de nos ensinar

Hoje à tarde revi a palestra do Fábio que me levou a uma segunda reflexão.

Somos especialistas em criticar o outro, principalmente quando o outro sofre vários fatores que o impossibilita de realizar algo. A palavra proferida tem o poder de nos iniciar ou de nos finalizar e quase sempre vence a segunda deixando a sensação de que somos incompetentes.

O bom é que podemos neutralizar palavras torpedeadas.

Vejam bem! Se as coisas não se acertaram pela manhã podemos inaugurá-las à tarde com doses perseverantes. Pode ser que tenhamos errado sim. O que passou, passou, mas o passado igualmente as pessoas gostam de nos condenar. Porém o presente nos salva dizendo que lá no futuro não existe nenhum erro nosso.

É a chance que Deus sempre nos dá, porque Ele não gosta de lembrar nossos erros do passado. Não foi o que Ele disse a Daniel? “Do teu passado já não me lembro mais.” para Ele só interessa o nosso futuro.

No texto de S. João 4:6 a 30, nos ensina que o meio dia (sexta hora judaica) serviu para dividir o passado de erros, do futuro limpo e o presente é o equilíbrio, o tempo para investigarmos como devemos prosseguir agora. O encontro da samaria com Jesus no poço de Jacó (sinoé) nos leva a refletir sobre nossos erros, preconceito e seu tempo de durabilidade.

Jesus nos ensina e aquilo que Ele não ensina é o que mais fazemos. Poxa! Como Deus é Divinamente Misericordioso e nós, humanos Demais!

Mi – Base: FM   Cps, 20/07/07

A oração

É um processo da comunhão entre o humano e o sagrado, não existe uma fórmula especial para se orar.

A vida o tempo todo ensina a orar com o nosso jeito de ser, nossa postura, um gesto, um tratamento, a beleza da criação quando a contemplamos.

Orar é a mística com Deus, e Ele perpassa em visita e Sua presença nutri nossas vidas, Seu amor gratuito mostra que Ele nunca está em guerra conosco.

Deus nos responde todos os dias sem variações, de maneira ordinária.

Costumamos orar de forma organizada, ou seja, pedimos numa ordem:
> Súplica = insistimos com o Senhor
> Intercessão = pedimos por alguém, em prol de alguém.
> Louvor = agradecemos ou pedimos ao Senhor em forma de música
> Línguas estranhas, práticas comuns nas primeiras comunidades, a oração em línguas pode ser para cura, libertação, livramento, pedimos algo ou agradecemos algo, etc. sabemos que sempre é por uma razão. Então não sabemos por qual causa estamos orando, só sabemos que é uma bela oração. Ambas são necessárias. Mas, qual eu preciso agora?

Logo, ninguém é melhor por não orar em línguas. (I Cor. 14:14)

Tudo que respira canta glórias ao Senhor, todo universo glorifica o criador... http://is.gd/6jyby

Por Mi – Base: FM
Cps, 07/02/08

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Sentimentos ruins

Tentamos ilhar, amordaçar e até mesmo matar determinados sentimentos durante longos tempos e quando pensamos ter superado tal sentimento ele volta a incomodar.

As indiferenças, o isolamento, não os neutralizam porque são originários da condição humana.

Os sentimentos ruins são muitos, exemplos de alguns:
- O rancor não permite o desejo de sermos felizes, se alguém não foi amoroso conosco, sejamos nós.
- Injustiça - Ser injustiçado é melhor que ser injusto. Esta é a regra da justiça.
- Guardar mágoa seria como se tomássemos um copo de veneno esperando a morte do outro.
- A angústia nos aflige quando queremos ter ou ser aquilo que não podemos.
- O remorso nos atormenta quando poderíamos ter feito e não fizemos. Diferente daquilo que não temos como fazer.
- A ira existe para explorar a fraqueza alheia; eliminar a humildade; ensinar caminhos que levas sempre a erros; a ira é inimiga de tudo inclusive da razão. Ela gosta de mostrar o nosso pior.
- Outra que pode ser considerada aliada por jogar dos dois lados é a saudade e tem como missão ressuscitar sentimentos. Por mais que não queremos olhá-la de frente, sempre está nos olhando e nos chamando a atenção.

Tertuliano já dizia: “Quer ser feliz por um dia vingue-se, quer ser feliz para sempre perdoe.”

Podemos apostar que: a disciplina e qualidade de vida são costuradas em uma única peça.

O grande desafio é: tornar a vida saudável! Mais como!? O afeto!

O afeto é o maior antídoto que temos contra a maldade, ele controla nossas palavras, nossos gestos, nossos olhares e nossos corações.

Imunizar sentimentos maus é permitir a entrada do bem em nossas vidas.

O mal não prevalecerá enquanto não ouvirmos a sua voz.

A animosidade, a aversão, a antipatia às coisas ruins nos dá parceria com a bondade.

Bela proeza a arte de eliminar maus sentimentos e o exercício do afeto é constante, para que não volte a incomodar. -  http://is.gd/BC6PmV  

Por Mi – Base: FM
Cps, 21/02/08

As maneiras do amor














È verdade que viveremos vários amores em nossas vidas e alguns deles podem até ser um problema inevitável, mas sermos derrotados por eles é uma opção.

Saber amar é fundamental, defende o valor, alicerce que é base concreta de um bem estar.

O bom é conhecer as modalidades para não cobrar uma coisa que as pessoas não têm condições de dar:

>Amor Filos = ama-se pela admiração intelectual da pessoa
>Amor erótico = ama-se pela atração física
>Amor poético = Ama-se pela imaginação (musa)
>Amor platônico = Ama-se pela impossibilidade
>Amor incondicional = Ama-se sem impor nenhuma condição ("poderia" ser o amor de mãe)
>Amor ágape = Ama-se desinteressadamente (é o amor mais puro, mais límpido que existe. O amor de DEUS!)>Apego = modalidade desordenada e perigosa do amor, há necessidade de muita atenção.

Podemos considerar insensatez ao errarmos na maneira de amar porque as tragédias advindas do amor iniciam não tão devagar e já no começo da relação sempre é dada a percepção de que a violência vive.

Comportamento de fraqueza sinaliza explorar tranquilamente o momento de vulnerabilidade natural dos envolvidos, ai falta equilíbrio entre a maturidade e a infantilidade, todos nós corremos este risco.

Não ter disciplina no amor é ser escravo dele, situação que impossibilita de vivermos todas as maravilhas que o amor tende a nos proporcionar.

É! Dá trabalho viver na disciplina do amor, o maior e o melhor dos sentimentos, obra máxima de Deus, nos leva a nós mesmos e principalmente nos eleva a Deus. - http://is.gd/64xFF

Por Mi – Base: FM
Cps, - 07/11/08
Obs. Ver neste Blog em "Cultura" Definição do amor e suas modalidades:

sábado, 9 de janeiro de 2010

A experiência concreta de perdão é a vida

Às vezes deparamos com pessoas acidentalmente pobres, como aquele ditado “Era tão pobre, tão pobre que só tinha dinheiro”.

É comum convivermos pessoas tentando nos roubar os momentos e o que não podemos é permitir que elas aniquilem nossas experiências de vida.

Antes de nos darmos completamente, deveríamos perceber até que ponto as pessoas nos respeitam e nos consideram.

Porém, nem sempre isto é possível e só percebemos quando a decepção nos avisa.

A condenação não tem outro objetivo a não ser o de fechar a porta para o conhecimento, então condenamos quando não raciocinamos, um caminho curto e fácil.

E com a experiência de vida que já temos, nós dá condições para perdoar. Atitude trabalhosa e é a representação legítima de Deus em nós.

Mas, sempre há de imperar um amanhã para nos renovar plenamente, nos trazer alegria e nos fortalecer através de sua luminosidade, alheia a qualquer vontade humana.

E deste jeito que o perdão nos mostra a vida. - http://is.gd/5Xriz

Por Mi – Base: FM
Cps, 21/02/08

Interioridade

Quando ferem nossa alma, tudo quebra dentro de nós. Primeiro a inquietude esconde a nossa paz, depois sobram desânimos para nos colarmos. E como sabemos o quanto tal serviço é delicado, demorado e trabalhoso! Pensar é parte da condição humana e nos leva além daquilo que os olhos podem ver. O pensamento penetra na superfície ultrapassando o limite das aparências e vai à profundidade, para desvendar o que está aprisionado, prática pertinente do senso comum.

A dinâmica do avesso nos faz crescer e enxergar a fibra que nos sustenta é mais ou menos a maneira de como Deus nos vê, então não adianta passarmos uma imagem de que nada acontece ou que nada nos magoa, fingindo ser aquilo que não somos. Um fato comum é quando nos tornamos objeto, privamos de nós mesmos e roubamos nossas vidas.

Mas a reflexão nos devolve como pessoa e faz com que tenhamos urgência da certeza de que vamos sorrir sem amargura. Na verdade, nós possuímos as rédeas da nossa subjetividade, ou seja, nossa identidade, nossa escritura. Somos o sujeito, logo, temos autonomia para retornarmos a nós, para sermos livres e capazes de enxergarmos um novo dia.

Pronto! Tomamos posse daquilo que somos. Penetrar no nosso eu para sonhar com o nosso interior melhor é lembrarmo-nos de ser inteligentes e assim o nosso intelecto age a nosso favor. - http://is.gd/5Xrbw

Por Mi – Base: FM    Cps, 21/02/08

A gênese do coração é a consciência

Compartilhar alegrias e tristezas, para isto transformar toda estrutura de um coração sólido com amplo espaço para ser completado com palavras, olhares e gestos sutis.

Que tenha portas abertas como se fossem braços ternos incansáveis aguardando carinhosamente para abraçar e acolher todos que se aproximarem inclusive aqueles, que nem sempre merecem entrar.

E que tal capacidade contrarie toda lógica da lucidez, às vezes com acertos e outras vezes com erros.

Deve ter sido assim o modelo original do coração: ingênuo e despretensioso e que hoje modificado, causa tanta solidão e tristeza nas vidas das pessoas.

Mudar a postura, refletir sobre comportamento, transformar-se e não esperar a mudança do outro, já é vir achar o primeiro passo para a reconstrução do modelo original do coração.

Razão para viver é ter consciência que se vive bem e acabar com o sofrimento de um coração desconcertado é achar um sonho bom para sonhar. - http://is.gd/5Xr3n

Por Mi – Base: FM
Cps, 29/03/08

Avaliar a travessia é comemorar a vida

Cada página de nossas vidas nos revela nossas histórias e à medida que vamos folheando, nos dá a sensação que podemos corrigi-las e podemos realmente! Viver a auto-reconciliação é buscar a resolução interior.

De repente percebemos que nosso maior defeito também é nosso maior valor, mas como trafegar com equilíbrio nessa avenida de intenso movimento? Na dificuldade há o aprendizado que sinaliza o canal por onde seguir. Agora vamos nos permitir pensar nisto, assim poderemos inaugurar o depois. Passemos a limpo nossa vida e comemoremos a mudança.

Todos nós erramos e podemos nos corrigir internando na solidão para avaliar defeitos e qualidades. É assim que aprendemos a esbarrar nos obstáculos e contorná-los. Experiência ímpar que nos dá oportunidade de crescimento com qualidade para o bom convívio por quantas vezes tivermos a necessidade de um recomeço.

O caminho não é fácil, mas o sonho nos mostra o quanto ainda temos que viver. Ainda bem que Deus, sempre alarga Seu coração para nos acolher quando vê nossa sinceridade. Enquanto a travessia não acabar, Ele nos protege e temos a certeza que jamais desiste de nós.

Deus de Promessas? Sempre temos chance com Ele!
  
Por Mi – Base: FM   Cps, 03/04/08

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Discernimento


São muitas as vezes que o frio nos toca, que o vento nos assopra e deixam em pedaços muitos dos nossos sonhos. Mas eles se refazem com divinos comandos e vão costurando a cada pedaço, tendo como resultado um lindo e colorido abrigo de retalho que nos acolhe. Todos nós temos estes comandos cujo nome é auto-conhecimento.

Na verdade é que pouco o percebemos. Não podemos ser nossos desconhecidos, temos que saber lidar conosco. Precisamos estar no tempo certo e não no tempo que idealizamos. E o que temos como referência para nos alimentar e nos conduzir é o discernimento. Porque ele atinge nossa mente, que guia o nosso coração e logo modifica o nosso modo de pensar e o que pensamos é o combustível que nos leva ao entendimento.

Então, esta influência seleciona nossas escolhas com qualidade, impulsionar nosso poder de força para caminharmos adiante. Por menor que seja o que vamos decidir. Não queremos ser dominados por pensamentos ruins. Grandes tragédias acontecem devido às pequenas decisões.

Se vivermos processo de perdas sem entendê-las corremos o risco de ficarmos presos a elas, mas quando assimilamos a historia das perdas tornamos pessoas e voltamos à nós, felizmente!

O bom é atentar a pequenos detalhes para descobrir a preciosidade de se viver bem e não viver só por viver.     - http://is.gd/9xl6u

Por Mi – Base: FM       Cps, 22/05/08

O desafio de ser pessoa com notícias ruins

Efeito de uma má notícia gera impacto que nos paralisa, causa dores difíceis para continuar a caminhada.

Perdemos o chão e as palavras diante de um quadro tão arrasador, onde restam apenas lágrimas e a impotência.

O grande desafio é acharmos a travessia, a ponte para irmos além.

E o desafio de ser pessoa é quando ainda desnorteados emprestarmo-nos ao outro.

Todos nós estamos abatidos com as tragédias que assolam nossas cidades e nossos irmãos.

Mas, o homem tem livre arbítrio.
Age sabendo que o arbítrio da natureza é superior.
Mesmo assim ele a provoca gananciosamente.
Para satisfazer seus desejos desenfreados.
Que por conseqüência paga preços altíssimos.
Quase sempre com vidas humanas.

Um absurdo é ver a história se repetindo.

Deus não interfere na lei que Ele criou, mas não cansa de nos oferecer a melhor saída sempre.

Perdemos muitas pessoas e dentro deste triste episódio encontramos também boas notícias, que nos fazem bem e nos trazem um pouco de alegria.

Que são os sobreviventes! http://is.gd/5O2ZC

Por Mi – Base: FM
Cps, 06/01/10

O mal não pode ser onipresente

O mal é onipresente enquanto encontrar representantes que o espalhe pelo mundo.

É bom que prestemos atenção em nossos atos para não legitimá-lo.

Tomemos cuidado com respostas ásperas, ofensas, fofocas, pré-julgamento, preconceitos e etc.

Hoje, como todos os dias teremos o bem e o mal para escolher o qual prevalecerá.

Sabemos que quando o mal vence eleva o inimigo regra muito simples de entender.

O apocalipse está próximo porque fazemos de tudo para que ele se aproxime cada vez mais rápido.

Contribuímos com nossos péssimos hábitos de poluir nossa casa, nossa rua, nossa cidade, nosso país e por conseqüência o nosso mundo. Como somos rebeldes!

Este mundo, Deus nos deu e deixou que tomássemos conta dele.

Nós o destruímos e temos consciência disto, haja vista as geleiras desabando, as tempestades, as enchentes, os terremotos, os tsunames, as queimadas que causamos com nossas próprias mãos.

É ou não é o fim de mundo? Como podemos e qual é o nosso direito?!?!

Organizemos e vigiemos o nosso dia-a-dia, eliminando todo o Caus que criamos dentro de nós, como o ódio, frustrações, incompreensões, enfim a desordem interior que externalizamos através dos nossos comportamentos. Para não deixarmos o mundo imundo! Estamos no mundo, mas não somos do mundo.

Como seria bom se pudéssemos de hoje em diante fazer com que todos estes caus caíssem por terra agora.

Jesus volta sempre que fizermos pequenas ou grandes boas obras é uma maneira dEle se projetar no mundo.

É uma caminhada dura. Seguir os passos de Jesus é muito difícil. Mas é melhor tentarmos!

Então! Vamos pelo caminho estreito e deixemos prá lá nossos excessos... http://is.gd/5O9cz

Mi - Base: FM
Cps, 15/12/07

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Resposta sem ansiedade

Esperar uma resposta de alguém é se colocar na mão do outro e do tempo, mas isso pode me causar um processo de ansiedade.

Aguardar é como se fosse à outra ponta de um laço desfeito, aonde se espera que a outra pessoa venha atar.

Mas entre a resposta e eu está o tempo que insiste em ser o dono da razão e eu não quero ouví-lo porque agora não há necessidade do desespero.

Porém enquando espero a resposta logo digo: Deus me dê o dom da calma para esperar sem angústia ou pelo menos amenize, só Tu me conheces e o tempo não.

Fico tranqüila! Sei que Deus me dará a melhor resposta, porque me ama e me coloca em harmonia, e aquilo que for desfavorável vai servir para meu crescimento e não será outra coisa senão para minha felicidade.

Então, tempo eu o ignorarei!! http://is.gd/5M0ku

Por Miriam – Base: FM - Cps, 21/03/10

sábado, 2 de janeiro de 2010

Ecumênico é a união da mesma fé?

Ecumenismo: A casa em ordem. Se assim fizermos, melhor para a humanidade.

Atitude religiosa se dá quando oferecemos ao outro a melhor parte de nós e igualmente nosso amor, comunhão criando laços fecundos que nos transformam e fazem com que mudemos as atitudes dentro das igrejas.

Mas, sempre encontramos nas igrejas pessoas que tem o dom de nos afastar. É uma contradição, religião que seria para religar, não religa e nem nos encorajam. O culto precisa de análise e também de pessoas, que sejam fruto natural de Deus agindo dentro de nós, para tirar o que temos de feio e fomentar o que temos de mais belo. Até parece que o principal da religião é de criticar pessoas.

Conforme Nietezche: “O problema do cristianismo não é Cristo e sim os cristãos” Certíssimo Nietezche!
Num Diálogo Intereligioso o outro tem muito valor e se nós compreendermos assim é porque assim foi construído nosso caráter. Antigamente a sociedade era dividida em tribos que disputavam entre si qualquer coisa. Hoje, o espírito tribal ainda quer durar em nós, veja como fulminamos o outro com palavras bélicas.

Não domesticamos a intolerância, por isso somos impedidos de ver o que é bom no outro. Eu sou assim e o outro é assado, o modo de ter fé de cada um, em nada altera amizades. Respeitemos o outro em suas diferenças e juntemo-nos aos muitos outros pontos em comum. Na frase "lobos e cordeiros comerão no mesmo prato" encontramos uma profecia de Isaías, que não se dará enquanto tivermos espírito tribal.

Nas Estruturas Eclesiásticas temos:quem não é contra nós é por nós” (Gal 1:2). Logo, podemos ter dogmas diferentes e andarmos juntos. “Onde estiver dois ou mais reunido em Meu Nome , ali estarei”. Não é assim? O campo das idéias pode ser diferente, mas quando fizer parte de um mesmo corpo, que é o de Cristo, (ROM 5:20), então seremos irmão em Cristo.

O tempo agora é de um novo cristão, com relacionamentos profundos. Há guerras religiosas, onde pessoas se matam e junto com eles matam muitos outros em nome do amor de DEUS, no lugar de acolher quem precisa ser acolhido como está em Seus mandamentos.

Deus está presente a todos os lugares, por isso devemos nos comportar. Autoridade é responsabilidade a serviço do servir. Antes de desfazer as adversidades dos diferentes façamos as adversidades dos iguais serem uma só voz.

Grandes ameaças no mundo hoje são de ordens religiosas é como se Deus não gastasse do nosso amor por quem pensa diferente de nós. Que louco concordaria com isso? A religião mais importante é o amor junto com a misericórdia e a melhor igreja é aquela que nos aproximar de Deus e nos tornar melhor do que somos”.

Na visão de Dalai Lama, não podemos nos enxergar como inimigos sabemos que religiões alienam, matam, propagam o ódio e agridem, tudo em nome de Deus.

Se conhecermos bem a nossa fé a profecia do outro não será uma agressão e sim uma reflexão. Temos a certeza que acreditamos no mesmo amor, se o outro não percebe a diferença é nosso dever propor com muita sutileza e não impor agressivamente.

Prática do ecumenismo é colocar os serviços de deus em primeiro lugar. Quem tem autoridade pra falar sobre Deus que use a autoridade para servi-lo. Deus precisa de nossos corações leves curados e bons só assim organizaremos a casa e pronto para amar como Ele ensinou.

Cristãos convergentes unem-se e vão para o mesmo lugar; Cristãos divergentes afastam-se, separam e vão para lugares opostos.

É comum na Visão Teológica não viver em harmonia quando esbarramos em limites. Claro, que sempre estamos tentando viver o processo humanizador, para aprendermos a ser gente, a ser divino para lidar com diferenças nossas e as dos outros. Não nascemos prontos, vamos nos aperfeiçoando, configurando as fragilidades. Reconheçamos! Estamos em obras! A espiritualidade é a totalidade da vida e temos que interpretá-la bem. Viver a cristologia é viver todas as fases errantes que é natural no ser humano. A Teologia nos ensina a comparar nossa vida com a de Cristo, Ele nasceu, cresceu e aprendeu tudo com retidão, muito diferente de nós.

Quando erro machuco a mim e ao outro também. Num ato intempestivo, libero a natureza humana, adâmica. Agora, se paro e penso, analiso a situação antes de qualquer atitude, afasto o Adão que permanentemente fica em mim.

Mas Deus não nos fez anjo e os santos são pessoas e erram. Temos como superar, é possível dizer verdades com ternura, a agressão não está naquilo que se fala, mas como se fala. Palavras doces chegam com musicalidade aos corações.
Precisamos da fé, a igreja é santa é divina e tem que permanecer em nós para não perdermos de vista o Cristo Absoluto o qual fizemos experiência de fé. Mas a igreja também é humana e erra em sua totalidade, daí vem nossa decepção.

É bom deixarmos bem claro em nosso entendimento que não seguimos pessoas, por mais que elas se esforcem em compreensão, são relativas, hora nos ajudam, hora nos machucam e se ficarmos fundamentadas nelas certamente nos falta a conversão.

Pessoas de fé consolidada em Deus não se abalam com “relativos". Não tomemos como pretexto atitudes de fiéis, além de serem a parte humana da igreja o nosso compromisso é com Deus o Absoluto em nossas vidas.
Se fosse em torno da verdade simples e pura Palavra do nosso Salvador seria MARAVILHOSO, mas será assim?Tenho todas as certezas que não!.
Mi - Cps, 26/12/09

O que a tata me escreveu.

De: tata
Para: mi
Enviadas: Domingo, 27 de Dezembro de 2009 19:57:16
Assunto: FELIZ ANO NOVO!!!!!

A MINHA PEQUENA MENINA
QUANDO PEQUENA, NOSSA BONECA.
VIVIA DE COLO EM COLO, MUITAS VEZES ATÉ CAÍA NO CHÃO, MAS COMO ERA BONECA, ESTAVA TUDO CERTO, BONECA É BONECA. FOI CRESCENDO COM TODA MEIGUICE QUE LHE ERA PECULIAR. OBEDIENTE, ESTUDIOSA, NÃO RECLAMAVA, NÃO PEDIA NADA, NÃO EXIGIA NADA, MAS SEMPRE ATENTA A TUDO, OLHINHOS ESPERTOS, PARECIA AGRADECIDA PELO
POUCO QUE PODÍAMOS OFERECER A NÃO SER MUITO AMOR. ERA DE TODOS IRMÃOS.

MAS SEMPRE FOI MAIS MINHA QUE DOS OUTROS.
ASSIM FOI CRESCENDO: MENINA, MOCINHA, MOÇA FEITA, ADMINISTRADORA, ESCRITORA ANÔNIMA, PENSADORA, INDEPENDENTE, RESPONSÁVEL, EDUCADA, MEIGA,MAS CONTINUA... "A MINHA PEQUENA MENINA"!!!

FELIZ ANO NOVO!!!
DEUS TE ABENÇOE
BEIJOS
TÁTA

Amar é simples, por isso tão complexo

O amor, verdade estabelecida, mas não totalmente compreendida!

É o físico, o sentimental ou o espiritual, que nos comanda e nos liga efetivamente ao outro em vista a uma fruição (posse) ou um dom que passa pelos limites dos nossos conceitos e entendimentos.

A medida que avançamos na sabedoria e na virtude, desligamo-nos dos desejos egoístas e elevamo-nos nos graus do amor, primeiro só amamos a nós mesmo, depois o outro e depois os outros.

O motor propulsor e prazeroso da vida entre os humanos e pode ser separado da função reprodutiva sem correr o risco de ser pervertido.

Transcender num amor virtuoso querendo o bem do outro para ter o próprio bem é sentir na felicidade do outro a própria felicidade.

Sublimação alegre e satisfeita porque o amor não tem pesos, distâncias e nem medidas. Assim que definimos o amor...

Se quer saber... http://is.gd/5KpGG

Mi - Cps, 03/01/10