Páginas

sábado, 24 de abril de 2010

CCB - Congregação Cristã no Brasil

Comunidade Cristã de origem norte-americana está no Brasil desde 1910

Trazida pelo ítalo-americano Louis Francescon a CCB completa 100 anos.
● Origem - No final do Século XIX, o italiano Louis Francescon recebeu, segundo seu relato, uma revelação acerca do batismo por imersão, que lhe advertia por não ter cumprido essa ordenança deixada por Jesus Cristo.


Doutrina que o separou do grupo Presbiteriano-valdense que pertencia.


Em 1907 na cidade de Chicago, na 943 W. North Ave (semelhantemente à Rua Azuza em Los Angeles, CA), havia uma missão que anunciava a Promessa do Espírito Santo com evidência de se falar novas línguas.
Francescon visitou aquele serviço e houve a confirmação Divina que a Obra era de Deus. Prontamente o grupo que o acompanhava uniu-se aquela irmandade, onde a maioria recebeu o Dom de línguas diferentes.


Ali estabeleceram a doutrina do Batismo da água e do Espírito.


Vindo ao Brasil em 20/04/1910,
Francescon realizou o primeiro batismo em
Santo Antonio da Platina, Paraná, batizando
o italiano Felicio Mascaro e mais dez pessoas,
em 05/06/1910.


Depois dirigiu-se a São Paulo e batizou mais vinte pessoas.


Durante alguns anos, os fiéis reuniam sem denominação, após adquirirem o primeiro prédio em São Paulo, escolheram o nome "Congregação Christã do Brasil", oficializado naConvenção, em 1936.


Nos anos de 1960 por questões internas substituiu-se a contração "do" pela contração "no".
Até 1930 a maioria dos membros
era de origem italiana, depois então passaram
a receber as demais etnias presente no Brasil
e em diversos países.


A Igreja Central está localizada no Brás-SP, onde o Ministério reúne-se anualmente em Assembléia Geral quando são estabelecidas convenções e ensinamentos.


Em 2007 reportou 16.926 igrejas no Brasil. Em 2000 havia acerca de 2,4 milhões de fieis declarados.

● Em outros paises
Segundo seu Relatório Anual de 2010, a CC possui igrejas nos paises: África do Sul, Alemanha, Andorra, Angola, Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Costa do Marfim, Egito, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Filipinas, Gana, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiana Francesa, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Índia, Inglaterra, Irlanda, Irlanda do Norte, Israel, Itália, Japão, Malawi, México, Moçambique, Nicarágua, Nigéria, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Democrática do Congo, República do Congo, República Dominicana, Russia, São Tomé e Príncipe, Síria, Suíça, Suriname, Uruguai, Venezuela e Zimbábue.
Lú esta igreja fica no teu estado, Maryland - EUA.
Aqui que a Ivone se batiza em 17/01/11.

● Na América
A Assemblea Cristiana de Chicago, entre 1908 – 1909, cerca de vinte imigrantes italianos foram anunciar sua fé a seus compatriotas residentes em outros estados americanos entre eles: Giácomo Lombardi, Giuseppe Beretta, Pietro Ottolini, Lucia de Francesco Menna, Umberto Gazzari, Michele Palma e Massimiliano Tosetto.


O resultado pode ser visto pelas estatisticas do movimento pentecostal de 1936: as igrejas italianas se espalhavam pelos E.U.A., com um total de 9.567 pessoas.


Devido as crises doutrinárias, os anciães Louis Francescon e Massimiliano Tosetto (Niagara Falls, NY), com o auxílio de Michele Palma (Syracuse, NY) consideraram necessária à realização de uma Assembléia Geral dos anciães das igrejas ítalo-americanas. O local foi à igreja de Niagara Falls, NY, de 30/04 a 01/10 de1927.


Foram elaborados e aceitos pelas comunidades os 12 artigos de (listados abaixo). Além de definir um credo doutrinário básico para as igrejas do movimento, o concilio também lançou bases para a organização eclesiástica.


Alterando seu caráter original, em 1928 é criada a "Unorganized Italian Christian Churches of U.S.A" permitindo que as igrejas locais se incorporem (se tornem pessoa jurídica) sob esse nome conforme as leis dos diversos estados. Funciona como uma comunhão de igrejas autônomas cujos anciães reunem anualmente para tomar decisões e não como uma denominação.


Na década de 40, o movimento sofre com as alterações doutrinárias até que em 1948 criou-se então, já com personalidade jurídica (incorporated) a Missionary Society of the Christian Church of North América, com sede em Pittsburg, Pennsylvania.


O Concilio Geral continuou sem personalidade jurídica até 1963, na convenção de Philadelphia, Pennsylvania. Surge então "The General Council of the Christian Church of North América", tendo hoje sede em Transfer, PA, como o nome "International Fellowship of Christian Assemblies".
Quanto a Assemblea Cristiana di Chicago, continuaria sua existência de forma livre, não ligada a corrente principal do movimento, ficando sob a direção de Pietro Menconi, até seu falecimento em 1936.


Após a reaproximação das facções em 1945 ela não retornou a comunhão oficial com as demais igrejas italianas (exceto entre 1963 e 1980 quando afiliou-se à Christian Church of North America) permanecendo até hoje independente como uma igreja multi-étnica.
Um grupo dissidente dela em 1967 filia-se as Assemblies of God, hoje conhecida como Belmont Assembly of God.


Nos anos 80 foi criada a Christian Congregation in the United States, que agrupa brasileiros, portugueses, hispânicos e alguns oriundos de antigas congregações italianas.


Essa denominação tem ainda pouca expressão se comparada a organização dos anos 30.




● Em Porugual
No retorno do emigrante português Domingos de Sá em 1938 de São Paulo, onde conheceu a Congregação Cristã no Brasil. O núcleo original da Congregação Cristã em Portugal foi na cidade do Porto. Durante o regime salazarista a CCP foi perseguida, o que levou a emigração de crentes portugueses para a França, Holanda, Luxemburgo, Suíça e Bélgica, resultando nas Congregações Cristãs daquelas nações.


Depois da Revolução dos Cravos em 74 a CCP oficializou-se no primeiro local de reunião pública aberto do Porto. Em 2006 eram aproximadamente 200 congregações em Portugal, com 30.000 membros. A maior parte da denominação evangélica da região está concentrada no vale do Rio Douro.


Desde a década de 90, a CCP recebeu um influxo de brasileiros nos arredores de Lisboa e no Sul. A lembrança da perseguição religiosa faz que a CCP defenda a separação entre Igreja e Estado sendo membro da Aliança Evangélica Portuguesa.


● Doutrinas
No ano de 1927 em Niagara Falls, NY, na Assembléia Geral da CC definiram seus 12 Dógmas de Fé:
1. Crença na Bíblia como sendo a infalível palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo (II Pedro 1:21; II Timóteo 3:16-17; Romanos 1:16);
2. Crença na existência de um só Deus, com três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Efésios 4:6; Mateus 28:19; I João 5:7);
3. Crença na natureza divina e humana de Jesus Cristo e na sua morte por culpa de todos os homens (Lucas 1: 27-35; João 1:14; I Pedro 3:18);
4. Crença na existência pessoal do diabo e seus anjos, que estão condenados ao fogo eterno (Mateus 25:41);
5. Crença no novo nascimento pela fé em Jesus Cristo e na sua ressurreição para justificar os crentes (Romanos 3:24-25; I Corintos 1:30; II Corintos 5:17).
6. Crença no Batismo na água, com uma só imersão, para perdão dos pecados (Mateus 28:18-19);
7. Crença no Batismo do Espírito Santo, com a evidência de novas línguas (Atos 2)].
8. Crença na Santa Ceia com um só pão partido com a mão e um só cálice, para relembrar a morte de Jesus Cristo (Lucas 22:19-20; I Corintos 11:24-25).
9. Crença na necessidade da abstenção das coisas sacrificadas aos idolos, da fornicação, do sangue e da carne sufocada (Atos 15:28-29; 16-4; 21-25).
10. Crença que Jesus Cristo tomou sobre Si as enfermidades dos homens, praticando-se, assim, a unção com azeite para apresentar o enfermo ao Senhor (Mateus 8:17; Tiago 5:14-15).
11. Crença no retorno de Jesus Cristo e no arrebatamento dos fiéis (I Tessalonissenses 4:16-17; Apocalipse 20-6);
12. Crença na ressurreição dos mortos em novos corpos; no Juízo Final e no tormento eterno para injustos e vida eterna para os justos (Atos 24:15; Mateus 25:46).


● Cultos
Padronizado em quaisquer de seus Templos. A liturgia segue uma ordem pré-estabelecida, assim os pedidos de hinos, orações, testemunhos e pregações bíblicas têm por base a inspiração do Espírito Santo. Serviços solenes e formais evitam manifestações individualizantes, mas preza-se a participação coletiva.


● Cultos de Jovens e Menores
Ao término dos cultos os jovens se reunem para uma conversa
informal interagem como em qualquer outro convívio sacial
Práticas nos cultos como:
- uso do véu pelas mulheres; - uso do ósculo na saudação entre
irmãos e irmãs de per si; - assento separado, homens de um lado e mulheres de outro; - Orações de joelhos, até três orações no início dos cultos e uma de agrafecimento no final.




A Palavra e a Exortação:
São permitidas até três pregações no mesmo culto, todavia, decidiu-se
para uma única, evitando assim que se sobreponha à outra.



● Ministérios
Organizado sem expectativas de salários e é distribuído segundo as necessidades de cada localidade, a saber:
Ancião - responsável pelo atendimento da Obra, realização de batismos, santas ceias, ordenação de novos obreiros (anciães e diáconos), apresentação de Cooperadores do Ofício Ministerial, encarregado de conferir ensinamentos à igreja, cuidar dos interesses espirituais e do bem-estar da igreja, entre outras funções;
Diácono - responsável pelo atendimento assistencial e material à igreja. É auxiliado por irmãs obreiras chamadas de "Irmãs da Obra da Piedade". Assim como o ancião, atende a diversas congregações de sua região;
Cooperador do Ofício Ministerial - responsável pelos ensinamentos e presidência de cultos oficiais, quando na localidade não há um Cooperador de Jovens e menores, ele preside, mas não realiza batismos. Cooperador de Jovens e Menores - responsável pelas reuniões dos jovens em sua comum congregação.
Músico - membro habilitado, depois de passar por testes musicais é oficializado para tocar nos cultos e demais reuniões.


● Cargos
Encarregado de Orquestra - músico oficializado, designado para coordenar ensino musical e ensaios da Orquestra.
As "Examinadoras" são organistas mulheres, oficializadas para avaliar as organistas aprendizes no processo de oficialização.
Auxiliar de Jovens e Menores - são jovens de ambos os sexos,  solteiros, que organizam os recitativos das reuniões individuais ou em grupo.
Administração - ministério material, constituído por Presidente, Tesoureiro, Secretário, Auxiliares da Administração, Conselho Fiscal e Conselho Fiscal Suplente. Os administradores são eleitos a cada três anos e o Conselho Fiscal anualmente, durante a Assembléia Geral Ordinaria. É permitida a recondução ao cargo. Para construções de templos, utilizam-se de voluntariado mobilizado em esquema de mutirão.


Para outros serviços burocráticos das igrejas como: portaria, limpeza, som, fundo biblico sem fins lucrativos, etc.. também são escolhidos dentre os membros, voluntários que não possuem expectativa de receber salário.
● Social
Obra da Piedade, são  as esposas dos conselheiros ou mulheres batizadas que participam da igreja local cuidam da assistência aos necessitados da Igreja. Aos Diáconos competem assistênciar às
casas de oração, administra e aplica ofertas e coletas nas Obras da Piedade e viagens missionárias.
● Organização:
- Segundo os seus Estatutos, não possuiem registros de membros, considerando que estes devem responder somente a Deus;
- Não há o dízimo e mantém-se pelo espírito voluntário dos irmãos, que contribuem com coletas anônimas e exercem seus ministérios sem expectativa de dinheiro ou bens materiais.
As mudanças de caráter doutrinário são discutidas em assembleia anual e pelo Conselho de Anciãos formado pelos anciãos mais antigos no ministério e não necessariamente de idade. Nestas assembleias são considerados "Tópicos de Ensinamentos", os quais, tomados em reuniões e por oração, tratam de assuntos relacionados à doutrina, costumes e comportamento na atualidade.
● Orquestra
Sabemos que se trata da maior orquestrada de uma organização no PLANETA, com aproximadamente 250.000 músicos. A orquestra foi introduzida na Congregação em Maio de 1932, afim de criar um conjunto de músicos que auxiliasse a irmandade no canto dos hinos.
Nos ensaios formam um verdadeiro exército de músicos. Chegam a agrupar em um só ensaio regional, mais de mil músicos. Nos ensaios locais (bairro) é possível reunir uma média de cem músicos. Uma orquestra de música sacra muito valorizada. Provê aos fiéis escolas musicais gratuitas em suas dependências.
Compõem a orquestra os seguintes instrumentos:
- Violino, Viola, Violoncelo, Flauta transversal, Oboé, Fagote, Clarinete, Clarone, Acordeon, Saxofone-soprano curvo, soprano, alto, tenor, barítono e baixo, Trompete Pocket, Cornet, Trompa, Trombonito, Trombone, Saxhorn, Bombardino, Bombardão, Flugelhorn e Órgão.
O Órgão
Aqui no Brasil é de liberdade de execução somente à mulher e os demais instrumentos somente aos homens.

Porém, em países com poucos membros as
Irmãs possuem liberdade para executar os demais instrumentos também de modo a compor melhor a orquestra.
O hinário é intitulado de "Hinos de Louvores e Súplicas a Deus"
e encontra-se na sua 4ª. edição, datada de 1965 quando foram adicionadas novas melodias e poesias. Possui muitas melodias de autores norte americanos e italianos, com algumas poesias traduzidas e
semi-traduzidas do inglês e do italiano.
São 450 hinos:- Batismos, Santas Ceias, Funerais, 50 para as "Reuniões de Jovens e Menores" e sete coros.
O livro original chamava-se Inni e Salmi Spirituali, publicado, no começo do século XX, pela Assemblea Cristiana Italiana de Chicago, Ill, USA.
Os hinários com notação musical seguem o modelo europeu, contendo as claves de Sol e de Fá, e estão escritos para instrumentos em Dó, Mi bemol e Si bemol.


Não se produz gravações de seus hinos, nem mesmo as autoriza.


Maestro Marcos da Cidade de Cabriúva/SP (gravado com um celular):
- http://is.gd/bH68n
- http://is.gd/bH6ao


Outros ensaios de orquestra, coral, canto e outros instrumentos (gravados por celular):
022 – Conserva a paz – http://is.gd/bH6dT
028 – Grande Festa haverá - http://is.gd/bH6fV
045 – Tu és o oleiro - http://is.gd/bH6i3
064 – Cristo Luz do mundo - http://is.gd/bH6k6
057 – Mais grato a Ti – http://is.gd/bH6lW
079 – Oh alma que chora – http://is.gd/bH6o5
157 – Que bela herança – http://is.gd/bH6q2
180 – Se muitos soubessem – http://is.gd/bH6rC
188 – Louvemos ao Rei... – http://is.gd/7iuhQ
190 – O meu vero amigo... – http://is.gd/7iua5
216 – Não me cansarei de... - http://is.gd/bH6yg
227 – A descida do ES – http://is.gd/bH6zV
307 - Vim a serviço do meu Rei - http://is.gd/bH6D9
338 – Minha Alma engrandece - http://is.gd/bH6ES
346 – Paz seja em vos - orquestrado – http://is.gd/bH6Gz
355 – Avante! Coragem! Marchemos! - http://is.gd/bH6Ig
384 – Não dorme o guarda de Israel - http://is.gd/bH6JT
390 – Eis que multidão mui grande - orquestrado- http://is.gd/bH5X4
390 – Eis que multidão – coral e orquestra - http://is.gd/bH6Nw
420 – Alegria sinto em servir... http://is.gd/bH6LN
425 – Somos joias… - http://is.gd/bH6Pc
A nova Central em Curitiba, substitui a Central da Rua São Mateus. Ambas no Bairro do Portão.
CURIOSIDADE: No dia 28/02/1999, nesta casa de oração estiveram reunidos em um ensaio, 1.749 músicos: Violinos 261, Viola 18, Violoncelo 24, Flauta 93, Oboé 03, Fagote 07, Clarinete 235, Clarone 03, Acordeão 08 ,Sax-nino 06, Sax-soprano 44, Sax-alto 248, Sax-tenor 59, Sax-barítono 28, Sax-baixo 01, Trompete 201, Pocket 03, Trompa 08, Trombone 224, Barítono 10, Bombardinos 178, Bombardão 75, Tuba Sinfônica 05, Baixo Vertical 07, Órgão 01.
● Política:
- Organização religiosa apolítica e crê na separação total entre Estado e religião.
Tata! Lembra desta Igreja em Salvador?
Estava em construção quando fomos visitá-la

- Não mantém ligação, nem se manifesta de forma alguma em relação a partidos políticos, candidatos a cargos públicos, ou qualquer outra instituição ou organização, governamental ou não.
Se alguém de seu corpo ministerial aceitar cargos políticos, deverá renunciar ao seu cargo congregacional. Os fieis são doutrinados a não votarem em candidatos que neguem a existência de Deus e a Sua moral.
Ivani esta é a sua Central
Vila Izabel-RJ
● Mídia
A CCB não possui propaganda em meios de comunicação como rádio, televisão, imprensa escrita, ou qualquer outro tipo de propagação da sua doutrina que não seja o frequentar quaisquer de suas igrejaspelos interessados em conhecê-la.

Não produz gravações de seus
cultos e nem mesmo autoriza a
comercialização de qualquer
outro produto.




Batismo por imersão
A saber: O maior batismo da CCB deu-se no Brás- São Paulo/SP Brasil em 22/04/2001 Das 09:00 as 13:40 hs. Atendeu o Ancião do local, Irmão Américo Rodrigues Moleiro. Foram batizados 383 Irmãs e 306 Irmãos, num total de 689 Irmãos.  Haviam cerca de 10 mil pessoas.


A vasca para batismo fica comumente no interior de alguns
templos centrais


A História - http://is.gd/bGw07




Algumas outras fotos das igrejas - http://is.gd/bGu6y


● Conclusão
A CC é uma comunidade civíl-religiosa de doutrina apostólica, fundamentada na Bíblia Sagrada. Nela não há hierarquia, entretanto, é respeitada a Antigüidade do Ministério formado por voluntários. Não há remuneração para cargo algum. Todo trabalho é espontâneo.
Ancião tem como função ir de igreja em igreja pregando a doutrina e batizando novos membros. Ele que domina os ensinamentos eclesiásticos e detém profundos conhecimentos na Escrituras Sagradas. Ordenado após muita oração e confirmação do Espirito Santo.
Na parte secular há o Ministério da Administração que desenvolve trabalho com rigor. Na parte Espiritual não há governo humano pois só o Divino prevalece. O Cooperador lidera a igreja local, dirigir os cultos e presidir o conselho.
Os músicos, após submeterem-se em exame teóricos e práticos  apresentarem-se aos cultos com traje social; sua conduta deve ser exemplar.
Não se "consagrar" o instrumento musical, mas o músico, através da oficialização.
Retirado do site: http://www.congregacaocristanobrasil.e1.com.br/




Nossa Central - Cps/SP
Nossa Comum - Papai ajudou a construí-la
Minhas considerações


 A CCB tem belas fachadas, templos que impressionam e dentro deles saem o som dos mais belos Hinos de Louvores e Súplicas a Deus, onde acomodam fieis, EM NOME DO SENHOR JESUS para adorarem a Deus.
De um lado Irmãos de terno, do outro Irmãs de véus socialmente vestidas. Sem dúvida mergulham na PAZ proclamada em seus ÒSCULOS. No início do culto o DEUS SEJA LOUVADO! seguido do AMÉM! Podemos sentir a Divina Unção.
Igreja que em Junho completa Cem Anos e sabemos que não haverá nenhum tipo de manifestação a ser comemorada, mas também Ricardo Alexandre, sabemos que são Cem Anos de gratidão por vivenciarmos a direção ensinada por nossos pais que permaneceram firmes e fieis até os últimos dias de suas vidas e Deus tem sido conosco, Seus conselhos não tem nos faltado, e suas promessas se cumprem e ainda hão de cumprir.
Festejaremos sim, louvando, adorando, agradecendo! Celebraremos em nossos corações e em nossas orações, assim como o fazemos especialmente todos os dias. Procedimento normal do Cristão e de pessoas que são apenas testemunhadas como eu.
APDD!


Mi - Cps, 24/04/10
Fontes: - http://is.gd/bGu7Q / http://examinetudo.blogspot.com

Outros Artigos relacionados:
►FRANCESCON E O TITANIC
- http://comumccb.blogspot.com/2011/02/francescon-e-o-titanic.html
►VÍDEOS DA CCB - Comemoração 100 anos
- http://comumccb.blogspot.com/search/label/V%C3%ADdeo
►ESTUDOS CCB - http://comumccb.blogspot.com/search/label/Estudos

SEITAS

BREVE
DEFINIÇÃO
DE SEITA,
A PARTIR DO
QUE DIZ O
REV. TÁCITO GAMA:

O termo seita vem do substantivo latino secta e do verbo sequi, que significa seguir. A palavra grega que aparece na bíblia é háiresis, ou seja, heresia, que, por causa da semântica, foi traduzido na Vulgata por seita. No seu sentido original significa escola ou modo de pensar e de viver que é seguido por pessoas. O sentido original, portanto, não é pejorativo, visto que o próprio cristianismo foi denominado de seita (At 26.5). Com o tempo, o termo foi adquirindo um significado negativo, ou seja, espírito sectário, ferrenho, estreito, agressivo, maquiavélico".

EXPLOSÃO DAS DENOMINAÇÕES APÓS A REFORMA PROTESTANTE
A liberdade sobre a leitura bíblica imposta pela Reforma ocasionou um enorme avanço ao cristianismo, ou pelo menos, possibilitou-o a retomar os passos do cristianismo primitivo. Entretanto, tamanha liberdade fez com que várias correntes de interpretação surgissem nos séculos subseqüentes. Pessoas começaram a ler a bíblia de acordo com o seu tempo – o que respondeu a inúmeras perguntas, mas suscitou muitas interpretações distintas, principalmente quando era feito sem critério e por pessoas leigas influenciadas pelo sentimento. Estes leigos, sem formação acadêmica, e, principalmente nestes dois últimos séculos, fizeram-se ouvir pelas suas interpretações simplistas e populares. Diante dessas várias leituras bíblicas nos encontramos hoje. Veremos alguns ramos (abordaremos mais a questão do néo-pentecostalismo – pois trata-se de algo emergente e atual) que brotaram de maneira distorcida do seio reformado.

● Seitas Proféticas
Seitas proféticas, em sua maioria, são movimentos que surgem a partir de uma visão fanática, de um sonho, uma revelação pessoal aliada à uma interpretação descontextualizada de algumas passagens bíblicas. Geralmente profetizam o fim dos tempos; sua linguagem natural é de sectarismo e sua argumentação está baseada em profecias futurísticas. Também não vêem Jesus como o único Deus, mas como um deus. Dentre elas podemos destacar:
- Adventistas do Sétimo dia,
- Mórmons,
- Ciência Cristã,
- Testemunhas de Jeová,
- Meninos de Deus, entre outras.

● Seitas Pentecostais
O pentecostalismo nunca foi homogêneo. Desde seu início, sempre conteve diferenças internas. As maiores diferenças na verdade, não são nem tanto teológicas, mas comportamentais, e são elas que definem a identidade pentecostal; desde o seu surgimento até agora, inúmeros ramos brotaram na árvore pentecostal. São difíceis, não de discernir, mas de dar-lhes uma identidade. Vários teólogos tentam dividir o movimento pentecostal.

● A divisão que achamos ser mais coerente é a de Paul Freston:
“O pentecostalismo brasileiro pode ser compreendido como a história de três ondas de implantação de igrejas:
1ª) onda em 1910 Congregação Cristã No Brasil e 1911 Assembléia de Deus.
2ª) onda o campo pentecostal se fragmenta, 3 grandes grupos surgem: 1951 Quadrangular / 1955 = Brasil para Cristo e 1962 Deus é Amor. O contexto dessa pulverização é paulista.
3ª) onda começa no final de 70 e ganha força em 80: 1977 Igreja Universal do Reino de Deus e 1980 Igreja Internacional da Graça de Deus. O contexto é fundamentalmente “carioca “
O tempo vai passando e mudando, com isso, determinando a leitura e o surgimento de novos grupos oriundos da fé pentecostal. Sua marca, em todas as classificações, é o sentimentalismo e a experiência. O homem foi colocado no centro para que pudesse sentir a experiência com o divino.

● Classificação atual de pentecostalismo:

Pentecostalismo Clássico
Fazem parte dessa linhagem, no Brasil, a Igreja Congregação Cristã no Brasil e a Assembléia de Deus. O termo clássico surgiu em meados de 1970, quando pesquisadores norte-americanos acrescentaram a designação classical às denominações pentecostais do início do século, período de gênese do pentecostalismo, para distingui-las de outras pentecostais ou carismáticas surgidas nos anos 60. Alguns autores também usam o termo histórico, ou ainda, tradicional. Para entender o que se denomina movimento pentecostal clássico do século XX, é necessário tornar claro o seguinte:
É um movimento missionário de caráter mundial, que possui uma dinâmica própria, herdando muitos traços dos movimentos de santidade da Inglaterra e dos Estados Unidos, particularmente do metodismo.

A grande maioria das igrejas pentecostais surgiu das igrejas históricas herdeiras da Reforma Protestante do século XVI.
Seu marco inicial foi em 1900, quando Charles Parham, alugou uma "Mansão de Pedra", como era conhecida, em Topeka, Kansas para estabelecer uma escola bíblica chamada Betel. Cerca de 40 estudantes ingressaram na escola para o seu primeiro e único ano atraídos pelo seguinte propósito - "descobrir o poder que os capacitaria a enfrentar o desfio do novo século".
O método de ensino era pesquisar e estudar um assunto, esgotando todas as citações bíblicas sobre o assunto e apresentá-lo para a classe em forma de sabatina oral, orando para que o Espírito Santo estivesse sobre a mensagem trazendo convicção.
Até dezembro de 1900, já tinham estudado sobre arrependimento, conversão, consagração, santificação, cura e a eminente vinda do Senhor.
No dia 25 de dezembro, Charles Parham iria se ausentar por alguns dias e deu a seguinte instrução para eles: "Nós nos deparamos em nossos estudos com um problema. É sobre o segundo capítulo de Atos?... Tendo ouvido tantas entidades religiosas diferentes reivindicarem diferentes provas como evidências do recebimento do batismo pentecostal, eu quero que vocês estudantes estudem diligentemente qual é a evidência bíblica do batismo no Espírito, para que possamos apresentar ao mundo alguma coisa incontestável que corresponda absolutamente com a Palavra".
Três dias após, apresentaram seus trabalhos com a mesma história. Embora diferenças tenham ocorrido quando a benção pentecostal caiu, tinham como prova irrefutável o falar em outras línguas. Foi esta descoberta, que deu inicio o Movimento Pentecostal.

MOVIMENTO PENTECOSTAL DO SÉCULO XX
"Tal foi a magnitude e impacto do movimento, que, já na primeira década depois de Azuza, sabia-se de experiências pentecostais na Ásia, África, Europa e América Latina. O movimento se multiplicava agora em muitos movimentos com variedade de matizes e expressões, como um grande caleidoscópio".

1) O movimento pentecostal no Brasil:

- 1910 o missionário Luigi Francescon, antigo membro da Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago, também, por "revelação" de Deus, segue para a Argentina e Brasil, iniciando nos estados de São Paulo e Paraná a Congregação Cristã no Brasil. Este movimento hoje é considerado como sério. Uma origem leiga sob uma exegese contestável; entretanto, agora parece ser um movimento preocupado em servir a Deus.

- 1911 com os missionários Daniel Berg e Gunner Vingren, crendo ter recebido revelações de Deus, vieram para o norte do Brasil - estado do Pará; onde, numa Igreja Batista, começaram a pregar o batismo com o Espírito Santo e ali fundaram a Igreja Assembléia de Deus.


2) Deutero-pentecostalismo
- 1950, uma segunda onda pentecostal se iniciou, fazendo dos milagres e da cura divina sua principal ênfase, diferentemente da primeira onda, onde a ênfase recaia sobre a glossolalia, entretanto, o núcleo doutrinário permaneceu inalterado. Os pioneiros dessa nova onda são os ex-atores de filmes de faroeste do cinema americano:
- 1953 difundiram por meio do rádio (que era considerado até então pelo pentecostalismo clássico como mundano e diabólico) Harold Williams e Raymond Batright e dessa nova investida surgem a Igreja do Evangelho Quadrangular - Cruzada Nacional de Evangelização;
- 1956 a Igreja Pentecostal "O Brasil para Cristo";
- 1960 a Igreja de Nova Vida;
- 1961 a Igreja Pentecostal "Deus é Amor";
- 1964 a Casa da Benção;
- 1967 a Metodista Weslyana.
A partir daí aparece uma enorme quantidade de pequenas denominações, formando comunidades locais.

3) Néo-pentecostalismo
- 1970, o país recebe o impacto da terceira onda pentecostal, vinda junto com uma crise econômica sem precedentes, crise internacional do petróleo e emergido em uma ditadura militar tentando resolver os problemas básicos do povo mais pobre e dessa onda surgem:
- 1975 Salão da Fé;
- 1977 a Igreja Universal do Reino de Deus
- 1980 a Igreja Internacional da Graça e várias outras.
> Discurso básico, presente em todo momento é a cura divina, porém com uma doutrina diferente dos pentecostais anteriores. Todas as aflições são resultantes da onipresença de demônios na vida. A saída é o exorcismo, a freqüência constante aos cultos e a aplicação das várias terapias recomendadas pelo movimento.
> O movimento que foi chamado de "neo-pentecostal”, colocou em primeiro lugar a saúde do corpo, a prosperidade e a solução dos problemas psíquicos, colocando-as como resultado imediato da busca do sagrado.
> Ficaram para traz as preocupações escatológicas e até mesmo glossolalia. O velho dito de antes agradar a Deus do que aos homens foi fadado a existir apenas nas religiões já existentes. O que agora se vê é uma procura para agradar o homem, independentemente do agrado a Deus; Ele que se adapte a nova filosofia. Além disso, o "diabo" é enfatizado como o causador de todos os males que atacam os seres humanos, animais ou objetos.
> Daí, a importância que se deu ao exorcismo, uma maneira de se delimitar campos e forças aparentemente misturadas, que impedem a saúde, sucesso e prosperidade. Devido a tendência das igrejas pentecostais de aceitarem os dons de profecias e profetas, sem uma ortodoxia bíblica, criou-se um espaço para as afirmações da teologia da prosperidade, a qual encontrou um solo fértil para se firmar e crescer, no entanto, há algumas igrejas pentecostais que não fazem parte da teologia da prosperidade. Entretanto, há uma grande disparidade teológica entre as igrejas néopentecostais: alguns são predestinacionalistas, outros sabatistas, etc.; herança do pentecostalismo clássico e deutero.
> São muitos que se infiltram nas igrejas de Bíblia em punho, parecendo crer no que cremos; no entanto um estudo mais minucioso revelará que suas posições doutrinárias são inaceitáveis à luz das Escrituras e do cristianismo histórico e ortodoxo. Atualmente a Universal está inserida em mais de 50 países, seus templos chegam a mais de três mil, e possui mais de um milhão de membros.

HISTÓRICO DAS IGREJAS NEOPENTECOSTAIS

● Igreja de Nova Vida - Embora insignificante no cenário neopentecostal a Igreja desempenhou papel destacado como formadora e provedora dos líderes das duas maiores igrejas neopentecostais do Brasil: IURD e Internacional da Graça de Deus. De seus bancos saíram Edir Macedo, R. R. Soares e Miguel Ângelo. Já na nova vida encontramos uma forma embrionária das principais características do neopentecostalismo, ou seja: intenso combate ao Diabo, valorização da prosperidade material mediante a contribuição financeira, ausência do legalismo nos usos e costumes.
- Fundada em 1960 em Botafogo, RJ, pelo missionário canadense Walter Robert McAlister. A igreja surgiu como conseqüência de seu programa radiofônico A voz de Nova Vida. McAlister é oriundo de família pentecostal, e sempre se dedicou a atividade missionária, trabalhando como evangelista em vários países, onde nas Filipinas tem uma experiência profunda na libertação de demônios.
- Em 1960 se estabeleceu no Rio, passando a pregar semanalmente no auditório da Associação Brasileira de Imprensa e anualmente no Maracanãzinho e deu início à Cruzada de Nova Vida. Ao contrário das demais igrejas neopentecostais formadas nos anos 50 e 60, a Nova Vida desde o princípio tinha como seu público alvo a classe média e média baixa. Este fenômeno só vai ocorrer nas demais igrejas neopentecostais a partir dos anos 80.
- Em 1979 foi implantada no Estado de São Paulo pelo seu líder. Contudo não obteve o mesmo sucesso entre os paulistanos, possuindo atualmente apenas dois templos. Com a morte de McAlister em 1993 nos EUA seu filho, McAlister Jr., assumiu o poder da igreja. Mas, não desempenhou uma liderança carismática como o pai, por isso, em três anos já via sua liderança sucumbir. McAlister Jr. saiu e fundou a igreja Nova Aliança, conseguindo levar consigo um ínfimo contigente de pastores.
- Com o cisma sua mãe, Glória McAlister, se tornou a mais nova líder da igreja, mantendo quatro bispos à frente da Nova Vida, com Tito Oscar na presidência. Em seguida retornou aos EUA. Apesar do cisma a igreja permaneceu firme, sendo que em meados de 1997, um ano após o “racha”, possuía 60 templos, 45 só no Rio. Como o cargo de bispo aponta, o governo eclesiástico da Nova Vida é episcopal. Contudo, desde 1975, as congregações ganharam autonomia e independência administrativa, tornando-se congregacionais, mais democráticas e autônomas.
- Atualmente a igreja cresce pouco pois seu público alvo é a classe média que é pouco receptiva aos métodos pentecostais. Outro motivo é a forte concorrência das outras igrejas neopentecostais, além da diminuição dos fenômenos extáticos e carismáticos em seus cultos.

● Igreja Universal do Reino de Deus
Oriunda de uma “costela” da Nova Vida, a Igreja Universal é seu oposto em matéria de expansão e freqüência nas manifestações de poder divino e demoníaco na vida cotidiana dos crentes. Surgiu no cenário nacional em 1977 numa sala de uma ex-funerária no bairro da Abolição, subúrbio da zona norte do Rio, fundada por Edir Bezerra Macedo, carioca, filho de migrantes nordestinos. Seu pai era comerciante, sua mãe dona de casa. Edir é o quarto de uma série de 33 filhos, dos quais 10 morreram e 16 foram abortados por terem nascido “fora de época”.
- Aos 17 anos, em 1962, Edir Macedo começou a trabalhar como servente na Loterj, Secretaria de Finanças do Estado. Em 1977, quando era agente administrativo, pediu licença do trabalho, vindo a se desligar totalmente da Loterj em 1981.
- No começo dos anos 70 freqüentou a Universidade Federal Fluminense cursando matemática e a Escola Nacional de Ciências e Estatística onde cursou estatística. Acabou não concluindo nenhum.
- Com 18 anos se converteu ao mundo pentecostal, na Igreja de Nova Vida, através de sua irmã, que fora curada de bronquite asmática nesta denominação. Anteriormente freqüentava a Igreja Católica e os centros de Umbanda.
- 12 anos como membro da Nova Vida, farto do elitismo da igreja e sem apoio para suas atividades evangelísticas, consideradas agressivas, decidiu alçar vôos mais altos.
- Em acordo com Romildo Ribeiro Soares, Roberto Augusto Lopes e dos irmãos Samuel e Fidélis Coutinho, fundou em 1975 a Cruzada do Caminho Eterno.
- Antes mesmo de Abri-la, Macedo e Romildo, foram consagrados pastores na Casa da Benção pelo missionário Cecílio Carvalho Fernandes. Com sua experiência com números e dinheiro, Macedo se tornou tesoureiro da Cruzada. Dois anos depois, nova cisão. Desentendendo-se com os irmãos Coutinho, Edir e os outros dois, além do bispo Carlos Rodrigues, fundaram a Universal. Entre uma cisão e outra, Macedo pregou de casa em casa, nas ruas, em praça pública e cinemas alugados.
- No começo, o missionário R. R. Soares era o líder da Universal e seu principal pregador. Entretanto, sua liderança começou a declinar e Macedo surgiu como o novo líder. O estilo autoritário e centralizador de Macedo contribuíram e muito para a derrocada de Soares.
- No final dos anos 70 os dois chegaram a um impasse. Macedo propôs que a disputa fosse resolvida por meio de uma votação do presbitério. Macedo venceu o pleito. Soares foi recompensado financeiramente, e desligou-se da Universal, para fundar, em 1980, nos mesmos moldes, a Igreja Internacional da Graça de Deus. E foi assim que Macedo se tornou o principal líder da IURD.
- Em julho de 1980, por ocasião do terceiro aniversário da Universal, o pastor Roberto Lopes dirigiu o culto de consagração de Macedo ao bispado, momento em que a igreja adotou o sistema eclesiástico episcopal, tal qual o da Nova Vida.
- No mesmo ano, Lopes, ex-coroinha e ex-frequentador da umbanda, sob ordens de Macedo, rumou para São Paulo com a missão de implantar a Igreja na capital. Fundou a primeira sede da igreja no Parque D. Pedro II, que mais tarde, foi transferida para o bairro da Luz, e em seguida, para o antigo Cine Roxi, no Brás, que se tornou sua sede nacional em 1992.
- Em 1984 Lopes retornou ao Rio. Dois anos depois ingressou na carreira política e foi eleito deputado federal pelo PTB/RJ com 54.332 votos. Em 1987, porém, desligou-se da Universal e retornou à “velha casa”.
- Com sua saída, Macedo passou a reinar absoluto. O bispo Macedo foi morar nos EUA em 1986 com o intuito de expandir a Universal pelo mundo. Pretendia criar um núcleo de evangelismo mundial enviando os estrangeiros lá convertidos como missionários para seus países de origem. A estratégia não deu muito certo. Em 1990 optou em investir na clientela espanhola. Contudo, também não obteve o sucesso esperado. Atualmente a Universal está inserida em mais de 50 países, seus templos chegam a mais de três mil, e possui mais de um milhão de membros.
- Embora fartos de simbolismo e pródigos em manifestações sobrenaturais, os cultos da Universal caracterizam-se pela simplicidade. Além de simples, sua liturgia é despojada, sem roteiro rigidamente preestabelecido a ser seguido. Não existe um momento certo para orar, cantar, exorcizar ou ofertar. Os pastores detêm liberdade na direção do culto. A reunião tanto pode começar com oração, cânticos, corinhos, bem como no pedido para que as pessoas se aproximem do púlpito para participar da corrente de oração do dia. O pastor é quem faz tudo: ora, canta, prega, pede ofertas. Comanda o culto do princípio ao fim. Quanto às correntes de oração, aso rituais de exorcismo e de unção e à oração com imposição de mãos, o pastor conta com o abnegado e indispensável auxílio dos obreiros.
- Desta forma, não é exagero afirmar que a Universal estabeleceu um sistema de magia organizado e bem elaborado. Ela institucionalizou denominacionalmente práticas e crenças mágico-religiosas de inspiração cristã. E isto deriva do fato dela se propor, na qualidade de mediadora dos poderes divinos, a resolver todos os problemas terrenos dos fiéis. É justamente para atender eficientemente a tais interesses e necessidades da clientela, majoritariamente pobre e pródiga em demandar soluções mágicas, que ela organiza e raciocina sua oferta de serviço religiosos. Verifica-se isto, de imediato, no fato de ter rotinizado a dispensarão das graças divinas e fixado um calendário de cultos e rituais para prestar atendimento especializado a problemas determinados.
- Às segundas-feiras oferece soluções sobrenaturais para quem deseja prosperidade / às terças: para cura física / às quintas: problemas familiares e afetivos / às sextas: faz libertação espiritual (exorcismos); aos sábados: repete ritual para prosperidade. Os cultos de quarta e domingo são dedicados à adoração do Espírito Santo.
- A Universal tem hinário próprio e seus cultos são intercalados com corinhos avivados. Apesar disso, não ênfase no louvor, e sim, na luta contra o diabo e a evangelização. Os neófitos são normalmente aliciados como obreiros voluntários. Estes trabalham muito e nada recebem. Aqueles que carecem de tempo para serem obreiros ou pastores são encorajados a entrar na luta contra as hostes infernais (“guerra santa”), a pregar o evangelho, distribuindo folhetos em locais públicos, convidando amigos, parentes e vizinhos aos cultos e, sobretudo, a ofertar e ser fiel no pagamento de dízimo, colaborando para a expansão do reino de Deus na terra.
- A igreja exige muito de seu pastores e obreiros, funciona como um verdadeiro “pronto-socorro espiritual”. Seu apelo às é “pare de sofrer”. Assim os pastores e obreiros têm de estar sempre de plantão. Sua membresia e clientela é formada por pessoas carentes, sofredoras e marginalizadas. Pesquisa realizada pelo ISER revela que 91% dos seus membros recebem menos de 5 salários mínimos, 85% não passaram do primário, 60% são pardos e 24% negros. Portanto, são os muito pobres e marginalizados que fazem a fortuna da Universal. Prega que há esperança para todos, e que Jesus deseja libertar as pessoas do mal e conceder-lhes “vida em abundância”. O Reino dos céus é aqui na terra.
- Enfim, prega a Teologia da Prosperidade. Ela também não desenvolve atividades assistenciais para seus membros. Neste caso, a ação social da igreja se restringe aos de fora. No Rio mantém dois orfanatos e dois asilos e oferece curso de alfabetização de adultos até a 4a série reconhecido pelo MEC. Em São Paulo assumiu a direção da Sociedade Pestalozzi, que possui escolas e sustenta projetos assistenciais para crianças excepcionais. Atua em delegacias e presídios. Criou a ABC, Associação Beneficente Cristã, em 1994 para combater a fome e desbancar os projetos assistenciais da VINDE.
A via-crúcis do pastorado - Para ser pastor na Universal, é preciso negar a si mesmo, tomar sua cruz, despojar-se de tudo, abandonar estudo, trabalho e, no caso dos solteiros, família.
- Pastores casados sem filhos e aqueles prestes a casar são aconselhados a fazer vasectomia para poderem se dedicar exclusivamente à obra divina. Praticamente não têm folgas. Estão sempre atarefados com os cultos diários, aconselhamentos pastorais, programas de rádio e TV, vigílias e, no final do expediente, com montanhas de cédulas de dinheiro para contar. Dormem pouco. Trabalham muito. Família é aspecto secundário.
- As esposas dos pastores também sofrem na Universal. Existem regras rigorosas sobre a conduta feminina: devem ser discretas, boas mães e amorosas, submissas e obedientes aos maridos. Sua maior preocupação deve a de não incomodar o marido. Além disso, deve também, ser o braço direito do marido e tudo fazer, voluntária e gratuitamente, desde a limpeza do templo até evangelismo em presídios, para ajudá-lo em seus afazeres.
- Na Universal há pastores nomeados e exercem a função de auxiliar, são normalmente jovens, não realizam casamentos nem ministram os sacramentos. Devem ser casados e mostrar aptidão para o ministério. Ganham apenas uma ajuda de custo. E os consagrados que ganham em média de 4 a 5 mil reais. No geral levam uma vida confortável. Muitos deles têm direito, plano de saúde, casa, telefone, carro, escola paga para os filhos. Nenhum destes bens, no entanto, lhes pertence. São da igreja. Os que se destacam assumem programas de rádio, espaço na TV e têm seus pedidos atendidos. Logo são transferidos para dirigir templos maiores.
- A Universal não possui seminário. Tinha um, mas fechou. Atualmente existe o Instituto Bíblico Universal, não obrigatório e com duração de 6 meses. O Governo eclesiástico da Universal é centralizado em torno de seu líder carismático. Pastores e congregações não possuem autonomia alguma. Os membros não escolhem os seus pastores, que são designados, e obedecem a um esquema de rodízio e quem não cumprir as exigências (dedicação, profissionalismo e aumento de produtividade) são sumariamente despojados. Fontes: http://www.sabetudo.net/ccb/ExplosaoDeDenominacao1.htm

● As Igrejas que usam o véu
A Congregaão Cristã no Brasil, Igreja Pentecostal As Maravilhas de Deus e a Assembléia Apostólica da Fé em Cristo Jesus observam esse costume, adotando-o somente durante os serviços religiosos e orações. Também ensinam tal uso, denominações como: Casa de oração, Congregação Cristã Apostólica, Assembléias Cristãs, Congregação Cristã do Sétimo Dia, Igreja do Oriente, Assembléia Cristã Iraniana, Igreja evangélica Missão de Jesus Cristo, Igreja evangélica Árabe, Mennomitas, Amish, Obra da Restauração, Igreja Prebisteriana Livre do Usler, etc.

Jesus e as mulheres

A atitude para com as mulheres que Jesus desprezava e que permanece.

Ninguém, impactou tanto a história de maneira tão intensa quanto Jesus. Talvez tivesse 33 e ½ anos de idade e ministério de 3 e ½ anos(?). Ele bem que tentou mudar a dramática história feminina, mas ainda hoje continua ignorada no mundo como outras tantas, completamente destorcidas.

Seus ensinamentos tocam a vida religiosa, educacional, profissional, a ética, a saúde, o social, o econômico e as muitas artes e ciências do viver humano, contudo a imperalidade machista esbarra sempre em nossa conquista, lugar de direito que Ele nos deu.

Aspecto na missão de Jesus digno de entendimento é Sua atitude com as mulheres daquela época. Romanos, gregos, judeus, gentios, davam às mulheres o pior dos respeitos, como se elas fossem ferramentas para desempenhar qualquer função dentro de sua casa.

Mesmo assim em muitos casos individuais de liderança e valentia elas se destacavam em vários setores, mas nada era divulgado por ficarem sob domínio do homem que as consideravam propriedades.

Foi nessa sociedade que Jesus abriu todas as perspectivas de igualdade e dignidade feminina, se opondo às tradições direcionando homens e mulheres de volta ao plano original de Deus, a qual contrastava com as atitudes em relação à mulher na sociedade judaica.

A mulher na sociedade judaica

Homens eram proibidos de falarem com mulheres em público, principalmente um Rabi, mesmo se ela precisasse de um conselho espiritual. Mulheres não tinham direito à salvação a única esperança era se unir a um homem judeu. Viúvas de judeu piedoso tinham privilégios; prostitutas eram excluídas.

Em funeral só mulheres preparavam o morto, porque era pecado tocar em coisas mortas e elas eram consideradas insignificantes sem salvação, logo tal serviço era radicalmente feminino. No enterro andavam à frente do caixão, por serem responsáveis pelo pecado, por isso encabeçavam o cortejo levando a culpa pelo acontecido. Os homens caminhavam atrás do corpo sinal de isenção da responsabilidade do ocorrido.

No período menstrual eram isoladas do convívio social e familiar não era permitido chegar perto dos homens para não contaminá-los. O único valor era o de gerar filhos (homens) para perpetuar o pai. Esterilidade era um estigma terrível.

Só homem iniciar um processo de divórcio. A palavra da mulher, para ter valor num tribunal, precisava ser confirmada pelo menos por três homens. Qual homem se atreveria ir contra outro homem?

Nesse período há registros nas sinagogas somente de homens e meninos que podiam entrar para estudar, mulheres e meninas ficavam numa divisória separada onde era permitido à elas sentarem só para adorar. Como eram expressamente proibidas de aproximarem do Lugar Sagrado no templo, elas ficavam em recintos reservados 15 degraus abaixo, que indicava posição subordinada.

Revolução silenciosa

Jesus não começou uma revolução aberta contra o sistema. Todavia, Sua vida fez um manifesto. Não se encontra em Suas ações, sermões ou parábolas de depreciação às mulheres. Pelo contrário, Ele as integrou na sociedade e ensinou aos tolos o devido valor feminino, além de tentar mudar a mentalidade desses fariseus.

O que facilmente encontramos em quaisquer uns de seus contemporâneos.

Jesus e as mulheres:

Deu boas-vindas às mulheres em Seu discipulado (Luc 8:1-3). Atitude que contrariava especulações rabínicas.

Elas se tornaram cuidadosas administradoras de seus recursos e apoiaram a missão de Cristo em momentos críticos (Luc 8:13). Passaram de mulheres desobrigadas de aprender o Torah e proibidas de associar-se com um rabino, a viajantes com o próprio rabi. E elas fizeram isso!

Importante exemplo de Jesus com Maria e Marta, ali Ele aceitou a hospitalidade, o descanso, o companheirismo delas e ainda as ensinavam à educarem os outros (Luc 10:38/42).

Rabi judeu nem as olhava, mas Jesus falava com elas em público e sobre grandes verdades de morte e ressurreição ( João 11). Mulheres e homens para Jesus eram igualmente importantes principalmente quando se tratava de ensinar as boas-novas de Seu reino, bem na época que se dizia: “é melhor queimar as palavras do Torah que confiá-las ao cuidado de uma mulher

Quando Jesus falou que Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada (Lucas 10:42). Mostrou que a educação não era monopólio dos homens.

A mais longa conversa registrada nos Evangelhos, Jesus revelou à mulher no poço samaritano (João 4:4/42) algumas das mais profundas doutrinas do reino: a natureza do pecado, o significado da verdadeira adoração, a disponibilidade de perdão àqueles que se arrependem, a igualdade de todos os seres humanos independentemente de serem judeus ou samaritanos. Conversa onde Jesus rompe dois preconceitos: o de gênero e de raça.

Jesus mostra que perante Deus a família de Abraão inclui filhos e filhas, ao curar a mulher incapacitada por 18 anos. Colocou Suas mãos sobre ela e afetuosamente a definiu como “filha de Abraão” (Lucas 13:10/17). Ele admite que mulheres tanto quanto homens, seguramente herdam os direitos prometidos a Abraão, Deus não faz distinção de pessoas. Jesus convidou homens e mulheres a se voltarem para Deus e a aceitar a salvação, em Sua definição de pecado.

Quando líderes religiosos trouxeram à Ele uma mulher pega supostamente em adultério, Cristo a defendeu. Na lei levítica estipulava que ambos (homem e mulher), deviam ser submetidos a julgamento em tais casos (Levítico 20:10), mas os críticos trouxeram apenas a mulher.

A lei pedia pelo menos duas testemunhas (Deuteronômio 19:15), mas os FARISEUS não levaram nenhuma. Cristo não somente deu à mulher acusada o benefício da lei, mas também Seu perdão, baseado no arrependimento. “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra” (João 8:7), em outras palavras: comparando seus erros aos dela quem errou mais?

Estava Jesus na festa de Simão em Betânia, quando uma mulher de má reputação lançou-se aos Seus pés e o ungiu. Todos incluindo Seus discípulos, condenaram o incidente. Como era possível uma mulher pecadora tocar os pés do Messias, ungi-Lo e secar Seus pés com seus cabelos?

Ofensa absoluta às tradições Ele permitir a atitude dela. Jesus disse que ao ungi-Lo, ela fez uma bonita ação, mostrando às gerações futuras que, como ela, todos os pecadores podem ter a certeza da salvação ao ir até o Salvador e colocar sua vida a Seus pés, em rendição (Marcos 14:1/9; Lucas 7:36/50).

Aos ouvidos legalistas as parábolas de Jesus em usar mulheres para simbolizar os atos de resgate de Deus pode ser heresia. Em Lucas 15, Jesus contou dentre três parábolas para ilustrar a profunda e eterna procura de Deus pela humanidade perdida. A parábola da moeda perdida que revela a persistente missão de uma mulher que não sossegou até encontrar a moeda (Lucas 15:8/10).

Todavia, Jesus rejeitou a tradição e escolheu mulheres como as primeiras testemunhas de Sua ressurreição (Mateus 28:8/10), as primeiras receptoras da mais importante mensagem do cristianismo e as primeiras a proclamá-la. Jesus dignificou as mulheres como primeiras testemunhas do maior evento da história humana.

As tradições tinham as mulheres mentirosas por natureza. Conceito que advinha da reação de Sara ao dizer que teria uma criança (Gênesis 18:9-15). No modo de pensar deles, a negação e o riso de Sara caracterizavam mentira diante de Deus que sempre diz a verdade. Assim, por causa dela, todas as mulheres descendentes eram mentirosas e nenhuma mulher era aceita como testemunha.

Jesus reprovou os discípulos por não crerem no testemunho daquelas mulheres (Marcos 16:14) e desta maneira incentivou-os a rejeitarem os preconceitos do passado e caminharem à luz de Seu reino composto por homens e mulheres.

No relato bíblico referente as atitudes de Cristo, mulheres nunca eram discriminadas, para Ele nada justificava a visão cultural e religiosa da Sua época que via a mulher um ser inferior. Pelo contrário, Suas mensagens significariam ruptura com a preconceituosidade e dominante visão mundial, por saber que as mulheres não se identificavam com o sistema patriarcal.

Abertamente Jesus proferiu um golpe mortal na tradição que negava dignidade às mulheres através de Seu exemplo e ensino. Revolucionário introduziu para a sociedade da época: mulheres; crianças e perdão.
Fonte: http://dialogue.adventist.org/articles/19_2_nunez_p.htm


As Marias:
- a Virgem, mãe de Jesus;
- Madalena ( a qual foram expulsos 7 demônios, mas não é a mesma que seria apedrejada);
- de Cleofás;(Sua tia)
- da cidade de betânia (irmã de Marta e esposa de Lázaro);
- a prostituta que seria apedrejada ( que erroneamente a chamamos de Madalena) ...
- mãe de Marcos (poderia ser a dona do estabelecimento onde deu-se o encontro entre Jesus e seus 12 apóstolos para a Última Ceia)

FARISEUS = Certos membros hipócritas que faziam parte de uma sociedade igualmente hipócritas, onde descriminavam MULHERES, DOGMAS de fé do outro, outras CULTURAS (inclusive a própria) e outras RAÇAS, etc. Hoje FARISEUS insistem em sobreviver ignorando a LEITURA DO MUNDO. Pobres e desprezíveis FARISEUS hipócritas de plantão.

Mi - Cps, 29/04/10