Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Como não me contenho escrevo!

Este desabafo está baseado em momentos e acontecimentos constrangedores que vivi. Relato os fatos com conhecimento de causa e deixo bem claro que em toda regra há exceção.

De berço evangélico fui educada nos iguais princípios, mesmo sem batismo algum me considero cristã o que é compreensível a perplexidade nos membros da igreja, até entendo. Percorro os púlpitos e compreendo que Templos são compostos pelo Sagrado e por profaniedade, mas pertencente ao Senhor e que reclamações lá existentes são coisas do homem, evidentemente. Muitas coisas me indignam e certamente causo indignações a muitos, contudo minha fé é inabalável.

Aos Gálatas 2:1/6 - 2:16 - 3:10/11 é a epístola que me faz entender os ensinamentos de liberdade e deixa claro o que são ritos, dogmas judaicos, legalismo farisaico que as denominações cristãs conservam em suas doutrinas. Não são poucos os cristãos que não entendem o evangelho enfraquecendo assim a fé do outro e o afasta do verdadeiro conhecimento.

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhosOséias 4 : 6

Legalismo judaico sobrevive na cristandade.
Vejamos um exemplo do apóstolo Paulo: Após 14 anos de sua conversão, ele volta à Jerusalém acompanhado de Barnabé Atos 4:36 / 11:22 / 11:24 o judeu, cheio do Espírito Santo, homem de confiança da igreja de Jerusalém que o enviou à Antioquia para observar a conversão e edificação dos gentios ao cristianismo, forte testemunha de Paulo; e por Tito, o gentio grego, que Paulo inteligentemente o trouxe como prova da conversão de gentios.

Paulo vem defender seu apostolado, sua pregação e a verdade absoluta do evangelho: "E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé."Gálata 3:11. Porque judeu-cristãos aceitaram Jesus como o messias salvador e não separavam da doutrina judaica. Entre cristão-novo a lei judaica imperava, tanto é que gentios eram circuncidados.

Bem! O rápido resumo acima é para falar que naquela época, Paulo já defendia a Suprema Revelação do Evangelho, menos código de leis, rituais e costumes preservados até nosso tempo.

A frase: “Não existe sã-doutrina sem bons costumes”, mais lembra as mais de 600 regras que fariseus inventaram por achar insuficiente a lei de Deus. Não imagino o Evangelho precisando de apoio nem se encostando a denominações, pois sou convicta que a Palavra do Senhor tem valor intrínseco.

Bom costume para legalistas significa não ter vaidade e estabeleceram a vaidade como despadronização dos cabelos, roupas, brincos, batons e etc., Jamais relacionaram bom costume com o amor, misericórdia, educação, integridade, perdão, honestidade ou qualquer outra regra de civilidade.

Usam costumes, textos mal interpretados para julgar mais que Deus, isso sim que O desagrada e é a isso que Ele chama de vaidade. Não me refiro às liturgias nas celebrações, alias são linda e nem tampouco pretendo desrespeitá-la ou querer que elas mudem. O que não consigo entender é a hostilização além do Templo. É louvável a doutrina entre os fiéis se não houvesse comparações inférteis e julgamentos.

Vós julgais segundo a carne; Eu a ninguém julgoJoão 8:15. Jesus não julgou a mulher pega no flagrante de adultério. Que dirá julgar alguém por causa de roupa, de aparências! Se fosse hoje o julgamento daquela mulher sendo ela membro de uma denominação qualquer. Será que lhe diriam que o jugo do Senhor é suave e o Seu fardo é leve? Mateus 11:30 Duvido! Por muito menos um sacerdote que o recebi com muito amor em minha própria casa mandou que eu fosse me arrumar para uma oração. Eu estava vestida decente, mas diferente deles. Quando disse que ficaria do mesmo jeito mandou não pediu, que me arrumassem um véu. Vale lembrar que não tenho nenhum batismo.

A evidência da fé cristã não consiste em obediência a ritos e sim produzir frutos João 15:8 a partir da poderosa transformação advinda do Evangelho. Entendo em João 15:16/17, que o Senhor nos escolhe, nos transforma e através de nossas atitudes amorosas, pessoas se acheguem para Sua honra e Glória. Mandamento a se guardar é o do amor João 15:12. Agora “amar um ao outro” mudou, está muito longe de ser AMAR UM AO OUTRO.

Só vejo conjunto de regras e costumes impostos. Viver a lei é ser legalista, cujo dever está em cumprir todos os itens. Se seguir a lei e tropeçar em um item será culpado de todos os outros. Tiago 2:10 Legalismo está sob maldição Gálatas 3:09/11 ninguém será justificado pela lei e sim pela fé.

Relembrando algumas leis do Antigo Testamento. Será que todos seguiram fielmente?


Deuteronômio 22:5 – Mulher não pode usar roupa de homem e vice-versa, lei mosaica da época em que ambos os sexos só usavam túnicas. Portanto erra que usa esse versículo isolado para criticar trajes, o contexto é sobre homossexualismo. ( http://is.gd/nj4LaF ) e ( http://is.gd/1C5XZN )
Deuteronômio 21:15 - Homem pode ter duas mulheres, a amada e a aborrecida? É lei. Este item não precisou seguir, mas o anterior tem que obedecer.
Deuteronômio 21:18/21 – É lei mandar matar filhos desobedientes. E ai?!?!
Levíticos 12:1/5 - Mulher: - nasce um filho, além de circuncidar, 33 dias sem ir à igreja (marca do pacto Israel e Deus) se for filha ficara 66 dias.
Levíticos 19:27 - Não pode contar o cabelo arredondando os canto da cabeça e nem danificar a ponta da barba. A barba tem que ser comprida, aos sacerdotes o uso da barba obrigatório Levíticos 21:5

Para não haver ambiguidade é imprescindível entender duas ciências: a hermenêutica (ciência da interpretação bíblica) e a exegese (ciência da interpretação do texto).

Leis do Novo Testamento

I Pedro 3:3/6 - Que a beleza do ser não esteja nos enfeites, pois tem algo que vale muito mais e merece ser admirado pelos outros. – Não consigo achar proibição nos adornos. Na doutrina, mulher não pode usar brincos, colares, pulseiras e pode usar broches, tiaras enfeitadas, presilhas decoradas? A doutrina diz que devem chamar seus maridos de senhor. Jamais ouvi tal tratamento entre as cristãs!

Sobre o cabelo - Em Corintos as prostitutas tinham cabeça raspada como forma de humilhação e viúvas raspavam a cabeça em respeito aos falecidos, logo cabelos curtos era sinal de: adultério ou de viuvez. Hoje mulher de cabeça raspada não significa prostituição e tampouco mulher de cabelos curto significa adultério ou luto.

Se para o homem o cabelo abaixo da nuca é comprido, porque para a mulher esta altura de cabelo é curta? A doutrina exigia (ainda exige) que cabelos das mulheres fossem longos, talvez não contasse com negras em suas igrejas. Alguma delas por natureza o cabelo não cresce, talvez possam sentir-se constrangidas. Vejo como humilhação!

Doutrina do véu I Coríntios 11:13/15 Por causa deste texto minha atenção foi chamada em uma situação e repreendida em outra ocasião. Mas afinal, mulher de cabelos longos pode ou não orar sem véu?

Pregação às mulheres I Coríntios 14:34/35 Havia confusão entre mulheres perturbando o culto e Paulo estabeleceu ordem, não doutrina. Mulheres podiam profetizar nas igrejas com o uso véu, mas o cabelo não é dado como véu?

O erro está na interpretação do texto. Quem está à frente da igreja precisa se informar mais, ignorância (falta de conhecimento) é estupidez e não condizem com o Senhor. Querem seguir leis sejam mais coerentes com aquilo que dizem e que crêem. Não se estabelece o que seguir ou não, só por conveniência, como faziam os fariseus. ( http://is.gd/w3mgN1 )

Texto Áureo Colossences 2:20/23 Não entendo outra coisa neste texto senão a transformação que Cristo fará em minha vida e não me parece que Ele conta com a ditadura dos membros da igreja.

Assim são os legalistas: Gálatas 2:4 são falsos; são intrometidos, principalmente na vida do outro; são dominadores Gêneses 1:28 - Deus ordenou ao homem que dominasse todas as coisas menos sobre outro homem - o dominador sempre tenta acabar com a liberdade que Jesus dá para que fiquemos em servidão. Subjugam pessoas às suas regras, leis e costumes. Ações que sofri e a bíblia me dá o direito falar Gálatas 2:11; são hipócritas - palavra grega que significa ator, aquele que passa por alguma coisa que não é – e são Fariseus Mateus 23 religiosos que julga o povo segundo a lei judaica; Mateus 23:2 falam o que é para fazer, mas eles mesmos não o fazem; Mateus 23:4 impõe fardo pesado que nem eles e nem a família praticam; Mateus 23:24 engolem camelo e se engasgam com mosquito; Mateus 23:25/28 sepulcro caiado, a roupa, o cabelo em ordem, mas a mente está cheia de arrogância, trapaças e golpes sujando nomes alheios. (por fora bela viola, por dentro pão bolorento); Mateus 23:13 não entrarão no Reino de Deus e impedirão que os outros entrarem (só propagam o ateísmo); Gálatas 2:5 pessoas se submetem a legalismo de dogmas do homem se acomodam, não aprendem e nem permitem que o outro aprenda.

Assim que seguem a Verdade do Evangelho? Paulo não se conteve. Gálatas 2:6 respeitar os irmãos mais velhos de igreja não quer dizer submeter-se a eles, porque a Palavra está acima da idade, da experiência e de qualquer membro denominacional.

Legalismo x Graça
Legalismo = Trabalha com previsibilidade e mediocridade aborrecendo a Deus. Exige padrão a todos senão manipula e reprime.
Graça = Há nas igrejas aplausos, coral, orquestra, hinos, louvor, adoração. Graça também é variedade, isso não se contesta e alegra a Deus; Romanos 14 se uso manga no pulso, saia no tornozelo, cabelos na cintura, ninguém tem o direito de me ridicularizar, a liberdade me dá esta condição sou livre e faço para o Senhor, agora se visto-me ao contrário, quem tem autoridade para me julgar? A Graça me faz ser livre e me faz respeitar o outro. “Todas as coisas me são lícidas, mas nem tudo me convémI Coríntios 10:23; I Coríntios 6:12 ou seja, sei discernir que nem tudo me edifica; I Tessalonicenses 4:4 sou eu que darei conta da minha alma tenho que saber usar a minha vida, não é o outro que vai impor santidade, aliás eu que responderei por minha alma.

Considero que:
- o valor está na fé que opera por amor, não uma fé imposta que controla pune e põe no inferno Gálata 5:6
- em minha transformação homem nenhum opera Gálatas 6:15 denominação nenhuma leva aos céus e sim a Palavra de Deus bem entendida.
- “Escondi a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti, nenhuma regra, nenhum dogma, nenhum ritual impede-me de pecar, só a Palavra
- “A Bíblia Sagrada, Palavra de Deus, livro que contém a verdadeira doutrina e ensina a todos nós claramente a identificar o cristão de Deus e aquele que não é”.
- Minha dignidade se vê através de minha aparência ou através de minhas atitudes?
- Quando te encontro vale mais a roupa que visto ou o amor estampado em meus gestos?
- Acaso tornei-me seu inimigo, por dizer a verdade? Gálatas 4:16

Mi - Base: SM - Cps, 30/04/11

sexta-feira, 29 de abril de 2011

ANDROPAUSA

Ontem ouvi como sempre, um rapaz de +/- 45 anos brincar grosseiramente com um outro de igual idade, o que é costumeiro entre eles dizer, principalmente quando o outro se irrita: Ficou bravinho? Está na menopausa?

Difícil acreditar, mas a grande parte dos rapazes ainda desconhece a ANDROPAUSA
http://youtu.be/exx0rcHMkXI



Estima-se que só 15% dos homens sofrem os efeitos da andropausa. Popular termo para DAEM = Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino ou hipogonadismo tardio, a queda da produção de testosterona, hormônio sexual masculino. Detectada com exame de sangue e avaliação minuciosa, porque normalmente está associada a outros problemas.

A andropausa surge a partir dos 40 anos estimadamente piorando a qualidade de vida. Sintomas: perda de libido, disfunção erétil, redução da massa muscular e da força física, aumento da gordura corporal, perda óssea, diminuição da vitalidade e depressão, sedentarismo e estresse.

Os efeitos da andropausa são amenizados com reposição hormonal. E receber uma carga extra de hormônio masculino não aumenta o risco de câncer na próstata. Quem faz reposição hormonal deve fazer avaliações periódicas. No entanto, deve-se adotar esse recurso com parcimônia.

Informações aos “brincalhões” de plantão:

Fisiologia da Longevidade Humana
1/2 - http://youtu.be/5qd_VYSTIZI
2/2 - http://youtu.be/JuoYkrYYaHo

Pausas humanas
1/2 - http://youtu.be/MLYGPnwUBmk
2/2 - http://youtu.be/ErI1PkXlnng

Longevidade saudável

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Protestantismo e Capitalismo

MAX WEBER x H R TREVOR-ROPER
Max weber
A ética protestante e o espírito do capitalismo (1904/1905) - Max weber
Neste clássico, Weber fala da idéia calvinista que contribuiu para dilatar o capitalismo. Por trás da frase intencionada in god we trust (Em Deus nós confiamos) impressa nas cédulas dos dólares não é por acaso, há uma mensagem subliminar: - enriqueça honestamente através do trabalho digno para a obra de deus e não para a profaniedade. O livro investiga e analisa até onde as emergentes religiões protestantes contribuíram para o surgimento do capitalismo. Weber analisou as estatísticas da ética protestante na Europa como, por exemplo: estilo de vida; homens de negócios; grandes capitalistas; operários qualificados de alto nível; pessoal especializado, todos eles comumente professavam o protestantismo e isso favoreceu o capitalismo.
Segundo ele não seria possível o catolicismo influenciar no processo capitalista, por esperar a recompensa extramundano (vida após morte). Já para o protestantismo, a única maneira de viver bem está no cumprimento das tarefas ensinadas por deus, ou seja, a vocação, dom adquirido divinamente que aproxima da salvação. Concepção desenvolvida por Lutero durante a reformadora e logo surgiram outras igrejas reformistas, com esse ponto em comum. Para Weber, a obra de Lutero não se daria sem o Calvinismo, onde o capitalismo mais se desenvolveu. Burgueses concordavam com Calvino, o enriquecimento obtido pelo esforço do trabalho individual era bondade de deus, aliás, o comportamento dos fieis era influenciado pela religião, que buscavam enriquecimento e glorificar a deus. Agora freqüentar festas, jogar, ter como vaidade o uso de jóias e roupas luxuosas era considerado pecados graves, por afastar as pessoas de suas obrigações e principalmente de Deus. A consciência de ser a minoria escolhida por deus fazia de cada membro um vocacionado que se dedicaria simultaneamente ao aprimoramento ético, intelectual e profissional. Enfim, o ascetismo intramundano prática comum entre os puritanos produziu conforme Weber, trabalhadores e empresários ideais para que se consolidasse a nova ordem social integrada como nenhuma outra, um numero de pessoas expressivamente interadas entre si focando esforços produtivos na economia preestabelecida

H R Trevor-Roper
Religião reforma e transformação socialH R Trevor-Roper
Por vinte e três anos, H.R. Trevor-Roper, foi professor de história na Oxford e suas conclusões sobre a origem do capitalismo nas potencias protestantes difere de Weber. Trevor-Roper afirma que havia fortes movimentos capitalistas antes da Reforma Protestante, capitaneada por Lisboa, Antuérpia, Milão. Tais centros eram economicamente ativos e foram eles que deixaram a herança do capitalismo para o século XVI e não a ética calvinista. Ele fala que nações católica, como Áustria e França progrediram igualmente aos países protestantes. A Escócia calvinista e abundantes recursos naturais, não se desenvolveu como a Inglaterra. Para ele, situações como estas devem avaliar com cautela alguns axiomas de Weber. Alguns calvinistas não eram piedosos e tãopouco agiam conforme suas crenças, contrariando então, a alegação de Weber quanto ao depósito moral dos calvinistas primordial no desenvolvimento das potências protestantes. Outros calvinistas ajudaram a financiar causas católicas contra protestantes por lucro e poder. Também apontou algumas nações que abraçaram como expressão da fé cristã protestante o calvinismo, por causa da crença minguaram economicamente, porque em seus territórios circulavam comerciantes estrangeiros empreendedores e uma vez expulsos de sua terra natal, encontraram a Holanda, por exemplo, circunstâncias necessárias à livre empresa. Hoper faz questão de dizer, que as idéias calvinistas sobre economia pouco efeito fizeram sobre os naturais de Escócia, Holanda e Suíça. E, mesmo cem anos após a militância de João Calvino, não se produziu um único grande empresário calvinista em terras suíças. Para Trevor-Roper a confusão começa quando Weber não percebe que à emigração destes capitalistas para regiões protestantes, lá implantaram conhecimento e técnicas de mercado fugindo assim das perseguições praticadas por autoridades católicas contra alguns poderosos homens de negócios na Europa, porque compartilhavam das idéias humanista de Erasmo de Roterdã, o que atraiu o ódio da Igreja Católica, por isso empresários fugiam para países protestantes. Evento catalisador para o florescimento do capitalismo em domínios calvinistas. Na verdade, Weber via uma contribuição doutrinária e prática do calvinismo e Trevor-Roper via contingência histórica, onde empreendedores aportaram em bolsões calvinistas, possibilitando o progresso econômico. Conforme Trevor-Roper, Max Weber atribuiu ao calvinismo uma fama desmerecida: O apadrinhamento do capitalismo.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

“AMOR E REVOLUÇÃO” é "ENGANAÇÃO"

Em forma de novela querem nos retratar o Regime Militar (64/85). Mas, a verdadeira história ainda é um tabu mentiroso (como todas as outras histórias). Li que militares reformados iniciaram pela internet um abaixo-assinado com objetivo de censurar a trama. Então, não seria agora o momento de esclarecimentos? Militares evocam a Lei da Anistia e também insinuam um acordo entre o dono da emissora (que se livraria da dívida do Panamericano) e o governo Dilma Rousseff (conquistaria apoio popular na criação de uma "suposta" Comissão da Verdade). Torturadores e assassinos estão em polvorosa mesmo sabendo que a realidade será sufocada pela ficção. Ao terminar o capítulo entram depoimentos de personagens reais narrando fatos às suas maneiras. A novela mostra assuntos deturpados e se esforça para que fique no esquecimento o verídico e perverso passado.

Há de ambos os lados muita desinformação, manipulação porque militares e guerrilhas erraram, mas, quem nos ensinava o que era de fato o comunismo?

Por outro lado, o golpe foi dado com a promessa de eleições em seis meses, porém permaneceram no poder por mais de vinte anos. Nosso destino poderia ter sido diferente se os militares durante esse tempo tivessem o comprometimento de nos alertar sobre comunismo. Poderiam à partir de então terem nos ensinados com documentário sobre os horrores cometidos nos campos de concentração da China, União Soviética, Hungria, Alemanha e etc.. Bem que poderiam ter nos contados as infinitas desumanidades nos crimes hediondos. Invés disso ficamos na ignorância e o resultado é o que temos hoje, ou o que teremos sempre.

Enfim... torturaram e foram torturados, mataram e foram mortos e é assim que se dá o instinto do mundo em que vivemos no que se refere ao PODER e Controle. Sabemos que a maldade sempre existirá com sucesso porque a grande maioria da humanidade ama ser enganada. Todavia quem quer saber a verdade? Eu por exemplo, mesmo que tardia.

Sobre Tiradentes

Tiradentes ou Joaquim José da Silva Xavier. Filho de um pequeno fazendeiro. Órfão aos 11 anos. Não estudou de forma regular, seu irmão Padre Domingos encarregou-se de instruí-lo, adquiriu assim sólidos conhecimentos. Foi mascate, pesquisador de minérios e ainda médico prático.
Conhecido por sua habilidade em arrancar e colocar novos dentes feitos por ele mesmo. Ingressando na carreira militar, chegou somente até o posto de alferes no Regimento de Dragões das Minas Gerais, logo a figura que conhecemos atribuída a ele, não condiz com um militar (deram-lhe a imagem de Jesus por representar o salvador dos brasileiros).

Causas

Final do século XVIII, Brasil colônia de Portugal sofria com os abusos políticos, cobrança de altas taxas e impostos. A metrópole decretou uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. No ano de 1785 proibiu industrias fabris em território brasileiro. Além disso tudo, Portugal criou a Derrama, ou seja, cada região extrativa de ouro pagaria 100 arrobas de ouro (1500 quilos) por ano para a metrópole. O descumprimento da exigência permitia aos soldados da coroa entrar nas residências e retirar pertences equivalendo o valor devido. Atitude que provocou insatisfação no povo, intelectuais, fazendeiros e donos de minas.

A elite brasileira, influenciada pelo iluminismo, se reuniu a procura da Independência. Então entusiasmou-se com a idéia de liberdade decorrente dos rumores de uma Revolução Francesa. Tiradentes diz ter assumido a liderança do grupo formado pelos poetas Alvarenga Peixoto, Tomás Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, um senhor de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim e alguns representantes da elite mineira.

Estes inconfidentes pretendiam conquistar a liberdade e implantar a republica, até já haviam definido outra bandeira (um triangulo vermelho num fundo branco, com a inscrição em latim: Libertas Quae Sera Tamen = Liberdade ainda que Tardia) para o Brasil.

A Inconfidência aconteceu em Minas Gerais no ano 1789, no período colonial em pleno ciclo do ouro. Um dos mais importantes movimentos sociais contra a opressão do governo português da História do Brasil, a luta do povo pela liberdade.

O movimento era apoiado pela população revoltosa a dentre os inconfidentes havia o traidor Joaquim Silvério dos Reis, que delatou o movimento às autoridades portuguesas, em troca do perdão de suas dívidas com a coroa.

Todo grupo foi preso e enviado à capital (RJ) acusado pelo crime de infidelidade ao rei. Como punição alguns foram degredados (enviado a força) para território africano, outros ficaram presos aqui. Já Tiradentes, ao assumir a liderança do movimento foi condenado a enforcamento em plena praça pública (hoje a Praça Tiradentes do Rio de Janeiro). Após a morte levaram-no as Minas esquartejaram-no e os pedaços de seu corpo foram colocados em postes de Vila Rica, que serviu de exemplo ao povo.

Fracassada sim a Inconfidência, mas sem dúvida foi um considerável exemplo de luta pela independência, liberdade e principalmente contra um governo que perseguia, capturava, matava abusava do autoritarismo, da ganância, da violência e muita desrespeito com sua colônia.

Consideração

O sonho dos independentistas era fazer do Brasil uma nação. “Nação” do latim natio significa pessoas nascidas no mesmo lugar, de igual tradição, frutos da mesma cultura que dá aos “nascidos” oportunidade. Não se acomoda diante dos que estão à margem. Pois, cada membro tem importância única. Brasil independente constituir-se-ia em nação e essa independência deu-se, mais tarde.

O primeiro passo foi o de Minas Gerais, centro das riquezas coloniais do século XVIII, outros bravos seguiram sua determinação.

Brasil, nação mundialmente respeitada, com forte tendência a se agigantar. O sonho continua, ainda há excluídos, ignorados por uma sociedade da qual fazem parte e a constituição concede a eles, direitos garantidos só na teoria, na prática, não são respeitados. A nossa parte é continuar o mesmo sentido transformador dos inconfidentistas.



domingo, 17 de abril de 2011

Ler ainda é a melhor solução


E agora o que fazer com essa manhã desabrochada a pássaros? Manoel de Barros

A metáfora do poeta é um convite a uma experiência de mais um dia se viver bem. Por todos os lados deparamos com problemas, mas se possível sigamos em frente da melhor maneira. Boa leitura ajuda

Ler desperta a imaginação, a importância das histórias consiste em fomentar o imaginário e evitar que o essencial se perca. Mas as preocupações dos grandes centros estão no exagerado crescimento das competições inibindo assim que se preservem as riquezas humanas.

Precisamos dar um sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu. Erico Veríssimo

domingo, 10 de abril de 2011

Tragédia no Tasso Silveira

Manhã de quinta-feira dia 07/04/11, Wellington Menezes de Oliveira(24) invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo - RJ. Alegou ser palestrante entrou na Instituição matou a tiros pelo menos 12 crianças e feriu outras tantas, depois suicidou. Era ex-aluno da escola e deixou uma carta digna de preocupação. Triste e lamentável episódio!

Segue na íntegra o artigo do Chalita

A dor e o aprendizado

10 de Abril de 2011 às 08:37
Gabriel Chalita

As cenas dos adolescentes correndo pela escola, o pânico, o medo, a destruição, as mortes.

Os velórios foram de grande comoção. É triste ver a partida antecipada de quem estava vocacionado para o futuro. Essas crianças não tinham que morrer, é essa a certeza que ficou em quem acompanhou o desfecho infeliz.

Há muitas conclusões apressadas. Muitas tentativas de solucionar o problema. Há aqueles que agora querem transformar as escolas em fortalezas, com policiais armados e detectores de metal. Há outros que querem endurecer a legislação penal. Há os que falam em fundamentalismos religiosos e os seus perigos. Vamos com calma. Antes das certezas é preciso aprender com as dúvidas.

Por que Wellington Menezes de Oliveira - além da psicose, esquizofrenia - entrou na escola em que estudou disposto a matar adolescentes? Por que não matar no ponto de ônibus, no bar, na rua, na praia, no clube? Em todos esses lugares há grande concentração de pessoas. Não. Wellington escolheu a escola. A escola em que estudou. Evidentemente, Wellington sofria das doenças da mente, mas há algumas pistas para tentarmos aprender com esse episódio.

Há testemunhos de amigos da mesma escola em que o atirador sofreu bullying. Só tinha um amigo, que também sofria. Era discriminado. As meninas não davam a ele a atenção que tão bem faz aos adolescentes. Era muito fechado. Falava pouco. Sofria sozinho. A mãe, a única com quem tinha vínculos maiores, morreu.Perdeu o emprego. Resolveu viver sozinho. Ele e os seus monstros. E decidiu que o último ato de sua vida seria para chamar a atenção. Escreveu detalhes do seu sepultamento para se sentir alguém. Misturou angústias, desprezo pelo ser humano e respeito pelos animais. Esses, sim, valiam a pena.

Claro que nem todas as pessoas que sofrem de bullying entram em escolas atirando. Mas há que se aprender com esse episódio.

As escolas precisam trabalhar com as habilidades sociais e emocionais, além da cognitiva. Não é possível que o espaço sagrado em que se ensina e se aprende seja reduzido a um palco de preconceitos e chacotas. Há quem diga que sempre foi assim. Há algumas diferenças. A falta de diálogo em casa e o cyberbullying ampliam o problema.

O bullying é uma covardia, uma agressão à alma. Os seus efeitos podem ser amenizados se os pais conversarem mais com os filhos. O grande problema do bullying é o silêncio. A vítima sofre em silêncio, não divide com ninguém a dor pelo sarcasmo de que foi vítima. Bullying é mais do que violência escolar. Bullying é violência continuada, repetida. É a humilhação moral ou física em que os mais "poderosos" subjugam os "diferentes".

É preciso trabalhar essa temática em sala de aula nas diversas disciplinas. O aluno tem de perceber que as "brincadeiras" agridem, humilham. É a regra de ouro da ética:”não fazer ao outro o que não gostaríamos que fizessem conosco".

Escola que apenas ensina a decorar não é escola. Família em que não há conversa não é família. Escola e família precisam estar juntas nesse processo essencial de educar a pessoa humana para o seu equilíbrio e para a convivência harmoniosa com os diferentes. É assim que se previnem essas tragédias. Com inteligência, não com violência nem com soluções mágicas.

Nossa solidariedade às famílias das vítimas e aos educadores de Realengo e de todo este País tão carente de uma educação que forme a pessoa, que desenvolva a cidadania e que prepare para a vida e para o trabalho. - Fonte - http://is.gd/HgygxD

Como sempre, Chalita corretíssimo! - Mi

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Aos nossos pais

Nossa frente
Hoje é o aniversário do papai e daqui 27 dias será o da mamãe. A comemoração também nós pertence, porque deles fomos desdobrados. Corações formados de acolhimento apoio e incentivo. Olhares de censura repletos de responsabilidade, ternura, amizades. Mãos carinhosamente equilibradas entre o firmes e a serenidade. Todos esses substantivos e adjetivos fundidos em dois seres resultaram no substancial amor e este amor nos foi dado e até agora determina nosso viver.

Por uma vida toda de dedicação, por tudo que vocês foram e ainda continuam sendo, o nosso (1ª; 2º; 3º; 4ª; 5ª; 6º; 7º e 8ª) infinito e eterno amor! http://is.gd/4oEu9m

Nós, Cps 06/04/11

À nós!

Janela de nossa casa
"A ARTE DE SER FELIZ"

[... "Houve um tempo em que a minha janela se abria para um chalé. Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul. Nesse ovo costumava pousar um pombo branco. Ora, nos dias límpidos, quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça, o pombo parecia pousado no ar. Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa, e sentia-me completamente feliz.

Houve um tempo em que a minha janela dava para um canal. No canal oscilava um barco. Um barco carregado de flôres. Para onde iam as flôres? Quem as comprava? Em que jarra, em que sala, diante de quem brilhariam, na sua breve existência? E que mãos as tinham criado? E que pessoas iam sorrir de alegria ao recebê-las? Eu não era mais criança, porém minha alma ficava completamente feliz.

Houve um tempo em que minha janela se abria para um terreiro, onde uma vasta mangueira alargava sua copa redonda. À sombra da árvore, numa esteira, passava quase todo o dia sentada uma mulher, cercada de crianças. E contava histórias. Eu não a podia ouvir, da altura da janela; e mesmo que a ouvisse, não a entenderia, porque isso foi muito longe, num idioma difícil. Mas as crianças tinham tal expressão no rosto, e às vezes faziam com as mãos arabescos tão compreensíveis, que eu participava do auditório, imaginava os assuntos e suas peripécias e me sentia completamente feliz.

Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz. Perto da janela havia um jardim quase seco. Era numa época de estiagem, da terra esfarelada e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre homem com um balde e em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.

Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam o muro. Gatos que abrem e fechamos olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho no ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega. Às vezes, um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. Eu me sinto completamente feliz.

Mas quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas e outros, finalmente dizem, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim..."] -  Cecilia Meireles


O texto nos convida a olhar para o cotidiano e perceber que tudo em nosso redor existe para nos fazer felizes. Sem demagogia sabemos extrair esta felicidade das coisas simples. O bom é que somos felizes nos acontecimentos mais corriqueiros e habituais. Frequentemente olhamos vemos e avaliamos com profundidade a beleza que nos permeia. Aprendemos a enxergar a vida com a leitura do amor. Existe um certo alguém cujo codinome é Régis, que tenta agredir “uma de nós” ao dizer que somos pobres. Mas como podemos nos considerar pobres se vivemos o nidificar de mãe, de pai e até de irmãos nos ensinando o belo explícito no mundo? Poucos vêm à maravilha realmente, mesmo entre nós. Não nos surpreendemos quem não soube compreender a riqueza, nem retira da infância uma bela história. Enfim, cada um tem uma janela para dela tirar lembranças que melhor lhe convier. Disseram certo à poetisa, uns tiram lembranças tristes e pobres, outros tiram lembranças alegres, ricas e adoram recordar. Penso que nesta última que estamos inseridos.

"Se buscarmos um caminho no nosso interior certamente este caminho nos apontará uma janela. Coisas da vida! mimiseven  http://is.gd/Ugk76p 

Cps, 06/04/11

Mais uma vitória

Leninha, a vitoriosa!

Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios”. Luther King

Somos dotadas de histórias com erros, acertos e lutas, muitas lutas! Até ai tudo normal, agora Lutar contra a Fragilidade e transformá-la em Força para se tornar Valente, não é fácil!

Através da tua luta eu vi uma vida de passagem pequena ficar grande e quero tomá-la de exemplo. O conceito é nobre, bonito, mas o exercício depende muito do desempenho de cada um. O seu foi implacável! Pessoas destinadas para essas batalhas são escolhidas pelo Dedo do Senhor, portanto você é uma escolhida! Com todos os obstáculos que encontrou no caminho até o pódio, você se amou e sonhou sem economizar e o fez sem soberba, sem arrogância. Seu time é o de vencedores!

Bejinhos
Campeã! Vencedora! Parabéns Maria Helena!
Ficamos felizes por mais essa vitória e nós família te agradecemos, obrigada!

http://is.gd/7131XJ

Mi – Cps, 06/04/11

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sobre Saramago

José de Sousa Saramago (1922/2010)
escritor português galardoado com o
Nobel da Literatura em 1988.




Traduzir
Escrever é traduzir. Sempre o será. Mesmo quando estivermos a utilizar a nossa própria língua. Transportamos o que vemos e o que sentimos (supondo que o ver e o sentir, como em geral os entendemos, sejam algo mais que as palavras com o que nos vem sendo relativamente possível expressar o visto e o sentido…) para um código convencional de signos, a escrita, e deixamos às circunstâncias e aos acasos da comunicação a responsabilidade de fazer chegar à inteligência do leitor, não a integridade da experiência que nos propusemos transmitir (inevitavelmente parcelar em relação à realidade de que se havia alimentado), mas ao menos uma sombra do que no fundo do nosso espírito sabemos ser intraduzível, por exemplo, a emoção pura de um encontro, o deslumbramento de uma descoberta, esse instante fugaz de silêncio anterior à palavra que vai ficar na memória como o resto de um sonho que o tempo não apagará por completo.

O trabalho de quem traduz consistirá, portanto, em passar a outro idioma (em princípio, o seu próprio) aquilo que na obra e no idioma originais já havia sido “tradução”, isto é, uma determinada percepção de uma realidade social, histórica, ideológica e cultural que não é a do tradutor, substanciada, essa percepção, num entramado linguístico e semântico que igualmente não é o seu. O texto original representa unicamente uma das “traduções” possíveis da experiência da realidade do autor, estando o tradutor obrigado a converter o “texto-tradução” em “tradução-texto”, inevitavelmente ambivalente, porquanto, depois de ter começado por captar a experiência da realidade objecto da sua atenção, o tradutor realiza o trabalho maior de transportá-la intacta para o entramado linguístico e semântico da realidade (outra) para que está encarregado de traduzir, respeitando, ao mesmo tempo, o lugar de onde veio e o lugar para onde vai. Para o tradutor, o instante do silêncio anterior à palavra é pois como o limiar de uma passagem “alquímica” em que o que é precisa de se transformar noutra coisa para continuar a ser o que havia sido. O diálogo entre o autor e o tradutor, na relação entre o texto que é e o texto a ser, não é apenas entre duas personalidades particulares que hão-de completar-se, é sobretudo um encontro entre duas culturas colectivas que devem reconhecer-se.” - José Saramago

A questão aqui não é sobre o que Saramago escreve e sim a reação que seus escritos causam às pessoas, no fundo pelo que vimos, muitos tiveram uma reação caimista. Saramago como a maioria dos ateus (caso ele seja um) briga com Deus, então vem a pergunta: como se briga com aquilo que não existe? Seria de fato ateu, os ateus? Tenho minhas dúvidas já que ele deixa bem claro: "Deus não é de fiar", ou “Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro” e ainda “O problema não é um Deus que não existe, mas a religião que O proclama!”

Evidentemente que ele tinha todo direito de expressar sua opinião, bem como permitiu que o outro a tivesse e que impusesse sua verdade como absoluta. Não foram poucos que sentiram agredidos com o livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", motivo que levou um reporter a perguntar o porque dele falar tanto da Bíblia, respondeu: "Não se ponha na posição da Igreja, de que não se toca na Bíblia”.

Saramago poderia responder simplesmente que gostava de provocar por ter descoberto o 'calcanhar de aquiles' das pessoas. Coisa que ficou claro no lançamento do livro Caim, onde ressuscitaram incompreensões, ódios, ainda acusaram-no de ser herege e de ler a Bíblia com ingenuidade, respondeu: "Abençoada ingenuidade que me permitiu ler o que lá está e não qualquer operação de prestidigitação, dessas em que a exegese é pródiga, forçando as palavras a dizerem apenas o que interessa à igreja. Leio e falo sobre o que leio".

Sobre a conversa com um teólogo, declarou: "A mim, o que me vale, meu caro Tolentino, é que já não há fogueiras em São Domingos". O Papa, após o lançamento de Caim voltou a afirmar publicamente que apenas a Igreja Católica pode interpretar a Bíblia. ( http://is.gd/OKND09 )

Suas declarações:
Deus, Igreja e Bíblia - http://is.gd/BTGequ
Bíblia e Deus - http://is.gd/HzCIQF
Parte I do Jornal da Globo - http://is.gd/rMA4zw
Parte II do Jornal da Globo - http://is.gd/nYZDpl

vídeo relacionado: - http://is.gd/CPX1Ht

Bem! Esta é a opinião de José Saramago, eu posso não concordar com ele, porém todo ser racional sabe que esse direito lhe pertenceu. E outra coisa, quando um ateu critica Deus no fundo ele critica “nada”. É difícil entender isso?

Mas se for diferente, como enaltecer e fortalecer a hipocrisia dos fariseus de plantão? Porque eles amam o outro até o exato momento que o outro discorda da sua opinião e criam um tremendo alvoroço em nome de Deus.

Se meu dógma for bem estruturado dentro dos princípios de uma fé professada posso ler e até entender qualquer expressão diferente da minha que nada me abalará . Compreender o Livre arbítrio também é permitir que cada um entenda a religiosidade como melhor lhe convier. Zelar das coisas sagradas depende do modo que conversamos diante de uma discórdia.

É o que penso!

Mi – Cps, 04/04/11

Sabedoria é para todos

Segundo Freud, o “conceito primário” de pensamento é a “lógica da religião e das artes. Expressões que de um modo geral nos tocam diretamente porque é a emoção que nos domina, ela agita nosso psicológico e biológico. Para melhor entendimento e encaminhamento do raciocínio dizemos que as emoções se manifestam sutilmente.

Pertencimentos emocionais: IRA; TRISTEZA, MEDO; PRAZER; AMOR. E as virtudes e defeitos vão desde a fé, coragem, perdão, dúvida, preguiça, até o tédio. Debates científicos as classificam igual a um estado de espírito, temperamento, distúrbios como depressão, angústia, ansiedade, fobias, etc.

Circunstancialmente as emoções nos dominam e prevalecem sobre nós. Não são poucas as vezes que somos racionais em um momento e irracionais quando o calor da emoção comanda nossas atitudes. Normalmente nos extremos das emoções temos atitudes das quais nos arrependemos assim que a razão começa a reagir. Daí que sugem os crimes passionais, chamado de “privação dos sentidos”.

Emoções são sentimentos expressados em intensos impulsos, resultando idéias, comportamentos, ações e reações. Virtude é quando o emocional inteligente, ou seja, a emoção racional se manifesta equilibrada, para que fique só sentimentos sublimes e bem conduzidos. É o discurso da Lei do Amor e é assim que líderes espirituais tocam o coração dos fiéis.

Do ponto de vista ocidentalista não tem muito sentido, esse discurso passou a ser visto como sinônimo de utopia. Porque certas distorções e mutilações sofridas no Evangelho transformaram o cristianismo. Este é um dos motivos de zombaria ou de pavor dos valores espirituais cultivados pela religião hoje. Por isso se faz necessário a todos INTERPRETAR a LEI de DEUS com SABEDORIA, a intelectualidade não falseia o sentido de uma Lei amorosa, piedosa e caridosa.

Só com testemunho irrefutável, o axioma (termo definido tão bem pelo matemático Euclídes que quer dizer noção comum, ou seja, confirmação de todos, aceitamento sem discussão) diminuiremos o ateísmo no mundo. Os ateus admiram Jesus, Mesmo porque conforme relatos Ele foi um homem de atitude impecável. Mas quando observam os comportamentos dos cristãos, acabam considerando desnecessário seguir a um Cristo que arrebanha pessoas de caráter tão duvidoso.

É sempre bom lembrar algumas afirmativas, para que mudemos nossas atitudes:
- “Deus não tinha nada a ver com o mau humor do Cristianismo; que chatos são os cristãos e não o Cristo”. Nietzchie - http://is.gd/QhLdM9
- “Passarei a acreditar no Redentor quando o cristão parecer um pouco mais redimido” Nietzchie - http://is.gd/PqGBfV
 - “Gosto do seu Cristo, mas não gosto dos seus cristãos”. Gandhi: - http://is.gd/WPP0qe

Então não são frases que merecem reflexão? Bom seria reconsiderarmos nossos conceitos! Particularmente penso que nos reunimos nos templos para testemunharmos uma libertação e obedecendo toda sua liturgia. Agora impor uma “ditadura” fora dele exigindo só deveres e obrigações, conforme sempre falo disso aqui, acaba me impedindo de mudar o discurso.

O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant

Mi – Cps – 02/04/11
Apesar de você é uma música que penso poder ter interpretação política ou religiosa...

Assomprar velinhas

A velinha sobre o bolo era bem diferente dessa que temos hoje ( http://is.gd/81krCE ). Começou na Grécia antiga em homenagem à Artêmis, deusa da caça, reverenciada no 6º dia de cada mês, onde os gregos faziam bolos arredondados e os cobria de velas para simbolizar o luar. Segundo a mitologia, essa divindade era representada pela Lua, a forma pela qual protegia a Terra.
Tal costume não se sabe como chegou à Alemanha na Idade Média, entre os camponeses alemães do século XIII, que inventaram a kinderfeste (festa infantil). As velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo, que recebia uma vela a mais representando a luz da vida. O aniversariante apagava todas as velinhas de uma só vez e fazia um pedido, que só aconteceria se ficasse em segredo.
Não sabemos a data exata que começaram as celebrações natalícias.
A catiga “Parabéns a você” é baseada na melodia Good Morning to All (“Bom dia a todos”) composta em 1875 pelas irmãs americanas Mildred e Patrícia, que originalmente, servia para ser cantada no começo das aulas do colégio que as irmãs Hill eram professora; e em 1924 Robert H. Coleman usou a mesma melodia para a criação da canção “Parabéns a você que se espalhou por vários países.
A comemoração é um costume ocidental nem sempre seguido por outros povos. No Vietnã são comemorados coletivamente, no ano-novo vietnamita, que segue o calendário lunar, entre os nossos 21 de janeiro e 9 de fevereiro. Embora não saibam exatamente quando a tradição surgiu no Ocidente, os historiadores sabem que a festa já era conhecida na Antiguidade. “Os romanos não apenas comemoravam o dia do nascimento como tinham um nome para a festa: dies sollemnis natalis”, diz o historiador Pedro Paulo Funari, da Universidade Estadual de Campinas. “Há, por exemplo, um registro do século II em que uma cidadã chamada Cláudia Severa convida sua amiga Sulpícia Lepidina para a comemoração”, diz. Outra tese que reforça a idéia de que foram os romanos os difusores dessa tradição é a existência de túmulos que registram com precisão o número de anos, meses e dias no sarcófago – o que indica que eles sabiam o dia exato do nascimento da pessoa.

Claro que apagar as velinhas é uma tradição, que hoje já sabendo ter iniciado consagrando uma deusa, mesmo assim nós cristãos ainda a conservamos. Também sabemos ser bastante complicado mexer em uma tradição. Mas não podemos negar, o bolo ao ser assoprado fica anti-higiênico e nojento, ah isso fica! É bom receber parabéns e ganhar um bolo, sem ter necessariamente sobre ele as velinhas. Como sugestão elas podem ficar em um lugar à parte.

Mi – Cps 02/04/11