Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Artesã-nata II

Recebi um convite para expor em um grande supermercado daqui.
O evento aconteceu de 17 a 21 de Maio e se estendeu até o dia 23.


Experienciei um público diferente que me recebeu com muitas bênçãos, onde fortaleceu minha imunidade espiritual e elogios, a qual me deu segurança material. Emocionei com tanto carinho, tudo especial pra mim. Deus agiu com misericórdia! Gostei e aprendi muito, pois continuo em processo de feitura.

Também participei do curso ministrado por Letícia Yabíku de FUROSHIKI, uma técnica japonesa milenar.



A Ivone ficou comigo o tempo todo e me ajudou muito.

Reencontrei amigos queridos e aqueles que encontro sempre também visitaram o meu espaço, me alegrei imensamente.

Obrigada aos funcionários e clientes do enxuto e agora meus novos amigos, vocês ajudaram a divulgar meu trabalho.

Jenice é a promoter da rede

Fui até entrevistada...
... pelo Jorge...
... locutor da empresa.

Que fala bonita essa!

Semana frutuosa!
E o mundo não acabou nesta sexta-feira! Mas por que desta vez ninguém nos avisou que o grande acontecimento foi adiado? O bom do boato é que acabou sendo sugestivo e me ajudou a eleger prioridades num trabalho a ser concluído, porque no primeiro sábado e domingo de Junho haverá a feira de artesanato no mesmo local e eu já estou convidada a participar. Bom né?

“Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes" Chesterton

Mi - Base:FM - Cps, 24/05/11

sábado, 14 de maio de 2011

A Tecnologia musical

Tudo mudou nada mais será como antes. Daqui algum tempo, as pessoas contarão com a tecnologia para conhecer e entender o cenário de um novo tempo.

Um projeto realizado por pesquisadores brasileiros indica que o computador revolucionou absolutamente tudo de forma profundamente definitiva e lógico, a música não ficou de fora. É a simples possibilidade de passar as notas de uma composição musical para um pedaço de papel, de se distorcer o som de uma guitarra, ou propagar vozes através de um microfone.

A evolução acontece de tal maneira, que a gama de recursos existente permite produzir músicas completas utilizando apenas alguns botões e continuará provocando alteração radical como agilizar cálculos e facilidades nas análises de sons.

O projeto envolveu instituições do país e gerou mais de 20 teses, dissertações e trabalhos de iniciação científica, além de publicações, concertos, palestras, workshops e interação internacional para atualizar estudantes da Unicamp sobre novos softwares de performance musical. Uma das ferramentas utilizadas durante seu desenvolvimento foi o software Max/MSP, que permite a transformação de sons em tempo real.

A razão e a capacidade do homem em resolver problemas na qual ele utiliza-se de meios por eles criado para facilitar a resolução dos mesmos, ou seja, inventa uma coisa para ajudar a resolver outras coisas.

Isto é TECNOLOGIA Era do interminável!

Suspencius minds era assim...



Agora está assim...



... ou assim...




Fonte: professor e compositor Silvio Ferraz Mello Filho
Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Capitalismo x Socialismo x Religião

Conceito de religião = religar a...
O Islã religião que mais cresce no mundo devido seu atrativos:
- Poligamia masculina - gera a explosão demográfica potanto mais filhos, mais adeptos;
- Guerra Santa – se morrer vai para o paraíso, para nós é uma absoluta violência, mas para o ocidente é a conversão dos infiéis ao Islamismo
- Saque – se der 20% de esmola do que for saqueado durante a guerra santa, estão perdoados
Fotores associado que permite o crescimento do Islã principalmente por atingir as bases populares

O Islã segue o alcorão que tem lá seus valores, causa curiosidade e muitos o associam ao terrorismo que prega a morte, destruição, violência, também tem lá suas verdades. O ruim é que há fundamentalistas religiosos dentro de qualquer crença. A leitura literal de textos sagrados justifica atos delituosos seríssimos dentro inclusive no cristianismo, onde a Sagrada Escritura como nossa referencia da verdade está repleta de metáforas má interpretadas. Para entendê-la é necessário ultrapassar as palavras dos textos, são exercícios de interpretações que obrigatoriamente temos que fazê-lo. A riqueza das Escrituras está em nos propor além das letras, para que entendamos o contexto em que o texto foi escrito. Se não o fizermos a leitura nos proporcionará um afastamento ao invés de nos unir. As regras humanas (bom senso, tolerância, equilíbrio) seria para nos aproxima daquele que não crê do mesmo jeito. É possível o encontro quando cremos diferentemente? Assim como a visão do outro me esclarece, a minha tende a fazer o mesmo, por algo de bom que aprendemos e talvez passe desapercebido entre nós. Assim é a Graça do encontro e fica cada vez menos suportável, porque a violência cresce sempre que fizermos questão de salientar nossas diferenças. O grande desafio consiste em promover um diálogo respeitoso entre fé diferente. Vergonhosa e desrespeitosa é a agressão entre religiosos que o fazem em nome de Deus deixando a impressão que o princípio fundamental (amor, solidariedade, respeito, carinho) expirou. Adquirir conhecimento para enriquecermos através do outro e saber que o belo feito do outro chega a nó e nós, igualmente dividimos com ele o que fazemos de bom. Nos corações Deus encontra Seu principal canteiro de obras e concede aos santos e pecadores o mesmo dom: fazer o bem, amar as pessoas respeitá-las e promover a vida. Gesto que diminui a violência nos dias que não surgem diante de nós nenhuma oportunidade para um mundo melhor. Somos todos iguais, o que determina o bom resultado é a nossa postura.

Ser de Deus é ousar ser Nele e com Ele.

Mi - Base:FM - Cps, 14/05/11

De bem com a vida

Impressiona ao olhar para dentro de nós e conseguir vasculhar nossas velharias, machucados, monturos e encontrar algo que brilhe. Procurar nos sonhos desfeitos, nos desafetos, nas desarmonias e acreditar ousadamente que podemos achar uma luz ali alguma coisa feliz. É o elan vital da filosofia de Henri Bergson , elemento da vida que dá a liga e não nos permite perder a vontade de viver, que eu não permite que desanimemos com o peso de existir. Se não o temos sucumbiremos diante das desagradáveis situações que enfretaremos, com ele reestabelecemos e agregamos valores para que seja sustentador. Conforme Victor Frankil, precisamos de um sentido para dar conta da vida. Estabelecer metas futuras significa distâncias, dificuldades, então precisamos arranjar um sentido que nos faça levantar cedo todos os dias para lutar e quem sabe até vencer. Encontramos inúmeras explicações como o assombro da metafífica , o elan vital, o sentido da vida, mas antes da compreensão teorica da filosofia o momento que vivemos convida a encarnarmos à nossa existência, a coragem. Viver o mistério da encarnação das metas dos propósitos toda hora nos impede de ser aquilo que nos envergonha. Ser feliz não é só alegrias. Felicidade é aquela boa sensação de lutar como se deve para que as coisas venham acontecer como projetamos e mesmo que não aconteça como projetamos. Saber lidar com os contrários é uma questão de sabedoria, questão de maturidade, porque só crianças esperam perfeição da vida. O maior embaraço que organizamos como pessoa está em entender que a vida não é como gostaríamos que fosse e trabalhar com o que se tem para possibilitar a felicidade, quando tudo parece irremediavelmente perdido. Se não cuidarmos das dificuldades elas tomarão proporções impossíveis de superá-las. Dificuldades, rescentimentos, ódio, desajustes tem vasto poder de destruição e a vida é muito boa para que a perdemos com coisas ruins.

É nosso direito e merecemos a tranquilidade de viver bem deitar e durmir.

Mi – Base:FM – Cps, 11/05/11

A vida e seus encantos

Ir e vir é uma dinâmica constante da nossa existência, de alguma forma sempre nos deslocamos. Somos capacitados a possibilitar as saídas para ir além a todo instante. Mesmo quando estamos parados saimos em sonhos, adentramos territórios, ultrapassamos limites e voltamos. Ha inúmeros movimentamos dentro de nós. Nascemos diariamente ao deixar que a vida nos afete com novidades em sua costumeira rotina. O tempo nebuloso brinca com as núvens, com as cores e com os sons. Uns dos mais belos exemplos é quando todos os dias a nuance do ocaso nos encanta do mesmo jeito que a da aurora. Nascemos quando permitimos que as noites nos revele a mesma beleza impar dos desenhos feitos pelos astros luminosos no céu. Está aí o dom de ser feliz! Está ai o dom de permitir ser encantado. A vida humana acontece sempre igual e nós viventes deslumbrados retiramos dela o assombro. Na filosofia de Aristóteles encontramos a experiência do assombro: momento em que admiramos aquilo que se dilata diante dos nossos olhares, nos inquieta, nos leva a investigar, a adentrar no especial mistério da sedução. Dimensões que vão além do físico, o intangíveis que toca a alma, o pensamento, o coração e nos remete a lugares que podem ou não existir promovendo encontros com pessoas amadas distante no tempo, no espaço, na geografia e nas circunstâncias Todos os dias a vida atenua a lida e estabelece conosco o pacto de viver a magia do bem
Mi – Base:FM – Cps, 11/05/11

Sobre Henri Bergson

Henri Louis Bergson [Paris – 1859/1941] - filósofo preocupado com a fé e a inteligência, educado nas exigências judaica. Morre ao longo da ocupação nazista na França, depois de se converter ao catolicismo. Segundo a sua filosofia ha quatro idéias fundamentais:
► "Intuição" essa espécie de simpatia intelectual pela qual nos transportamos ao interior de um objeto para coincidir com aquilo que ele tem de único e, por conseguinte, de inexprimível. Essa forma de conhecimento interior e absoluto contraria a tendência espontânea de nosso espírito. A inteligência, a ciência, a técnica, a vida social, etc., nos afastam das coisas e de sua interioridade, porque esta representa o ser contraído (tensão), enquanto aquelas atividades não podem organizar-se senão sobre o ser em repouso (distensão). A inteligência conceitual desloca a realidade do tempo para o espaço, suprimindo o fluxo que a constitui e fixando-lhe contornos precisos e permanentes, através dos quais ela se torna suscetível de ser "definida" e "utilizada". Nesse caso, a "durée" é materializada. Matéria é uma das metades da natureza, pela qual se distende e se faz conhecer fora de si mesma. A oposição entre matéria e espírito, entre tensão e distensão, não é concebida em termos dualistas, mas como impulsos constitutivos da mesma "durée". Para ir de um a outro, a "durée" percorre uma série de alterações qualitativas. Seja lá como for a verdade suas noções de matéria e de espírito são bem pouco convencionais.
► "Durée" instituindo-a no momento global e unido que compreende a sua trajetória. O seu fracionamento em instantes separados - em "paradas" ou imobilidades sucessivas - representa a espacialização do que é temporal. O tempo é "durée" na medida em que ele próprio constitui a substância, isto é, na medida em que "substância" é "alteração". Depois de estudar a alteração, através da qual a "durée" se diversifica, Bergson procura identificar o processo oposto: o da unificação, o "reencontro do simples como uma convergência de probabilidade".
► “Memória” no entanto, o tempo é - simultaneamente - inseparável da consciência e também - já que fluir é a essência do ser e de todo universo. Tempo é duração, duração é memória e memória é vida. E a vida, para Bergson, nada mais é do que criação contínua. Mas também é memória, memória de si mesma e de suas aventuras nos labirintos do tempo.
► "Elan vital" é a virtualidade da "durée" que cria direções diferentes pelo simples fato de crescer. A "memória" integra os diferentes momentos da "durée", absolutamente diferentes entre si, mas unificados numa totalidade movente. Defende a existência de um "élan vital" que cria incessantemente todas as coisas, Essa evolução seja resultado da ação do élan ou impulso vital sobre a matéria bruta. Trata-se, na verdade, de uma "evolução criadora", onde tal impulso, ainda que seja uno, cria continuamente, a partir de séries divergentes, a novidade e a diferença. É nesse sentido que Bergson diz que "a vida é pura zona de indeterminação"

Sua originalidade reside, fundamentalmente, no tipo de ruptura que ele introduz no racionalismo do século 17. Para ele, a filosofia não só se distingue da ciência, como mantém com as coisas uma relação que é o oposto da relação científica. Uma é o conhecimento do absoluto, e outra, do relativo. Um absoluto não poderia ser dado senão numa intuição, ao passo que todo o resto depende da análise.

Em poucas palavras, a evolução em Bergson tem um caráter progressivo, isto é, evoluir significa aperfeiçoar-se e, nesse caso, trata-se de um aperfeiçoamento da própria vida (que é entendida como um "em si", como um princípio vivificador, ou seja, ela é o próprio élan, o impulso vital).

Bergson reconhece sua filosofia como dualista. Temos, de um lado, o élan e, de outro, a matéria bruta, ou seja, dois princípios: um espiritual e outro material.

sábado, 7 de maio de 2011

Artesã-nata

Coisas de mimi

A idéia da customização me fascina, quase sempre me pego modificando ou criando minhas roupas, bolsas, sapatos sandália, colares pulseiras brincos anéis tiaras echarpes cachecóis etc. etc. etc. Enquanto a ala feminina da faculdade gastou horrores nos trajes para o baile de formatura, eu gastei apenas dois saquinhos de vidrilhos, isso porque tenho um armarinho particular. Modifiquei e bordei um vestido, bordei minha sandália e bolsa. Não me vi longe dos milhares gasto por cada uma delas.

Nesta época os professores e colegas diziam que eu deveria explorar minha criatividade. Depois de algum tempo conheci Andyara que faz um artesanato cheio de capricho, muito bem feito mesmo e me estimulava a fazer também. Comecei a fazer, não com todo aquele zêlo da Andy, mas ficava perto dela e fui aprendendo. Quando minhas irmãs viram as peças me incentivaram a participar de eventos e expor minhas artes.

Assim o fiz!

1º Evento

Evento no Porto Bay Rio
Copacabana
Almoço da Wilma
Arrumando minhas peças
Cansativo, mas valeu!

Não é que elas compraram!
Olha só!
Fim do Evento do Porto Bay Rio
Tarde reveladora e abençoada.
Entre outras coisas foi bom rever amigos
e divulgar minhas reinações.

Aproveitei muito!



2º evento no PANORAMA - terraço do Mercure

Jantar da Lourdinha, nossa amiga portuguêsa com certeza!

Leblon




Eu trabalho, mas me divirto também
 
Aqui também gostaram


Gente animada

Ivani minha irmã quem me
contacta aos eventos no Rio

Ótima noite no PANORAMA
evento realmente muito bom!

Mais de perto...


Colar em tecido

...
...

3º evento no sindicato dos petroleiro em Campinas - SP
Bela manhã em Campinas
Walter iniciando o evento....
Meus colares e pulseiras...

...
Pesinho de porta
Novidade
Brinde para o sorteio

Colegas expositoras
As quatro irmãs
Também fazem colares

Marlene - Uma das organizadoras

Visitas...
Mônica e Gi vieram nos prestigiar
Salete e filha Beatriz também
Outras expositoras

Minha táta quem faz
o contacto em Campinas
Manhã produtiva.
Novos amigos, novas experiências

 A busca pode ser tão interessante quanto ao encontroPaulo Coelho

Até o próximo........