Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Intolerância

Impressionante que ainda hoje a intolerância perpassar por todas as relações. Mesmo com todo o processo de socialização da informação encontramos tais contextos em nossas casas. Sentimo-nos no direito de criticar ridicularizar ou atacar por esse ou por aquele outro motivo. Tudo isso por trás de um discurso altamente moralizante e desumanizador. Podemos não concordar, mas ter uma postura respeitosa, questão de educação e podemos ser assim sim!. A falta de bons valores não pode nortear nossas atitudes. Para que o bem prevaleça usemos das decisões para que tudo seja bom. Aplicar nas pequenas coisas o bem que queremos para todos, nos dá o direito de quere este bem. A transformação acontece em nós. Promovemos a guerra quando somos agressivos ao falar com aqueles que nos rodeiam, se não somos capazes de demonstrar amor ou se não somos humildes para tratar bem quem nos atente, não teremos como esperar que o mundo aconteça da melhor forma por um simples motivo: não estamos fazendo a nossa parte! A história não cansa de nos  contar que a intolerância é um dos problemas mais antigos e profundamente enraizados em todas as nações. Ela tem como base o preconceito da discriminação nas formas mais comuns como racismo, sexismo, homofobia, heterossexismo, etaísmo (discriminação por idade), religião e política. Contudo, não se limita aí: alguém pode ser intolerante a quaisquer idéias de qualquer pessoa.

Enquanto procuramos fórmulas para iliminar a intolerância alheia, frequentemente ignoramos como reconhecer e lidar com a nossa própria intolerância.

Como esperar que o conceito do Reino seja aplicado na história se não promovemos o lugar para que ele aconteça? Daí fica difícil, porque esta responsabilidade é nossa!

 
Mi – Base:FM – Cps, 29/06/11
http://youtu.be/yW3VBnvosSI

Autoridade


A autoridade é atribuída àquele que educa e cuida! Quem cuida modifica para melhor e diminui constantemente os malefícios do desamor. Se tivermos autoridade somos então comprometidos com a cultura de paz, cultivo de todo instante exercido com humildade a mando da promoção humana, sinônimo de coerência. Quanto mais autoridade, maior é a capacidade de servir. Quando a vida nos dá esta oportunidade usamos o espaço transformador para promover o amor, a sensibilidade, a sutilidade e a delicadeza. Com estes valores destorcidos tais sentimentos ficam incompreensíveis.
Conceito de cultura: - Toda e qualquer cultura vem carregada de responsabilidade, dela extraímos educação, conduta, caráter, ética, postura e etc. Para compreender o processo cultural de um povo investigamos seus costumes e identificamos o que aquela sociedade cultivou para seu crescimento. Quando falamos que uma pessoa é culta queremos dizer que ela é portadora de muitos cultivos de vivências práticas, exemplos, leituras, informações, que ela absorveu boa parte de conhecimento para passar além. Portanto, quem tem autoridade está a serviço do servir, ou seja, cultiva essências e passa adiante. Aliás, há quem necessite deste cultivo é ou não é?

Pois é tato, quem tem autoridade fica bobo mesmo, não tem jeito!

Mi – Base:FM – Cps, 29/06/11

domingo, 19 de junho de 2011

Comportar-se

Deus quer e tenta reorganizar a negligência humana por meio de cada um de nós. Ainda bem que o Reino é um conceito que se desdobra em responsabilidades históricas e esperanças escatológicas. Verdadeiro cristão se posiciona diante da necessidade de equilibrar-se nos desdobramentos. A participação humana é primordial na salvação do mundo. O céu antecipa seu agir no agora do tempo, mas o inferno também! Assim sendo o Cristianismo deveria ser muito mais do que regras, porque certas atitudes evangelizam muito mais que o próprio discurso religioso. É lamentável, mas quem nos desvirtuou tanto assim? Alguém se esquece de ensinar que comportamentos são divinos também. Ter o sagrado como escudo para se cometer falsidade é o pior dos sacrilégios. Absurdo sim, mas heresias são encontrado em qualquer religião. Talvez seja natural não sei, mas sei que ha valores fundamentais que ultrapassam credos como, por exemplo: o respeito. Vale lembrar que alguns ateus são bem mais comprometidos com o bem comum do que muitos “fervorosos”. Religião sem atitudes coerentes não é garantia de nada.

Quem se respeita não desrespeita o outro.

Mi – Base:FM – Cps, 20/06/11

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Criacionista e evolucionista

Deus nos recria a cada dia, por isso evoluímos. A fé resolveu o problema estabelecido dentro da teologia entre a criação e evolução. No livro do teólogo espanhol Juan Luiz de La Pena sobre a Criação a Graça e a Salvação nos esclareceu que estamos no processo evolutivo, não fomos criados no mesmo dia assim como nada está totalmente criado. A criação sempre se aprimora e não há nenhum conflito em acreditar que todas as coisas criadas por Deus caminham em um processo de evolução. Ciência e fé podem andar perfeitamente juntas. A ação trinitária acontece na evolução biológica e espiritual. Cuidamos de nossa vida e de nosso espírito ao sairmos da condição tribal para alcançar territórios de belas condutas e atitudes desalojando misérias. É assim que o Pai continua criando, o Filho continua salvando e o Espírito santificando, a tríplice dimensão que jamais podemos nos distanciar. Toda e qualquer criação evolui
Mi - Cps, 16/06/11
fontes:
- http://www.cnbb.org.br/site/geral/publicacoes-teologicas-em-destaque/5140-antropologia-teologica?start=2
- http://www.cristaodauniversal.com.br/audios/pregacao-podcast/criao-x-evoluo-o-homem-veio-mesmo-do-macaco-quem-est-com-a-razo/

domingo, 12 de junho de 2011

O entardecer

Por do Sol - fotos tiradas no
Parque da Cidade de Jundiaí Enviada
por ELIANEBGASPARI em 27/03/2011

Quanto deslumbre cabe quando o dia não mais se pertence e entrega seu posto para que a noite atualize o tempo. Quanta beleza há no entardecimento, onde as horas não sabem se é dia ou se é noite.

Também não sei se é o envelhecimento do dia ou seu renascimento, só sei que é nesta hora que Deus o renova e nossa alma sente-se compreendida, lindo instante!

Neste momento nasci, a luz não se excedia. Nem pouco, nem muito, o suficiênte! Hora do sol sem forças, mas sem medo de ser fraco!

Mi - Base:FM - Cps, 12/06/11
Lusco-fusco s/m (do Latim luscu + fuscu, escuro) passagem do dia para a noite, com duraçao de +/- 5/7 minutos, cuja importancia é tremenda. Uma beleza absurda, sem dúvida um verdadeiro espetáculo! O anoitecer; crepúsculo vespertino; dilúculo; meia claridade. Até dizem ser o momento em que as formigas se recolhem.

Sufixo “ismo” e “dade”

O sufixo “ismo” vem do grego e indica uma ideologia, um sistema a ser seguido, algo consolidado como regra ou, que se acredita ser uma regra. Ex: positivismo, cristianismo, helenismo, jornalismo e etc., O "ismo", designa um conjunto de crenças ou doutrinas de um determinado grupo, ex: escolar, religioso, filosófico, teatral, político e musical.

Na medicina indica patologia, doença. Isso confunde e leva a uma analogia já que a própria raiz 'vocabólica' condena. Alguns no que tange a religião compreendem errado.
Essa confusão também atinge esferas da sociedade: Homossexualismo. Para a Medicina o termo deixou de ser tratado como patologia por volta de 1985 e muda para "homossexualidade", o sufixo "dade" é adicionado, significando "modo de ser", comportamento.

O sufixo “-dade” é acrescido a adjetivos para formar substantivos que expressam: estado, situação ou quantidade, ex: “igual+dade = igualdade”, “leal+dade = lealdade”, “mal+dade = maldade”, etc.
Ao receber tal sufixo, adjetivos terminados em “-az”, “-iz”, “-oz” e “-vel” reassumem a forma latina, uma das quais é “-bil”. Assim, o adjetivo “amável” forma o substantivo que a ele se refere retomando a forma que tinha no latim: “amabile”, sem o “e” final: “amabil-“. Soma-se a ele o sufixo “-dade”, desta forma: “amabil + idade = amabilidade”.
O sufixo “-dade” no exemplo de “amabil-i-dade” é acrescida vogal de ligação por motivo de eufonia e facilidade de pronúncia. Então temos o sufixo “-dade”, como em “bondade” e “-idade”, como em “volatilidade”.
São muitos os substantivos formados a partir da forma latina do adjetivo correspondente, que indicam estado ou situação empregados de forma adequada:
- “O presidente foi tratado com muita amabilidade pelo anfitrião” – “Amabilidade”: condição de amável.
- “No debate, discutiu-se a invariabilidade do advérbio” – “Invariabilidade”: condição ou estado de invariável.
- “Deficientes enfrentam problemas, como falta de acessibilidade e desrespeito” – “Acessibilidade”: condição de acessível.
- “As medidas contribuirão para dar sustentabilidade à extração da castanha” – “Sustentabilidade”: condição de sustentável.
Hoje é comum a inadequação do emprego dos substantivos assim formados. O problema aumenta na razão direta da proliferação de nomes que contêm o sufixo “-idade” por confusão com nomes correlatos:
- “Composições receberam melhorias de confortabilidade e condições de acesso” – O correto é “conforto”.
- “Isso foi feito para evitar certa irritabilidade na população” – O correto é “irritação”.
- “Vamos verificar a condição de habitabilidade do imóvel” – O correto é “habitação”.
Nos três exemplos não existe o traço condição ou estado, não cabe o substantivo terminado em “-idade”. Faz-se necessário, antes de empregar substantivos com o sufixo considerado, vermos se o sentido tem a ver com “condição” ou “estado”
É raro o neologismo em religião com sufixo "dade", mas temos "cristandade" que quer dizer: Conjunto de povos ou países cristãos. No sentido específico, esta palavra representa uma corrente de pensamento. A palavra cristandade foi usada na Idade Média para distinguir os cristão ocidentais europeus mais "puros" daqueles do outro lado do mundo, mais "sujos", que poderiam ser remidos pelo sangue de cristo. Embora não tenha hoje uma conotação negativa, muitos cristãos não aceitam essa palavra, pois acreditam que ela está revestida de práticas totalmente corrompidas.

Resumo: - o sufixo "dade" caracteriza individuo e o sufixo "ismo" grupo, sistemas de crenças. Fazer parte de um desses "ismo" não é ser doente, mas infelizmente só no papel, já que estar comungando de muitos credos atuais ou milenares, é estar adorando o deus do fundamentalismo e
Sobre o sufixo "ismo" seria prudente dizer que representa a idéia de "movimento constante em torno de... Assim isentamos qualquer julgamento sobre a palavra que carrega tal sufixo e entendemos o conceito que ela quer expressar.

Mi - Cps, 12/06/11

O mal

Tudo pode ser destruído pela maldade se permitirmos, agora se a neutralizamos jamais poderá destruir nossos valores. Acontecemos na mente, através dela pensamos, interpretamos o outro e a nós também e é nela que a maldade pode crescer ou diminuir. Se nos configurarmos a partir da maldade perdemos então a capacidade de fazer coisas boas. Atentemos a tudo que semeia nossa mente. Se a maldade cresce o amor tende a desaparecer porque o espaço é o mesmo para ambos dentro de nós. O bom é que o contrário também é verdadeiro. Coração vazio é muito fértil para o mau. Alcançar a Vitória sobre tudo aquilo que nos oprime se dá quando nos ocupamos de coisas boas. Ser fonte de sentimentos imprestáveis não é ruim só para o outro, mas principalmente por quem o nutri. A oportunidade de viver é única e não devemos desperdiçá-la com mesquinharias. Marcas que deixamos no outro é conseqüência da vida que vivemos. Se vivermos bem faremos bem à vida das pessoas que por nós passarem. O melhor reconhecimento destinado a nós é quando alguém lembrar de nós com um sorriso pela leveza do tempo que convivemos.

Mi - Base: FM – Cps, 09/06/11

Transformação

Jesus marcou todos que por Ele passou. Dentre eles transformou Lázaro, Madalena, Simão, Zaqueu e até Paulo que nem O encontrou pessoalmente colocando-os como protagonista no tempo com possibilidade de transformar também quem passasse por eles. Jesus nos dá oportunidade de entrar na vida do outro e oferecer amparo afetivo advindo de gestos, olhares e sorrisos meigos. Ser para o outro uma lembrança feliz sem exageros e o outro ser para nós uma lembrança agradável quando visitarmos nosso passado e pudermos reencontrá-los no tempo através da saudade. Marca que nada poderá remover, pela sabedoria que brotará de nossas posturas, nossas palavras. Assim que somos gente que faz a diferença nos dias de hoje, não permitindo que nenhuma arrogância mesquinha venha encontrar abrigo em nos. Se optarmos por isso já começamos a ser esta pessoa marcante que o mundo tanto precisa.

Todo coração humano que se dispõe estar no lugar onde Deus acontece, nele se transforma, nele se torna .

Mi - Base: FM – Cps, 09/06/11

Partilhar

A fome era apenas um pretexto para que a reunião acontecesse, ali passara muito mais que a materialidade. Por isso ao realizar o gesto foi reconhecido. Ainda vivemos este movimento? Este é o nosso comprometimento de verdade justiça e solidariedade. Tornamos testemunha quando vivemos esta prática. Aí se dá a ponte, assim que O trazemos ao mundo. Já foi dito que a fé mora nas preposições: Com Ele, por Ele e para Ele!
Mi - Base: FM – Cps, 09/06/11

Quem foi Moisés?

Em Meribá, Nosso Pai diz para Moisés tomar a vara e ferir a rocha (Êx: 17.5/6). Na segunda vez em Refidim diz para Moisés FALAR À ROCHA mas, Moisés a fere DUAS VEZES parecendo agressivo (Nm 20:11) quando agora ela figurava o Salvador que só seria ferido na Cruz, jamais por Moisés o qual age com desrespeito (1Co 10:4). Nosso Criador fala a Moisés e Arão coisas duras: - Porquanto não me crestes em mim, PARA ME SANTIFICAR diante dos filhos de Israel, por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho dado (Nm 20.12). Em Deuteronômio 32:51, o Altíssimo detalha: - Porquanto prevaricastes contra mim no meio dos filhos de Israel, nas águas da contenção em Cades, no deserto de Zim. Pois ME NÃO SANTIFICASTES no meio dos filhos de Israel. Em Salmos 106.32,33 encontramos: - "Indignaram-no também junto às águas da contenda, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles. Porque irritaram o seu espírito, de modo que FALOU IMPRUDENTEMENTE com seus lábios". Moisés desagradou profundamente ao Pai. Números 20.10: - E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e disse-lhes. Ouvi agora, rebeldes, porventura TIRAREMOS água desta rocha para vós? Uma expressão egoísta "tiraremos", outra duvidosa "porventura" também ocultou a glória devida ao Criador. A frase apropriada seria: - "Ouvi agora, rebeldes, nosso Pai dará água desta rocha para nós!".

A arrogância fez com que Moisés perdesse a terra Prometida? Talvez não tenha sido só isso!

Vejamos em Êxodo 8:26 - E Moisés disse: Não convém que façamos assim, porque sacrificaríamos ao Senhor nosso Deus a abominação dos egípcios; eis que se sacrificássemos a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos apedrejariam eles?

...e ainda em Números 21:5-9 "E o povo falou contra *Deus (que Deus?) e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o *Senhor (que Senhor?) mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o *Senhor e contra ti; ora ao *Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. E disse o *Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia"

O Pai Altíssimo pedindo para fazer serpente? Estranho!

Mas, o que encontro em  Jeremias 7:22/23 - "Porque nunca falei a vossos pais (Moisés e Abraão), no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios."

Agora em Atos 7:40-44 - "Dizendo a Arão: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque a esse Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu. E naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos. Mas Deus se afastou, e os abandonou a que servissem ao exército do céu, como está escrito no livro dos profetas: Porventura me oferecestes vítimas e sacrifícios No deserto por quarenta anos, ó casa de Israel? Antes tomastes o tabernáculo de *Moloque,E a estrela do vosso *deus renfã, figuras que vós fizestes para as adorar.Transportar-vos-ei, pois, para além da Babilônia. Estava entre nossos pais no deserto o tabernáculo do testemunho, como ordenara aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto."

Quanto aos sacrifícios
– Isaías 1:11/17 - "De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas."

Assuntos Relacionados
- Libelo de sangue o sangue das vítimas sacrificadas é utilizado em rituais e/ou atos de canibalismo. As vítimas dos supostos sacrifícios são, em geral, crianças http://pt.wikipedia.org/wiki/Libelo_de_sangue
- Libelo de Sangue Rodes http://pt.wikipedia.org/wiki/Libelo_de_Sangue_de_Rodes

Bom, que a bíblia foi *blasfemada não há mais dúvida e se houver é porque não se conhece a história de Constantino. Todavia, dentro da bíblia é possível encontrar as Escrituras Sagradas.

*A Saber:
Deus - havia muitos deuses naquela época e hoje igualmente, por isso, devemos nos atentar para qual deles o texto sagrado faz menção se é o Altíssimo ou se são deuses pagãos;
Senhor - naquele tempo era comum os seguidores de uma crença ou escravos chamarem assim seus líderes ou patrões, o mais comentado é Baal deus fenício, como há outros no paganismo;
Renfã - demônio cuja forma é uma estrela.
Blasfema - tirar o mérito de alguém e dar a outrem.

Minhas considerações:
Do Pai cuja lei é: não matarás – Êxodo 20:13
Do Salvador nosso Juiz é o Filho, o Messias que encontramos em João 5:22: E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo 
O acusador é satanás. Mas Moisés também é o acusador em João 5:45? “Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.
Logo, o Pai misericordioso, o Filho Salvador e o acusador Moisés que matava.

Salvação - Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24
Nosso Pai Altíssimo, Criador de todas as coisas tem uma fala inconfundível e queremos sempre reconhecê-la!

Mi - Cps, 12/06/11

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Relações com qualidade

No entardecimento das horas reflito e sempre acho motivos para amanhecer na inteireza do ser que carece e pede vida. Sentido que apenas a alma alcança e decifra. Compreender pessoas requer analisá-las. Há pedidos que não podemos negar, porque o outro que nunca deveria ter que pedir. Conflitos também nascem de exigências invasivas, que ultrapassam direitos e conveniências. Permissões aparentemente inofensivas podem seqüestrar comodidade alheia. Não devemos permitir que o outro perca sua pertença. Claro que nunca percebemos fazê-lo, mas fazemos. Análise gera mudança e mudança da qualidade ao convívio.

Mi - Base: FM - Cps, 09/06/11

Perturbalidade

Kierkergaard dizia que compreenderemos melhor a vida se olharmos para trás, mas se quisermos vivê-la devemos olhar para frente. Se não vivemos tão bem, deve ser devido a nossa incompletude, porque as pedras de Drummond, aquelas do meio do caminho, não podem atrapalhar nossa caminhada. Conforme Cora Coralina, na vida quebramos pedras, mas também plantamos flores. Ganhamos oportunidades para nos tornarmos melhor mesmo que seja um pouquinho a cada dia. Perde esta chance aquele que pensa ser perfeito. E como é comum apontar e reclamar do defeito do outro, quanto tempo perdemos com isso! É bem verdade que há pessoas que roubam nossa serenidade nos perturbando. Nunca devemos empoderar quem não nos conheça bem ou quem não nos quer bem. Permitirmos o bom diálogo entre a razão e a emoção é suficiente para que a serenidade ocupe o lugar da perturbação. Necessitamos da convivência e ela pode ser agradável se houver humildade. Ás vezes o outro fala muito sem nos escutar e conviver é uma troca. Platão dizia que o erro não é fruto da maldade e sim da ignorância. Erramos quando ignoramos o outro. Todos os dias somos perturbados cometemos erros temos medos, mas temos discernimento, coragem e serenidade também, só é questão de saber decidir a ordem delas.
Mi - Base:GC - Cps, 09/06/11

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Artesã-nata III

1ª Feira de Artesanato do enxuto

Meu espaço


Visitas aos colegas


Também recebemos visitas

O evento foi das 09 às 19:hs


Feedback


Assim sendo...


... agradeço principalmente o Deus que tenho!
Pela Ivone que sempre está comigo. Pelos incentivos do Wilson, Ivani, Lú, Piti e da Andy, claro! Pelos dois dias alegres cansativos e especiais. Pelo que li nos olhares dos que me receberam. Por isso dou Graças à Deus em tudo!!.


Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação” Mário Quintana

Mi - Base:FM - Cps, 06/06/11