Páginas

sábado, 30 de julho de 2011

Heróis ? Sim!

Nicholas Winton (19/05/09), herói britânico anônimo dos campos nazistas que organizou o resgate de 669 crianças judias na antiga Tchecoslováquia, salvando-as da morte certa nos campos de concentração nazistas antes do início da Segunda Guerra Mundial.

Comovente matéria exibida no programa Fantástico em 23/12/2007.


Aracy Guimarães RosaBrasileira do Paraná foi morar com uma tia na Alemanha.
1 - Em1938, no Brasil entrou em vigor, a célebre circular secreta 1.127, que restringia a entrada de judeus no país como encarregada da seção de vistos resolveu ignorar a circular por sua conta e risco. Continuou a dar vistos a judeus. Quantas vidas salvou dos nazistas?
2 - Ano de 1968 vigência do AI 5, já no Brasil, ela soube que um compositor era procurado pela ditadura militar. Abrigou-o até conseguir fugir para país vizinho.
Aracy enviuvou em 1967 e recusou-se a viver da glória de um dos maiores escritores. Quem tanto tinha a nos contar, por ironia do destino sua memória foi se apagando. O pior é que a memória nacional também se esquece dela nas comemorações da publicação de Grande Sertão: Veredas, a mais importante obra-prima de seu marido Guimarães Rosa que a imortalizou.
Mulher que desafiou o nazismo, o estado novo de Getúlio Vargas e a ditadura.

sábado, 23 de julho de 2011

A vida é mesmo assim!

Homenagem à colega (**) do 8º período de Negócios Internacionais


















As fotos que tenho com ela (**) tiramos na faculdade no dia da Feira das Nações, aula de Marketing Internacional ao estudarmos e vivenciarmos culturas étnicas. Naquele dia todo espaço reservado ao evento havia expectativa integração entre os alunos que se esforçaram muito para este trabalho que valia 2 pontos e tiramos a nota máxima. Nossa professora de MKT e outros professores se surpreenderam com a proporção e os resultados alcançados! Muito trabalho antes do acontecimento. Além de aprendermos sobre outra cultura aprendemos muito sobre trabalho em equipe, companheirismo, confiança e diversidade.

Nosso grupo representou a Índia

















Houve muito nervosismo e ansiedade para que tudo ficasse pronto a tempo e ficou, mas houve divertimento também! A feira se deu no último semestre do último ano.

Tudo muito bem! O tempo passou e mesmo sem ver ou saber da maioria deles torço para que todos estejam bem e com muita saúde.

Infelizmente a colega nos deixou. Motivo: Cirurgia de redução de estômago. Senti muito! Não sei quando aconteceu, só soube ontem.

Cps - Mi - 23/07/11

Benefícios na capoeira

Esporte também infantil que trás benefícios para a saúde física e mental das crianças. Despertar hábito esportivo já na primeira infância pode evitar problemas na adolescência. O esporte ajuda no desenvolvimento físico, mental e na convivência saudável de relacionamento com outras crianças. Encontrar um esporte que goste é regra válida para todas as pessoas. A prática esportiva a ajudará a ter mais confiança em si mesma, inclusive a superar alguma patologia.
Um dos exercícios físicos mais completos, por misturar luta, dança e canto. Gostosa atividade com jeito de brincadeira nos movimentos descontraídos.


A capoeira foi uma luta como forma de defesa e arma em busca da liberdade introduzida no Brasil pelos escravos africanos. Hoje seu som alegre e contagiante transformado em esporte e uma brincadeira que ensina musicalidade, além de desenvolver a coordenação motora e acima de tudo adquirir disciplina e comandos

Outros benefícios:
• flexibilidade estática e dinâmica;
• ritmo e agilidade;
• equilíbrio e elasticidade;
• força e resistência;
• potência muscular e respiratória;
• coordenação motora;
• disciplina e respeito ao próximo;
• concentração;
• reflexo;
• coragem;
• criatividade.

É isso! http://is.gd/eFtXTA

Mi - Cps, 23/07/11

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Outro Evento

09 a 16 de Julho de 2011.
Novas amizades
Que bom! mais uma semana de um trabalho abençoado!

"Cada Século tem um espírito que o caracteriza: o espírito do nosso parece ser o da liberdade". Diderot

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Absurdo

Pai e filho abraçados num evento são agredidos por grupo homofóbico.
Brasileira de Campinas vencedora do Miss Itália no Mundo sofre racismo.

Agressões estão realmente por toda parte. Agredir alguém fisicamente, com palavras grosseiras, sutilezas irônicas, ou inventar fatos na tentativa de fazer prevalecer o modo de ser, parece ser uma ordem mundial.

Quem não está acostumado com afeto termina esquecendo-se de questões importantes, logo desaprendem muita coisa, como por exemplo: RESPEITAR O OUTRO! O pior é quando a agressão parte de pessoas que vivem dentro dos templos e usam preceitos religiosos quando justificam suas atitudes.

Como pode Deus ser o escudo de tais misérias? Não canso de dizer: Deus de maneira nenhuma nos ensina absurdos e covardias. Mas nós, cada vez mais sacralizamos as maldades em nossa vaidade espiritual.

Sou muito imperfeita principalmente para compreender a condição humana. Jamais conseguirei mudar pessoas, mas posso começar comigo escrevendo sobre aquilo que me indigna para não cometer quem sabe, os mesmos erros. Paciência ajuda evidentemente, mas às vezes não a encontro.

Para quem tem amigo e o respeita, feliz dia!
Mi – Base:FM – Cps, 20/07/11

terça-feira, 19 de julho de 2011

Irmãos de Jesus?

Então me pergunto:
- Jesus é Deus, Deus teve irmãos humanos?
Evangélicos argumentam sobre vários textos do Novo Testamento e chamam Jesus de "filho primogênito" também citam Seus "irmãos", como por exemplo em Mc 6, 3: "Tendo Jesus pregado em Nazaré, sua cidade natal, os ouvintes, admirados, perguntavam donde Lhe provinha tanta sabedoria, e acrescentaram: 'Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, de José, de Judas, de Simão? E as suas irmãs não estão aqui entre nós?"

Católicos acreditam na virgindade permanente de Maria, que na condição de Mãe de Jesus, verdadeiro Filho de Deus permaneceu virgem, antes, durante e depois do parto.

Conforme alguns exegetas e doutores bíblicos que estudaram em Israel na língua original do Evangelho explicam que a língua era deficiente de substantivos, mas exagerada nos verbos. Não havia palavras para nomear parentescos, então usavam a palavra irmão referindo aos parentes próximos como primo ou enteados por exemplo.

- Mt 27, 56 vemos que, entre as mulheres que assistiram a crucifixão estavam "Maria Madalena e Maria mãe de Tiago e de José e a mãe dos filhos de Zebedeu", portantos nos textos havia aos pés da cruz, Maria mãe de Tiago e de José, os mesmos nomes que em Mc 6, 3 chamam de irmãos de Jesus.

Era a mãe de Jesus ou uma outra Maria? Analisemos o texto: Jo19, 25: "Estavam junto à cruz de Jesus sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria esposa de Cleofas, e Maria Madalena". Maria mãe de Tiago e de José era a irmã de Maria mãe de Jesus.

Conforme Hegesipo, o mais antigo historiador da Igreja, do século II, Maria (a irmã da Virgem Maria) e Cleofas, eram os pais de Tiago, José e Judas que se apresenta como irmão de Tiago no início de seu livro. Segundo Hegesipo, Cleofas era irmão de José (marido da Virgem). Simão, o quarto dos "irmãos" de Jesus, também era filho de Cleofas.

Afinal, Tiago, Jose', Judas e Simão são primos ou irmão de Jesus? Há outros relatos dizendo que José (esposo da Virgem) era viúvo com duas filhas e quatro filhos, cujos nomes eram os mesmos acima citados. (http://www.cademeusanto.com.br/sao_jose.htm )

Tentemos compreender através do país, língua, cultura e do tempo em que viveu Jesus. O aramaico língua arcaica e extremamente pobre de expressões, uma palavra significava várias coisas ou outras realidades dependendo das circunstâncias. Os países vizinhos falavam o grego, língua cheia de vocábulos e conceitos.

No Novo Testamento, há escritas aramaicas e gregas. No aramaico a palavra "ha" (irmão) significava pertencer a uma família, não só filhos, mas também primos ou parentes distantes.

Por usarem algumas vezes a palavra "primo" percebemos a influência grega nos textos, ex: - Gn 13, 8: "Abraao disse a seu sobrinho Ló, filho do seu irmao: 'Somos irmaos' "; Gn 14, 14-16. Gn 29, 12-15: Jaco' se declara irmão de Labao, quando na verdade era filho de Rebeca, irmã de Labao; e ainda: 1 Cr 23, 21-23; 1 Cr 15, 5; 2 Cr 36, 10; 2 Rs 10, 13; Jz 9, 3; 1 Sm 20, 29.

Primogenitura – em Lucas 2, 7 temos: "E deu (Maria) à luz seu filho primogênito e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria". O termo "primogênito" apresentaria Jesus como primeiro filho seguido de outros, mas no sentido bíblico a palavra não é sinônimo de quantidade, ou o primeiro filho e sim qualidade.

A primogenitura daria ao primeiro filho o especial amor dos pais, especiais bênçãos de Deus, com direito de ser chefe dos outros irmãos, caso tivessem. Não significa, em absoluto, que o "primogênito" teria após ele irmãos, bem poderia ser filho único.

Podemos compreender que Jesus Primogênito e Unigênito de Deus é de Maria também?

Na crucifixão, Jesus confiou Sua Mãe a João. Se Maria tivesse mais filhos, evidentemente esses assumiriam tal cuidado, mesmo porque no ambiente judaico Jesus desaforaria os irmãos carnais entregando a mãe a uma pessoa fora de sua entranha!

Bem! A revelação terminou com a morte do último apóstolo, mas não finalizou. Continuamos avançando a fim de compreender o que foi revelado. Muitas coisas não compreendíamos no passado, agora a ciência nos ajuda de jeito novo sem que desprendamos de nossos princípios.

Mas as diferenças não devem causar dificuldades de relacionamentos e sim respeito. Deus age mesmo quando não noticiamos esta ação. Há pessoas que nem freqüentam tanto a igreja, mas se aprofundam em teologia e não fazem do conhecimento arma para atacar quem crê diferente, porque Deus se revela a todos.

Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.” João 10:16

Mi - Cps, 19/07/11
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/afamiliaterrenadejesus.htm
OBS.: Texto baseados nos trechos de artigos publicados na revista "Diálogos Ecumênicos" de D. Estevão Bittencourt.

domingo, 3 de julho de 2011

A saga filosófica

Filosofamos quando questionamos ou tentamos solucionar sobre a existência humana e o universo. Já ouvimos muito mas sempre é bom repetir que a filosofia é uma palavra que vem do grego e significa: amor ao saber.
Escola de Atenas - Aqui Rafael nos apresenta os mais importantes filósofos, matemáticos
e cientistas da Antiguidade. Detalhe ao centro onde Platão segura o Timeu e aponta para o alto
identificado com o ideal o mundo inteligível e Aristóteles segura a Ética e a mão na
horizontal, representando o terrestre, o mundo sensível.
No século VI a.C., Antes de Sócrates - A primeira corrente do pensamento surgiu na Grécia Antiga por volta do século VI a.C. e os sophos (sábios) explicavam muitas coisas racionais, com base na mitologia. Os filósofos Pré-Socráticos como os físicos Tales de Mileto, Anaximandro e Heráclito eram preocupados com o Universo e com fenômenos naturais, se explicavam através da razão e do conhecimento científico. A idéia de que tudo preexiste à alma, por ser imortal era de Pitágoras. Demócrito e Leucipo defenderam a formação de todas as coisas, a partir da existência dos átomos.

Período Clássico - Os séculos V e IV a.C. foram de grande desenvolvimento cultural e científico. A esplendorosa Atenas e seu sistema político democrático proporcionaram o desenvolvimento do pensamento. Época dos sofistas e de Sócrates. Os sofistas, Górgias, Leontinos e Abdera, defenderam a formação do cidadão pleno para atuar politicamente no crescimento da cidade preparado para falar bem ( retórica ), pensar e manifestar suas qualidades artísticas. Sócrates refletiu sobre o homem, buscando entender o funcionamento do Universo dentro de uma concepção científica, para ele a verdade estava intimamente ligada ao bem moral do ser humano. Ele nada registrou, só conhecemos suas idéias através de Platão seu discípulo, que defendia a função de entender o mundo da realidade, separando-o das aparências. Nesta época Aristóteles desenvolveu os estudos de Platão, de Sócrates e a lógica dedutiva clássica, como forma de chegar ao conhecimento científico. A sistematização e os métodos foram desenvolvidos para se chegar ao conhecimento pretendido partindo sempre dos conceitos gerais para os específicos.

Depois de Sócrates - O Período Pós-Socrático vai do final do período clássico (320 a.C.) até o começo da Era Cristã e representou o final da hegemonia grega política e militar.
- Ceticismo: segundo os céticos, a dúvida é sempre presente, pois ninguém conhece forma exata e segura de nada.
- Epicurismo: conforme os seguidores de Epicuro, o bem origina da prática da virtude, desta forma corpo e alma não sofrem para chegar ao prazer.
- Estoicismo: os estóicos como Marco Aurélio e Sêneca terminantemente defenderam a razão. Fenômenos exteriores a vida como a emoção, o prazer e o sofrimento eram irrelevantes.

Idade Média - O Pensamento Medieval influenciado pela Igreja definiu as formas de sentir ver e pensar com o teocentrismo (Deus no centro de todas as coisas). Conforme o importante teólogo romano Santo Agostinho, o conhecimento e as idéias eram de origem divina. Buscar-se-iam nas Palavras de Deus as verdades sobre todas as coisas. Mas do século V até o século XIII, a Europa ganha uma nova linha de pensamento: a escolástica, ou seja, várias idéias com o objetivo de unir o pensamento racional de Platão e Aristóteles à fé. São Tomás de Aquino foi o principal representante.

Modernidade - No fim da Idade Média nasceu o pensamento moderno, a burguesia, o Renascimento Cultural e Científico. Ganharam novos rumos os modos de pensar sobre o mundo e o Universo: a definição do conhecimento deixou de ser religiosa e entrou no âmbito racional e científico; o teocentrismo deu lugar ao antropocentrismo (o homem no centro de todas as coisas); Descartes criou o cartesianismo e considerava a razão base de todo conhecimento.
- No século XVII, o inglês Bacon ensaiou o método experimental, conhecido como empirismo, Hobbes e Locke desenvolveram seus pensamentos. A sociedade burguesa em crescimento econômico e político aderiu seus ideais ao empirismo e idealismo.
- No século XVIII aparece o iluminismo em pleno século das Luzes . A experiência, a razão e o método científico foram as únicas formas de obter conhecimento. Nesta época tivemos Kant, Hegel, Montesquieu, Diderot, D'Alembert e Rosseau. O homem sai do desconhecimento.
- Século XIX - Comte foi destacado pelo positivismo. O ideal de uma sociedade baseada na ordem e progresso influencia nas formas de refletir sobre as coisas. A história falou por si e o método científico controlado e medido, foi a única maneira de se chegar ao conhecimento. Neste mesmo século, Marx partoria a teoria marxista no método dialético do materialismo histórico para entender a sociedade e assim modificá-la. Com a revolução proletária, a burguesia sairia do controle dos bens de produção e os trabalhadores assumiriam o controle. Também neste contexto, Nietzsche críticou duramente aos valores tradicionais da sociedade, representados pelo cristianismo e pela cultura ocidental afirmando que o pensamento que liberta se for livre de qualquer forma de controle moral ou cultural.
- Século XX - Na Contemporaneidade há várias correntes de pensamentos simultâneas. Com o italiano Gramsci, os franceses Lefebvre, Foucault, o argelino Althusser e o húngaro Lukács surgiram novas propostas e releituras do marxismo. Graças aos estudos estruturalista do belga Lévi-Strauss a antropologia tornou este período uma importante influencia ao pensamento. O maior representante da fenomenologia (descrição das coisas percebidas pela consciência humana) foi Husserl. Devido às reflexões do existencialista Sartre a existência humana ganha enaltecidade.

Será?

sexta-feira, 1 de julho de 2011

No Ateliê

O artesão não é outra coisa senão aquele que gosta de fazer suas próprias peças e acessórios dos mais variados tipos e estilos. Normalmente inventa técnicas e formas de fazer coisas de maneira diferente ou sempre experimenta novas maneiras de fazer as mesmas coisas.

O que faço:

 - Colares em tecidos ou não.
Adornos surgiram nas antigas civilizações com os mais surpreendentes significados. A proposta hoje está em nos dar sensações de bem estar, beleza num gracioso acabamento que eleva nossa alto estima. Dependendo do emocional um pequeno brinco, um grande colar ajuda e muito a decidir nosso astral.

Os enfeites artesanais são feitos de materiais como: metais, tecidos, conchas, pedras, madeira, dentre tantos outros nobres ou não e de formas imagináveis.
Artigo relacionado = http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u11563.shtml

- Cachecol – do Francês "cacher" = esconder ou ocultar + "col" colo ou pescoço. Faixa longa de tecido, ou lã, que utilizamos em volta do pescoço em dias frios. Dizem ser o pai da gravata. Segundo a história surgiu em Roma (I a.C.), nos dias de muito calor os soldados romanos, se refrescavam usando o "focale" (pano molhado) amarrado ao pescoço. Os franceses aderem o estilo e começam a usar o "cravate" (lenços no pescoço). No século XIX vem a gravata moderna. Ainda hoje muito vocalistas usam no frio, o cachicol assim mantem a garganta quentinha, além de ficarem com um charme todo especial evitam a rouquidão ou até mesmo a perda da voz temporariamente. E nós mulheres aproveitamos também para ficarmos elegantemente graciosas.

- Echarpe - derivada do cachecol assim como o chale, foulard, bandana e estola. De modo geral é feita de tecidos variados. Usamos no pescoço, nos ombros, na cintura, no cabelo ou na bolsa. Obrigatório em algumas religiões, a verdade é que a echarpe. Acessório coringa muito versátil e charmosíssimo que nunca sai de moda.

Lenço/Echarpe - é uma peça coringa, que pode ser usado de diversas maneiras, além de enfeitar a produção


 

Colares - entre os variados maxi e mini colares e pingentes de pérola clássica, contemporânea ou não. Do jeito tradicional ou misturando a outros tipos de colares com nó podemos criar produções além de modernas e sempre terão um toque elegante. Os acessórios são fundamentais para nosso guarda-roupa. Mais do que boas compras são peças clássicas indispensáveis que podem fazer toda a diferença na produção do look.

- Headband 
(do inglês e significa “uma faixa usada em volta da cabeça”). Mas, a tiara headband nasceu na Grécia na forma de coroa com folhas de loro, Com elas os gregos nomeavam pessoas em ocasiões especialmente importantes. Em seguida os romanos começaram a decorá-las com ouro e prata.

Nos anos 40, ela voltou adornando muitas cabeças. Já nas décadas de 60 e 70 foi um  acessório que se popularizou para ambos os sexos e não faltava no visual da moda hippie. Depois foi substituído por bonés, arcos, tiaras e presilhas.

Mas, como tudo que vai volta, ela nos visita agora em vários estilos para ajudar a enfeitar as próximas estações. Hoje as headbands são tendências e estão com tudo nos modelos e materiais diferenciados agradando todos os gostos, como nas pérolas, laços, cristais, fitas, flores, trançadas, em couro, correntes, com brilho, tachas, rendas e apliques com bandôs coloridos.

Pulseirinhas em coro metais pedra e tecidos
 

Anéis


Xuquinhas








Curiosidade:

Na cultura cigana a dança nasce com eles no momento em que abrem os olhos para enfrentar a dura vida. Desde criança ouvem e dançam as seguidillas, a rumba, as alegrias e o flamenco - ritmos e sons tradicionais - produzidos pelas guitarras, violinos, violões, acordeões, címbalos, castanholas, pandeiros, palmas das mãos e batidas dos pés, que aprendem com parentes e amigos nas festas da kumpania (acampamento).


Interessante é o significado dos acessórios na dança cigana:
XALE - dançar com o xale representa agradecer todas as dádivas ao criador, a sua força, o poder de ser mãe, o poder de seduzir o seu amor e também proteção e família.É usar toda poesia, força e magia. Nunca deixar outra pessoa pegar no xale, não derrubar, pois ele é a sua essência feminina. Enfim...dançar com o xale é agradecer,exibir e proteger suas estrelas.

SAIA - Representa toda a força cigana, a sedução, respeito e alegria e quanto mais rodada a saia, maior é a sua força.bater a saia é limpar, ordenar ou mesmo harmonizar as energias que estão equilibradas.A saia guarda o nosso útero que ser mãe é uma dádiva divina.

PULSEIRAS - Representa o poder material que a cigana tem.

PANDEIRO -Representa alegria e festa muita festa.

LEQUE -Representa sedução, romantismo e poder.

ROSA - Representa conquista,sedução, amor.

ECHARPE OU LENÇO - Representa união,casamento e amor.O lenço também é utilizado para a prova da virgindade.
TOCHAS - Representa purificação e limpeza

CESTAS DE FLORES, FRUTAS E PÃES - Oferendas e presentes.

CASTANHOLAS - Ritmo e musicalidade

FITAS - Representa a alegria,limpeza e a infantilidade
E outras peculiaridades