Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

“Quem não vem pelo amor virá pela dor!!”

Vira e mexe alguém vem me dizer a célebre frase: "se não for por amor irá pela dor", não é fácil ouvir sem explicar que o termo é antibíblico e sem fundamento da forma em que ele é colocado, aliás, nunca o encontrei nos textos sagrados. Talvez seja simplesmente uma tradição popular ou coisa do *gêneros tiradas da mitologia grega e não palavras bíblicas.
Claro que sempre recorremos a Deus quando estamos em dificuldades, sem dúvida nestas horas nos aproximamos mais. Quando erramos, nunca nos livramos das conseqüências e isso é realidade. Deus evidentemente não quer que erremos, mas assim agimos mesmo sabendo que Ele jamais altera Sua própria lei (livre arbítrio).
Agora dizer que se não obedecermos Ele nos castiga já é um conceito bem distante daquilo que Jesus ensina.
Citar versículos bíblicos sem o comprometimento de sua autenticidade é muito perigoso, afinal estamos falando em nome de Deus, portanto todo cuidado é pouco para não distorcê-los. O mais assustador é que os discursos religiosos ainda insistem em disseminar o “deus” repressor.
Dois exemplos ilustrativos:
- Um “deus terrorista” repressor e vingativo sabendo que não vamos ligar para o seu aviso, então cria um mal onde antes não existia, só para nos machucar. Ao corrermos machucados e chorosos em Sua direção Ele nos diz: “não veio por bem veio por mal”. Este que mais ouço, com testemunhos e tudo mais.
Prova todos teremos, quando erramos o Senhor nos educa, nos disciplina de forma cuidadosa. Não acredito que por trás de Jesus esconde um “deus” punitivo. Lógico que na maioria das vezes precisamos de “puxões de orelhas”, que não é sinônimo de vingança.
- Deus, cuja essência é amor nos avisa sobre armadilhas existentes, a qual já é de Seu conhecimento. E nós como sempre, não damos a devida importância. Machucados e chorosos então corremos para Ele. Isso é um fato e vale a expressão quando tem o sentido de: “Você não ligou quando te avisei era isso que Eu queria evitar”.
Já em provérbio 11:9 entendo que a hipocrisia arruína os desavisados porque os atentos se libertam devido o conhecimento de Sua Palavra, ou seja, atentemo-nos naquilo que o Senhor esta verdadeiramente nos dizendo para não atribuirmos coisas que não é da natureza dEle. Deus convida e o humano pressiona!

* Curiosidade

Segundo a mitologia grega, o deus supremo bravo e vingativo é Zeus, dono de um coração repleto de ódio e um imenso prazer em maltratar humanos. Dizem que certa vez Prometeu tirou uma faísca do sol para iluminar a inteligência humana e Zeus impiedosamente o puniu criando especialmente para Epimeteu (irmão de Prometeu) Pandora, a primeira e muito bela mulher. Prometeu imediatamente o advertiu para não aceitar nada do malvado Zeus que chegou ao casamento com um presente. Conforme a lenda Pandora muito curiosa abriu a caixinha e de lá saíram todos os males para acabar com a felicidade na terra.

Interessante o mito de Pandora, porque nos leva inúmeras conclusões e traz consigo relações com outras lendas crendices e culturas que se misturaram aos discursos religiosos mostrando um deus duvidoso preconceituoso, sobretudo vingativo.

Fonte: http://filosoficancia.wordpress.com/2010/12/01/o-mito-de-pandora/

domingo, 24 de junho de 2012

Quando o calar é melhor que falar?

Há momento em que o silêncio tem o poder sobre a palavra. Falar é como se fosse prata e o silêncio ouro, depois de falar a palavra rouba-nos o domínio. O vivido não cabe na descrição e há fatos que nem merecem comentários, para não expô-los a banalidade verbal. Triste mesmo é falar muito e não dizer absolutamente nada. Vale a pena vez em quando pactuar com as palavras para hospedar o silêncio fecundo que por si só são cheios de significados, porque nem sempre a verdade nos chega pelas palavras Há dias em que a única novidade que queremos é a contemplação. Não dá para consumir a breve vida no oposto do que somos e dizemos. Liberdade existe em cada um de nós e libertá-la é dar oportunidade para Deus quebrar os grilhões de tudo o que nos escraviza. A liberdade interior é fruto divino que bem analisada fomenta virtudes. Outro dia li que todos os membros humanos são eretos e ficam fora do corpo, só a língua é horizontal, interna rodeada por paredes de ossos e de carnes. Então não é para se pensar o por que? Em Eclesiastes 3: 1/8 lemos que tudo tem o seu tempo determinado [“... tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar...”] [“ ...tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.”] Sim! É necessário nos aquietar, mas não podemos esquecer-nos do tempo para refletir e falar!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Postura complicada

Quem não sabe que esperanças vêm conforme a realidade e o amor é fruto da generosidade, não da obrigação? Criamos a todo instante inúmeras expectativas e depois não sabemos o que fazer com as frustrações que provem delas. Se a vida for aquilo que ela propõe ser, não desperdicemos energia querendo ter razão sobre todas as coisas. Silêncio também é sinônimo de “não concordo”. A Hermenêutica não dá espaço para ilusões, porque a vida não poupa ninguém.

Parece que sofrer com o sofrido é natural, mas alegrar com o alegre... Bem, mas o que nos capacita para isto? Maturidade espiritual! A grande proposta é quando o discurso incomoda, porque desperta a curiosidade e nos aproxima da verdade. Já foi dito: “Meu povo sofre por falta de conhecimento” (Oséias 4:6).

Pelo menos a logicidade nos permite saber que Deus está acima da nossa compreensão. Nosso limite obedece à Ele e revela só aquilo que podemos entender, isto também é uma verdade absoluta e não entender não significa não acreditar.

CORES CHEIAS DE CHARME AGORA

De algum tempo para cá ouço nomes relacionadas às cores e fico pensando, qual será esta cor? São cores que todos conhecemos aliá na minha primeira alfabetização, a caixa de lápis de cor era de 12, mas eu tinha duas amiguinhas bastante riquinhas (irmãs gêmeas) e cada uma delas tinha estojo com 36 e nós fazíamos os deveres juntas só que estudávamos em colégios diferentes, lógico!
A cor tem uma importância significativa inquietante e fascinante em nossas vidas. Alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas. Concordo! Não sei se é a globalização que exige de nós tanto estrangeirismo ou se o luxo só existe longe da Língua Portuguesa. O que diriam os Modernistas de 22 com esta tendência à inovação?

ANIMAL PRINT
Print, estampas de bichos que agracia qualquer das estações pelos devido os tons neutros e terrosos! Agora elas chegam em qualquer cor, vivas ou apagadas em vestimentas acessórios, calçados, esmaltes e em uma infinidades de outras coisas ou objetos.


BURGUNDY
Bordeaux, bordô ou simplesmente vinho que deriva do vermelho escuro quase marrom finalizado num tom meio arroxeado. A cor leva o mesmo nome do vinho de Borgonha/ França. A cor clássica e atemporal sempre visita o inverno, em outras palavras: é moda! No nosso idioma podemos sem medo chamar o burgundy de Borgonha.




CIANO ou CIÃO
Mais ou menos o resultado do azul e verde que chamamos de azul turquesa, azul-piscina ou verde-água. Turquesa significa pedra turca, porque os turcos que apresentaram a pedra à Europa e seu verdadeiro nome era Fayruz (pedra da sorte)




FENDI
A queridinha dos arquitetos com a finalidade decorativa no couro, madeira, papel, paredes, estátuas, tapetes, vasos e etc., contrastando com o dourado ou prateado. É mais precisamente uma marca, a cor é patenteada pela empresa e originou das famosas bolsas Fendi que tem dois tons, o clarinho e o mais escurinho. Para nós é o achocolatado e nada impede que a usemos em roupas, sapatos ou acessórios.

FÚCSIA ou MAGENTA
Mistura do Rosa, Violeta ou Roxo. Cor feminina jovial e vibrante dependendo da combinação fica bem à todos! As mais discretas optam por um acessório fúcsia, as meninas mais ousadas investem em roupas, sapatos, acessórios, makes, esmaltes e mais uma infinidade de produtos com toque de alegria para quebrar os dias sombrio do inverno! Fúcsia é uma florzinha que tem essa cor magenta de fundo azulado, muitos a chamam de rosa vibrante.






NUDE
Não é bege e definimos aos tons de pele. Expressão vinda do inglês e significa nu, logo qualquer tom de pele é nude. Igualmente as outras cores há várias tonalidades. As curiosidades da cor é que sapato nude alonga as pernas, as roupas pedem acessórios contrastantes e podemos combinar o visual num ouro velho. O preto como sempre enriquece e ainda temos os tons fluo vindo dos esmaltes (das marcas Big Universo e Impala), que brilham no escuro ou na luz negra
- (nude branquinha) - base neutra para se brincar com acessórios e cores.
- (nude rosa) igual o bege rosinha. Combina com colar colorido e muito dourado.
- (nude amarela) quase dourado com brilho diferente.
- (nude negra) marrom-nude ou nude-escuro gosta de alongar a silueta. O café veio cheio de tons para todo mundo, basta achar o tom que mais combina ou permite usarmos o trunfo e cuidar para que o visual não caia na monotonia.

OFF-WHITE
Não é outra coisa senão o nosso branco perolado ou acinzentado, um branco que não é branco, como caqui, gelo ou areia. Uma variação do branco com jeito de guardado muito tempo ou velho é o Off-White e fica um espetáculo no prata envelhecido. O preto está sempre presente obviamente transmite elegância. Só que o Off-White considerado sem graça ou apagadinho antes, agora tem status. Mas é preciso entendê-lo para escolher qual tom combina com a pele de cada um. Importante apostar nos acessórios coloridos. (pulseira do Desfile Sta. Ephigenia/ Arquivo MBPress)

TIFFANY BLUE
Certamente é a variação meio esverdeada clara do já bastante conhecido nosso azul turquesa. Cor herdada da famosa caixinha da joalheria Tiffany&Co. e registrada pela Pantone com o número 1837, ano da fundação da Tiffany em NY.

Há outras cores que ainda tenho que pesquisar, mas por enquanto é só!


Artigo relacionado sobre cor:
- http://ensinarevt.com/conteudos/teoria_cor/  
- http://eduardoconsultoriadeimagem.blogspot.com.br/p/pesquisas-afirmam-que-alguns-segundos.html