Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bebida+Volante? Absurdo!

Como podemos, nós humanos capacitados de raciocínio depender de medidas jurídicas para organizar o convívio porque não sabemos respeitar nossa sociedade?
Precisamos de leis para coibir o uso de bebida alcoólica ao dirigirmos?
Precisamos que leis proíbam o óbvio?
Quem de nós definitivamente não sabe que: combinar bebida com volante não tem a menor possibilidade de dar certo?
Pois criaram leis devido as várias ocorrências de acidentes?
Gente! Quanta falta de educação!
Quanta irresponsabilidade já que nos consideramos seres pensantes!

Aviso 
Motoristas culpados por acidentes e que sobrevivem, aqueles que não respeitam sua vida e nem a do outro. Principalmente motoristas totalmente desprovidos de vergonha:
Bebida e volante são responsáveis por metade das mortes no trânsito brasileiro. Motoristas embriagados assassinam por ano mais de 40 mil de seus semelhantes. E olha que nem falei dos motoristas assassinos sóbrios, grosseiros e sem um pingo de educação. 

Meu amado sobrinho RODERCI, CUIDADO e aproveite a CHANCE de permanecer entre nós que DEUS TE DEU! Claro que não botei todos nós nas fotos abaixo. Mas, estas pessoas representam o que você tem de amor e quem te espera sempre!
- Seu irmão e seus pais...












... sua esposa...
... sua primogênita e sua netinha...
...sua caçulinha..
Veja aí você, moço bonito!
Sem a menor cautela quase perde a vida.
Benito vem pedindo em forma de canção, que tivéssemos prudência no trânsito, coisa que você não esta tendo. O vídeo é triste e serve para você refletir. Pare de dirigir alcoolizado no trânsito! Olhe a vida dos outros! Viva a sua vida convicto de estar fazendo tudo certo!
Sobrinho, boa recuperação, que Deus te abençoe e proteja! 

Juízo!

Mi - Cps, 29/01/2013

sábado, 26 de janeiro de 2013

Jesus e a ciência

Racionalistas, Iluministas ou Positivistas, homens cultos dos Séc.XVII e XVIII, mentores, autores, filósofos materialistas. Segundo a história até entronizaram no altar da Catedral de Notre Dame uma estátua, com a forma de bailarina que representava a “deusa da razão”, em outras palavras, a ciência determinava em que deveriam acreditar e como Deus não se prova, desqualificavam qualquer ligação com Jesus. Por dominarem o hebraico e o grego estudaram os Evangelhos bem como a vida de Jesus. Entretanto negavam-Lhe a Santidade e no entanto admitiam Seu valor sem a existência de divindade.

Sobre Jesus:
- Adolf Von Harnack (1851/1930) renomado professor, teólogo e chefe do racionalismo alemão. Autor de História do Dogma/A História da Literatura Cristã Antiga/O que é o cristianismo, entre outras. Cientista que incansavelmente estudava Jesus e não chegava ao íntimo de Suas palavras, assim escrevia: “ a grandeza e a força da pregação de Jesus estão em que ela é, ao mesmo tempo, tão simples e tão rica; tão simples que está encerrada em cada um dos ensinamentos fundamentais por ela expressados, tão rico que cada um de seus pensamentos parece inesgotável, dando-nos a impressão de que jamais chegaremos ao fundo de suas sentenças e parábolas”... ... “Jesus pôs à luz, pela primeira vez, o valor de cada alma humana e ninguém pode desfazer o que Ele fez. Qualquer que seja a atitude que, diante de Jesus Cristo, se adote, não se pode deixar de reconhecer que, na História, foi Ele quem elevou a Humanidade a esta altura”. (A. Harnack, Das Wesen des christentums, 1901, págs. 33 e 34.)... ... “Quem se esforçar em conhecer Aquele que trouxe o Evangelho, testemunhará que aqui o divino apareceu com a pureza com que é possível aparecer na terra(Ibid., págs. 33 e 34)... ... “Que prova de intensa paz e de certeza!(Ibid., pág. 23). E acrescentou: “De um só sabemos haver unido a humildade mais profunda e a pureza de vontade mais completa, com a pretensão de ser mais que todos os profetas que existiram antes dele(P. Wernle, Die Angange Unserer Religion, 1901, pág. 25).
- Alfred Loisy (1854/1940) padre jesuíta, teólogo e filósofo francês. Um dos líderes e fundadores do movimento modernista católico. Brilhante professor de hebraico e exegese bíblica. Suspenso devido divergências com a Igreja resultou em livros proibidos. Perdeu a cátedra e foi excomungado pelo Papa São Pio X. Tornou-se apóstata (ex-católico). Ditos: “Sente-se por tudo em seus discursos, em seus atos, em suas dores, não sei que de divino que eleva Jesus Cristo, não somente por sobre a humanidade ordinária, mas também por sobre o mais seleto da humanidade”. (Le Quatrième Evanglie, 1903, pag 72). ... “O cristianismo representa incontestavelmente o maior e mais feliz esforço até agora realizado para elevar moralmente a humanidade.” (La Morale Humaine, pags. 185-186).
 - David Friedrich Strauss (1808/1874) teólogo, o exegeta alemão inimigo feroz do catolicismo. Estudante de teologia do seminário protestante, depois professor. Escritos: “Cristo não podia ter sucessor que se lhe avantajasse"... ... "Jamais em tempo algum, será possível ascender mais alto que ele, nem imaginar-se nada que sequer o iguale”. (Laburu, pag. 71).
- George Tyrrell (1861/1909) teólogo, filósofo irlandês, de origem anglicana, converteu-se ao catolicismo ordenou-se padre jesuíta, um dos grandes líderes do movimento modernista católico que em 1899 publicou o livro A Devoção Pervertida. Desligado da Companhia de Jesus por não se retratou publicamente e continuou a criticar e a escrever artigos diferentes da mentalidade eclesiástica da época foi excomungado pelo Papa São Pio X. Falou: "Eles queriam ter Jesus por divino, em certo sentido"... "Ele seria Deus à maneira de um sacerdote, de um representante, a manifestação carnal do que Deus significa para nós"... "Jesus seria o mais semelhante a Deus entre os homens".... “Tal é a perfeição que, na ordem intelectual e moral, encontram em Jesus Cristo os mesmos que não lhe reconhecem a divindade, mas O vêm tão superior aos demais homens”. (Jesus or Christ?, Londres, 1909, pag.15).
- Jean-Jacques Rousseau (1712/1778) teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. Um dos principais filósofos e precursor do romantismo, expoente máximo do iluminismo francês. Disse: “Se a vida e morte de Sócrates são as de um sábio, a vida e morte de Jesus Cristo são a de um Deus”. (Laburu, pg.71).
- Johann Wofgang Von Goethe (1749/1832) pensador e escritor alemão não católico incursionado na área científica. Importantes figuras da literatura alemã e do romantismo europeu no final do Séc. XVIII e início do Séc. XIX. Escreveu: “Curvo-me diante de Jesus Cristo como diante da revelação divina do princípio supremo da moralidade”. (Laburu, pag. 71).
- John Middleton Murry (1889/1957) escritor Inglês prolífico crítico proeminente com mais de 60 livros e milhares de ensaios entre eles sobre religião, amplamente conhecido como um intelectual cristão. Relatou: “Jesus é o mais divino dos homens”. (Jesus Man or Genius, Londres e Nova Yorque, 1926).
 - Joseph Ernest Renan (1823/1892) escritor, filósofo, filólogo e historiador francês, autor de Vida de Jesus. Reconhecia-se racionalista radical, entretanto após estudar Jesus concluiu: “ Seu perfeito idealismo, é a mais alta regra da vida, a mais destacada e a mais virtuosa. Ele criou o mundo das almas puras, onde se encontram o que em vão se pede à terra, a perfeita nobreza do: filho de Deus, a santidade consumada, a total abstração das mazelas do mundo, a liberdade enfim(E. Renan, Vie de Jésus, 14 c. XV, XVII, XX; c. XXVIII)... ... “Criou o ensinamento prático mais belo que a humanidade recebeu(E. Renan, Vie de Jésus, pág. 125)... ... “Ele concebeu a verdadeira cidade de Deus, a verdadeira palingenèsia, o sermão da montanha, a apoteose do fraco, o amor do povo, o gosto do pobre, a reabilitação de tudo quanto é humilde, verdadeiro e simples. Esta reabilitação ele a fez como artista incomparável, com caracteres que durarão eternamente. Cada um de nós lhe é devedor do que tiver em si de melhor(Ibid., pág. 294).

- Louis-Auguste Sabatier (1839/1901) teólogo calvinista francês educado na faculdade teológica protestante, que em outras faculdades tornou-se professor, reitor e pai do modernismo francês. Afirmou: “Jesus Cristo é a alma mais bela que jamais existiu; sincera, pura, que conseguiu elevar-se a uma altura a que nunca o homem poderá atingir" (Esquise d'une Philosophie de la Religion d'autorité et la Religion de l'espirit, Paris, 1903).
- Wilhelm Bousset (1865/1920) teólogo alemão, aluno destacado na Escola de História das Religiões tornou-se professor do NT. Seu trabalho mais conhecido envolveu estudos comparativos entre a Igreja Cristã e outras crenças religiosas especialmente o judaísmo helenístico. Afirmou que o pensamento cristão sofreu influência das culturas vizinhas e sistemas de crenças. Talvez o exegeta mais fora do plano da seriedade. Escreveu: "Jesus permanece, é certo, em relação a nós, a uma distância insuperável"... ... "Não ousamos medir-nos com ele, nem nos colocarmos ao lado desse herói" (Jésus, trad. franc. da 3a.ed. alemã. Tubingen, 1907, pág. 72).
- William Ellery Channing (1780/1842) filósofo estadunidense, o "apóstolo do unitarismo", corrente protestante que negava o dogma da trindade cristã, reconhecendo Deus como único porta-voz dos pastores. Seu sermão Cristianismo Unitarista é considerado o documento fundacional do Unitarismo estadunidense. Usou toda a força da ciência em sua oratória para negar radicalmente a divindade de Jesus e apresentá-lo como homem simples. Definiu: "Creio que Jesus Cristo é mais que um homem. Os que não lhe atribuem a preexistência (isto é os que como ele negam-lhe a divindade) não o consideram, por isso, de maneira alguma, simples homem, mas estabelecem entre ele e nós profunda diferença aceitam, de bom grado, que Jesus Cristo, por sua grandeza e por sua bondade, supera toda e qualquer perfeição humana(Discours sur le caractère de Christ).

E então, o que a Ciência Racionalista pensava sobre Jesus? 
- Jesus Cristo é, perante a ciência racionalista, a pessoa histórica de superioridade máxima na Humanidade. - Jesus Cristo é, perante a ciência racionalista, a inteligência mais sublime e mais profunda, da qual recebeu a Humanidade a doutrina mais prática e mais bela, mais simples e mais rica em conteúdo, mais consoladora e reabilitadora. 
- Jesus Cristo é, perante a ciência racionalista, a pessoa sem o mínimo desequilíbrio entre suas qualidades, todas sublimes, e em que reina a máxima harmonia intelectual, afetiva, moral. 
- Jesus Cristo é, perante a Ciência racionalista, a alma mais pura e bela, serena, delicada e plena de luz, de amor e de verdade. 
- Jesus Cristo é, perante a Ciência racionalista, aquele em quem se concentra tudo o que há de nobre, puro e elevado em nossa natureza. 
- Jesus Cristo é Deus? 
LABURU, José A.

 "...[... E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.]... " Mateus 16:13-16

O poder do tempo


Como se define a questão do tempo, o regente sinalizador de regras e da razão? É quem estabelece o espaço entre felicidade e tristeza, dúvida e resposta, saudade e menosprezo. Organizador da infância, juventude, velhice e encarregado da finitude também. Concede as horas, os dias, os anos, as urgências e ressignificados de jeitos diferentes. Convida a olhar e a sair das obrigatoriedades transformando as coisas em graças para que não se perceba o peso de seus fardos. Entender diariamente o instante é o desafio para qualificar o tempo e assim passa-se pela vida vivendo amplamente, porque ele perpassa por tudo. Convence ser ele um aliado de Deus.
Passado, Presente e Futuro, a tríade perigosa de Blaise Pascal (1623/1662) físico matemático, filósofo moralista e teólogo francês do Séc.XVII, autor da obra”Pensées” (Pensamentos) onde se encontra a mais famosa frase: “O coração tem suas razões, que a própria razão desconhece”, fala sobre observar o tempo:
O Presente Inexistente 
"Nunca nos detemos no momento presente. Antecipamos o futuro que nos tarda, como para lhe apressar o curso; ou evocamos o passado que nos foge, como para deter: tão imprudentes, que andamos errando nos tempo que não são nossos, e não pensamos no único que nos pertence; e tão vão, que pensamos naqueles que não são nada, e deixamos escapar sem reflexo o único que subsiste. É que o presente, em geral, fere-nos. Escondemo-lo à nossa vista porque nos aflige; e se nos é agradável, lamentamos vê-lo fugir. Tentamos segurá-lo pelo futuro, e pensamos em dispor as coisas que não estão em nossa mão, para um tempo a que não tem garantia alguma de chegar.
Examine cada um os seus pensamentos, e há de encontrá-los todos ocupados no passado ou no futuro. Quase não pensamos no presente; e, se pensamos, é apenas para à luz dele dispormos o futuro. Nunca o presente é o nosso fim: o passado e o presente são meios, o fim é o futuro. Assim, nunca vivemos, mas esperamos viver; e, preparando-nos sempre para ser felizes, é inevitável que nunca o sejamos". Blaise Pascal, in “Pensamento”

Pascal tem razão, conforme ele vive-se o ido ou o que virá, dificultando a consciência de estar. Viver só o futuro ou só o passado é não vivente e o agora é o presente do tempo para ser vivido já. É natural ter sonhos e memórias desde que lembranças e esperanças não neutralizem, mas facilitem realidades. Atentar-se ao presente não é outra coisa senão viver completo cada ciclo da vida. Talvez seja isso!

Mi, 26/01/13 – Base: FM

sábado, 12 de janeiro de 2013

Tribulação

Nem o abraço de quem mais amamos nos protege dos significados da existência, tampouco traz sentido àquilo que desacontece. Entender e transformar em possibilidade o que deixou de ser, sempre foi obra e o lugar onde Deus acolhe aflitos e desesperados. Ha quem reflete nas sombras luzes que transformam dores em alívios nos dias espremidos sem sujeitar as estruturas do tempo? Com olhares que abrigam e nos dizem que somos inteiros, não pedaços? Só Deus! É a inteireza da solidariedade nos amparando. Quando nós desprovidos de realidade, vem cheio de coerência nos encher a alma de novos sonhos. Idealizar a paz não é viver no admirável mundo da inconsciência. Na coragem para nos salvar do mal adâmico está nitidamente inserido a essência  humana de Jesus. Relembrar semelhante sofrimento é reviver o calvário e a razão, porque o quilate do sacrifício nos fideliza ao Senhor. Gólgota pode significar solidāo e desta receberemos clemência. Pois, no homem morto Deus vive infinitamente na misericórdia. Ressurreição contemplada diante de uma aliança eterna pós tempestade.

Mi – Base: FM – Cps, 12/01/13

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Um dia pra passear

Ivone e eu saímos nesta terça bem cedo. Tomamos café da manhã na 25 de Março, apesar do calor caminhamos por lá. As novidades eram tantas, só que o preço do que queríamos em nada se diferenciava daqui. Por isso compramos quase nada.  


Depois seguimos até Guarulhos, lugar onde marcamos despedir do Lú e Geiza que estavam por aqui nos visitando. No meio do caminho a fome nos pegou, então decidimos almoçar no Tatuapé.

Tata linda toda contente...
...eu também, afinal...
...quem não gosta de tirar um
dia no meio da semana...

...para passear e o melhor, sem culpas?

Alimentadas e descansadas continuamos nosso passeio. Saindo do shopping há uma escada que desce para o terminal Tatuapé e lá existe o ônibus 257, cujo ponto final é em frente  à porta de acesso do check-in da United (voo deles) e foi exatamente ali que nos encontraríamos.

Do Tietê sai um ônibus para Cumbica
 tarifado em R$35,00 e este aqui da
mesma empresa custa R$4,50

...com direito a cobrador simpático e
ar condicionado.
Momento de administrar gastos e
apresentar à chefa...
...né tata linda? Tudo dentro da estimativa.
De volta ao lazer. Sede do Timão...
...Timão...
Parque Ecológico do Tietê...
Cumbica, Distrito de Guarulhos..
Aeroporto
Tchau simpático cobrador.

Bem! voltamos aos "pseudo-gringos" que chegaram para o tour brasileiro no meio de Dezembro: primeira semana em terra natal ficaram na mesma cidade o qual desembarcaram, ou seja, Guarulhos, casa do Carlos irmão da Geiza. 

Aqui inicia o tour
Segunda semana, aqui em casa. Trouxeram muitas bagagens, até pensei que vieram para ficar, mas para minha alegria, estavam cheias de presentes e eu adorei "os" meus!

A foto alcançou apenas quatro
 malas. Havia muito mais.
A bagunça autorizou almoçarmos
nesta sala mesmo e...
...foto com família daqui...
... na Ivone...


... na Piti...
...de novo
Como haviam combinado inclusive conosco, Natal e Reveion ficaram no Rio com a Ivani (Aliàs a Ivani chegou da casa deles ha uma semana. Coisas de irmãos!). E para lá foram, também aproveitaram para visitar parentes e amigos, como fizeram aqui. 


O que combina com férias?
Água de côco...
...fotos com os
sobrinhos-netos...
...fotos com
cachorro alheio...
...beijinhos da
irmã na careca e...
...família do Rio
Terminando as férias, hora dos sr/sra Souza voltarem para casa de Marylland-EUA e aos seus afazeres. O casal saiu do Rio por volta do meio dia e chegaram ao Aeroporto de Cumbica quase às sete e nós já aguardávamos. 

Chegar antes do horário nos lugares é um convite a novas amizades. Enquanto os falsos turistas não apareciam conhecemos Rebeca que estava cheia de medo do voo (sensação bastante íntima minha) e juntas conhecemos o tranquilíssimo Valter. Ambos coincidentemente seguiram para Salvador em horários diferentes. Quando todo mundo chegou tiramos fotos para a história.

O Valter ficou de visitar esta página, se
assim o fizer, agradeço a visita!

Rebeca, diga à terra da felicidade que
tenho saudades. Bom passeio!
Muito bom Lú e Geiza terem ficado este tempo aqui. Senti imenso prazer em beijá-los apertadamente! Na verdade Ivani pelo menos uma vez por ano está com eles e Ivone esteve lá em 2011, mas eu não os via pessoalmente há uns doze anos. Rumos que a vida oferece e escolhas que fazemos. Nós escolhemos ficar e eles decidiram ir! Agora têm oportunidades de voltar mais vezes ou aproximadamente.

Chegada no GRU
Pose para foto

Eu corto barriguinha dos outros em
fotos, isto chama-se solidariedade.
 Mas tem gente que não merece.
Motivo da foto abaixo...

Hora do check-in. 

Despedidas
Abraços pra cá...
...beijos pra cá...
...mais beijos...
...mais cheiros...
...e tchau tchau.
Até o ano que vem!
Mi – Cps, 10/01/2013