Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Infinitas Mudanças Eclesiásticas

Referente as Igrejas Evangélicas no Brasil, tem em comum princípios de fé como a Sola Scriptura (Somente a Escritura); Sola gratia (Somente a Graça ou Salvação Somente pela Graça); Sola fide (Somente a Fé ou Salvação Somente pela Fé); Sola Christus (Somente Cristo); Soli Deo gloria (Glória somente a Deus). 

Mas, elas também se dividem em três ramificações com grupos distintos e estes com doutrinas diferentes.

AS TRADICIONAIS saíram da Reforma Protestante de doutrina mais rígida. Difere do “Batismo no Espírito Santo”, não aceitam glossologia  Enfatizam estudo teológico, trabalho social, despreocupação com usos e costumes de roupas e acessórios:
Luterana – 1524, Martinho Lutero rompeu com sua Igreja por descordar das indulgências (perdão negociável);
Calvinista – 1541, João Calvino pregava a predestinação, o batismo e a santa ceia. Dela vem a Presbiteriana, depois James Arminius cria o Arminianismo;
Anglicana – 1558, Henrique VIII fundou ao romper com o papa Clemente VII;
Batista - l609 John Smith, movimento anabatista fortificou após Reforma. Batismo em crianças era desconsiderado re-batizavam pessoas convertidas conscientemente a Cristo;
Metodista - l740, John Wesley criou a nova corrente devido insucesso na reforma da Igreja Anglicana;
Adventistas Guilherme Miller, membro da Igreja Batista concluiu que Jesus retornaria à Terra em 22 de outubro de 1844 baseado em Daniel 8:14/16. Ao errar, houve o Grande Desapontamento, muitos seguidores voltaram às suas igrejas de origem. Outros Milleritas continuam a pregar a segunda vinda de Cristo sem marcar datas e abraçaram a observância do sábado. Formalmente criada em 1863 e a profetiza Ellen White ocupa um papel de respeito na IASD.

AS PENTECOSTAIS – Surgem no Séc.XX, dissidências dos metodistas. Nasceram do reavivamento americano entre l906/10 dividindo aquelas igrejas e formando as chamadas comunidades “Assembléias de Deus” bem distinta da igreja que conhecemos aqui por igual nome. Eles crêem na cura pela fé:
Congregação Cristã do Brasil – 1910, Louis Francescon pregou o batismo por emersão e a promessa do Espírito Santo;
Assembléia de Deus – 1911, Daniel Berg e Gunnar Vingren criaram a principal expoente no Brasil na pregação do falar em línguas espirituais (glossolalia);
Deus é Amor – 1962, Davi Martins Miranda mantém a regra de fé comum as igreja cristã, só que o autoritarismo na vigilância sobre os fieis é maior;
Igreja do Evangelho Quadrangular – 1950, Aimée Semple McPherson, da linha arminiana acreditam na predestinação de todos a salvação;
O Brasil Para Cristo – 1955, Manoel de Melo iniciou com pregações itinerantes depois inovou com o radio na crença da doutrina da abundancia;
Nazareno - 1907/8 - Fusões em várias igrejas wesleyanas e outras denominações cristãs em Chicago resultou na Igreja Pentecostal do Nazareno.

AS NEOPENTECOSTAIS – Oriundas das pentecostais e das tradicionais, 60 anos após o movimento pentecostal co-existindo conjuntamente, mas sem se identificar com elas. Bastante ênfase ao louvor são mais flexíveis teologicamente. Grupo crescente no Brasil pelo investimento na mídia de cultos espetaculares de exorcismos e prosperidades:
Igreja Universal do Reino de Deus – 1977, Edir Macedo prega o exercício da fé e sobretudo depender de Deus;
Igreja Internacional da Graça de Deus – 1980, Romildo R. Soares atendeu o chamado de curar enfermos e expulsar demônios;
Renascer em Cristo – 1986, Estevam Hernandez anuncia no culto da virada de cada ano, a base profética que servirá de base para o ano que se inicia;
Sara Nossa Terra – 1992, Robson Rodovalho agraciado com o desafio de sarar as mazelas da terra acabando com favelas, prostituição, meninos de rua e drogas;
Igreja Mundial do Poder de Deus – 1998, Valdemiro Santiago enfoca a salvação, prosperidade, cura e milagres.

Reformas nas igrejas são necessárias e em resposta à Reforma Protestante, a Igreja Católica Apostólica Romana criou a Contrareforma ou Reforma Católica e hoje reconhece outras igrejas e comunidades cristãs trabalhando no sentido reconciliador.


segunda-feira, 22 de abril de 2013

CCB e suas divisões

Na verdade só percebi as notícias em Março deste ano e até neste presente momento nunca ouvi comentários de ninguém, nem em lugar algum a não ser pela internet. Desde então comecei a pesquisar que conforme sites houve na CCB sérias divergências, onde afetou ministérios abalou fieis e resultou em rupturas originando outras denominações. 

Se bem que o cristianismo eclodiu de discordâncias e tornou-se dissolúvel, não em razão do zelo, mas por difíceis diálogos, vaidades espirituais, insubordinações e ausência de humildade.

A própria história nos mostra que na trajetória de Jesus a intolerância ocorria e lideranças denominacionais centralizadoras estrangulavam todo e qualquer  argumento. Arrogância jamais trata diferenças com sabedoria, elegância ou respeito.

Bem! O melhor jeito de se lidar com a fragmentação religiosa não se sabe, nem tão pouco, como evitar traumas espirituais que cravam visceralmente na identidade de quem nela nasceu. Mas, sabemos que divorcio eclesiástico se iguala a qualquer separação e todas as partes sofrem.

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitastes o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdotes diante de mim; e, visto que te esquecestes  da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.Oséias 4:6

Seria então o Grande Cisma da CCB?

Cisma foi a divisão da Igreja cristã do Século I d.C. e as raízes culturais e politicas contribuíram para O Grande Cisma que rachou as Igrejas do Ocidente (Império Romano do Ocidente, capital Roma) e do Oriente (Império Romano do Oriente, capital Constantinopla) datada de 1054, onde papas reclamavam legitimidade na direção da Igreja. Outra causa do desentendimento estava na incompreensão da riqueza dos bizantinos, coisa nunca vista no ocidente. Em 13/04/1204, a inveja resultou no saque de Constantinopla e seu povo conheceu às mãos dos cristãos bárbaros.

Dissidências da CCB começaram 43 anos após surgimento

► 06/02/1953 - acontecia na vila Madalena/SP, a Igreja Renovadora Crista (IRC), fundada pelo ex-cooperador da CCB Aldo Ferretti e ancião na nova denominação. Faleceu em 95 perto dos 96 anos, lúcido e pregando. Ferretti era amigo de Francescon, conforme cartas entre ambos ( http://is.gd/Bqc894 ), mas no estatuto da IRC percebe-se certo ressentimento. Segundo o site os motivos de Ferretti se desligar da CCB foi intolerância a álcool, jóias, bijus e festas. Hoje a IRC está por todo Brasil.



História: - http://is.gd/KV5Lp5

Site IRC - http://is.gd/5tQZfe




1967 - surgia em Telêmaco Borba/PR a Igreja Crista Remanescente (ICR), através do ancião da CCB Nilson Santos ex-membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Depois a ICR filiou-se a Igreja Maranata, de linhagem adventista e doutrina pentecostal, com uma particularidade diferente da CCB, a pratica do lava-pé e está nos estados do PR, SC, BA, RS, RO e SP.


Obs. Investigações inconclusas sobre esse caso por falta de veracidade e não encontrei nenhum site oficial disponível para confirmar informações. 




► 1991 - o ancião da CCB José Valério mais velho de Goiás fundou a Congregação Cristã no Brasil-Renovada (CCB-R) com sede em São Luiz do Anauá/RR. Devido sua reacionária posição contra a modernidade e a interpretação literal bíblica foi à maior ameaça a hegemonia do Brás devido adesões expressivas dos irmãos e vários ministros da CCB dos estados de RO, MT, GO, BA, SP, PR e RS. Em dois anos a CCB-R estava com 30 igrejas, mas em 1993 reintegrou-se a CCB incluindo todos seus direitos de propriedade. Quem não retornou, uma parte foi para outros grupos e a outra continua se organizando na intenção de que permaneça a Obra.( http://is.gd/MgBjSP )

►1993 - nasceu a Congregação Cristã do Sétimo Dia (CCSD) pelo ancião mais antigo de Santa Catarina Luiz Bento Machado, que afastou no mesmo ano da CCB, ao participar da Assembléia Anual no Brás presidida por Vitório Angare, que leu na integra Gên 1/2. A exortação se limitou até o sexto dia e Luiz Machado tocado pelo Espírito Santo sentiu que se omitia a guarda do sétimo dia. Outras reuniões ocorreram a cerca disso e a noticia nacionalmente vazou. Para tratar dessa questão Angare convocou uma Assembléia Geral Extraordinária em Itajaí/SC presidida por Luis Bento e os representantes da cúpula da CCB. Conclusão: Luis Bento continuaria a liderar, mas deveria se retratar com a irmandade reconhecendo o erro sobre guardar o sábado. Reunião encerrada, Luis Bento pronunciou-se no iniciou do culto acerca do sábado e seu afastamento. Deixou o púlpito e se sentou com o ministério, então, Luiz Sanches subiu. Muitos ali choraram. Dias depois o Brás procurou-o para oficializar sua renúncia. Luis Bento não sofreu perseguição e nenhuma circular foi expedida. A CCSD guarda o sábado; celebra a Santa Ceia com pão ázimo e suco de uva.
História:- http://is.gd/uwe07P - http://is.gd/jJheUQ

►11/11/2001 - a Congregação Cristã Apostólica (CCA ) iniciou em Aparecida de Goiás-GO pelo cooperador Antônio Silvério Pereira, com 40 anos de CCB. A CCA nasceu da fusão de membros da CCB + Igreja Renovação Cristã...
... Anos depois devido acertos legais de CNPJ denominou-se Congregação Cristã Apostólica–Ministério da Restauração (CCA-MR) e conforme site possui congregações no estados de PR, SC, ES e SP.


História:
http://is.gd/0cz1sa

http://is.gd/7ockKX




►2002 - iniciou a Associação de Membros da Congregação Cristã no Brasil (AM-CCB) por Jahyr Ferreira do Amaral, Osni R. Santos, e Reginaldo Fernandes, influenciados por Ricardo Adam em resgatar os “parados na graça” e esclarecer que nenhum homem poderia cortar sua liberdade, se houvesse sincero arrependimento Deus perdoa pecados, exceto contra o Espírito Santo, em 2004 já era realidade. Jahyr e Ricardo saíram do movimento porque ministros e membros discordavam da oposição de ambos à CCB. Formalizada como “Associação de Membros da CCB” pode usar o hinário da CCB sem contesto jurídico. Expandiu em 2010 ao unir-se à Congregação Cristã no Brasil-Ministério Jandira (CCB-MJ), dissidente iniciada pelo ancião Samuel Trevisan destituído pelo Brás ao ordenar 3 anciães em Jandira/SP sem a aprovação do Conselho de Anciães, conforme estatutos da CCB. Trevisan construiu um templo da CCB agregou-se a AM-CCB tornando CCB-MJ, com congregações na Ponte Pequena, Juquitiba e Jandira. Segundo site há um templo no interior de São Paulo e outro no Mato Grosso.
Doutrina e liturgia similares a CCB, já na questão dos usos e costumes, são mais flexíveis que a Igreja Renovadora Cristã, pois permite o uso de aliança, vestido de noiva, festas inclusive aniversário.
Histórias:
http://is.gd/BnHbKt  
http://is.gd/HWsc0R 

►2004 - Parece ter havido em Mairinque/SP a Congregação Cristã Moriá, através de Saulo Corcovado Macedo ou Rabi Saul Sharabi. Segundo alguns sites, ele é da família marrana hassídica converteu-se na CCB e fez rabinato em Israel. Contam que a pessoa em questão foi advertida pela CCB após pregar e testemunhar tumultuando Nova Alianças/PR. De lá pra cá formou um grupo judaizante com muitos simpatizantes e presta serviços nos lares de Mairinque. 
Obs. Investigações inconclusas sobre esse caso por falta de veracidade e nenhum site oficial está disponível para confirmar informações. 

►2005 - fundada em Fortaleza/CE a Igreja Congregação Cristã (ICC), pelos ex-cooperadores da CCB José Bezerra de Freitas, José Carlos Menezes e o ex-ancião Emilson Bernardo da Silva. Há templos no Ceará, Rondônia e Paraná, além de trabalharem permanente para a abrirem congregações em Goiás e São Paulo.
Obs. Investigações inconclusas sobre esse caso por falta de veracidade, pois nenhum site oficial está disponível para confirmar informações. 

Informações deste post foram tiradas dos sites abaixo:
CCB Carta de Denúncia - http://is.gd/nTQDfU
CCB Crises - http://is.gd/MbCBbz
CCB Dissidências - http://is.gd/OrBNIK
CCB E agora? Boreano. - http://is.gd/qdTFpn
CCB Brás Reintegra Trevisan - http://is.gd/UOctBT 
CCB Ricardo Adam - Reforma - http://is.gd/4GN314
CCB 09/03/13 - Fim do Império - http://is.gd/s2C4UH
CCB 22/03/13 - Sobre o Hinário (05) - http://is.gd/4QrXBP e http://is.gd/4Kac23

Tristes comentários de pessoas que estavam na mesma fé ontem, agora se rebelam entre si. Costumeira reação ao discordar de como se crê, religião torna pessoas fundamentalistas, esta é sua função e isto é certo? Oras bolas, se estão bem lá amém! Se estão bem cá, amém também poxa! Nietzsche afirmou que o problema do cristianismo nunca foi Jesus, mas seguramente os cristãos. Poderíamos refutá-lo e nem precisamos ser nietzschiano para admitir existências de soberbas e egolatrias. Lamento que Nietzsche esteja coberto de razão!

É Fábio! Em sua máxima: “Oriento-me na cruz. Ocidento-me no amor.” talvez dê certo aí, porque aqui...

Para refletir: 
Efésios 2:13/16 - http://is.gd/RYH8VW
João 17:20/23 - http://is.gd/KrYO7x
Romanos 11:16 - http://is.gd/YO5Na6

E ainda:
CCB - dossiê - http://is.gd/3LkGDB
CCB - sem censura - http://is.gd/Vr2W1X
CCB - Água Rasa - http://is.gd/pvyDw1
CCB - mais crise - http://is.gd/Wo67sg
CCB - Jd. N.Tereza - http://is.gd/E2gpn0

Modernidade? 
Prefeita inaugura templo da CCB - http://is.gd/K98ho3
Prefeito inaugura templo da CCB - http://www.ccbrealidade.com/

Curiosidades
Mãe da CCB? - http://is.gd/NM7Go9 e http://www.apostolicchristian.org/
Irmã da CCB na Romênia - http://is.gd/jS5MDI
Igrejas onde mulheres usam véu - http://is.gd/jctUCT
Feio exemplo de comportamentos - http://is.gd/wK8owH
Belo exemplo de comportamento - http://is.gd/fgyaT1
CCB Verdade – Sobre a Presbiteriana - http://is.gd/Jfhk4f

Uns dos piores clichês cristãos:
“Igrejas são feitas por humanos e não por anjos” 
“Denominações não salvam ninguém” 
“Homens não são exemplos, só Jesus é o exemplo” 
“Devemos pegar o que é bom das igrejas” 
“A salvação é individual, cada um dará conta de si próprio à Deus”

terça-feira, 16 de abril de 2013

O casamento e seus rituais

Casamento
No sistema patriarcal, pais casavam os filhos e davam parte do seu dinheiro como dote para facilitar o inicio da vida a dois. Durante a Idade Média, para evitar que classes sociais se misturassem decidiam o futuro dos filhos na infância e assim, como meio de enriquecimento lícito realizavam o casamento. Mais tarde Roma trouxe as uniões de direito e liberdade à mulher escolher como e com quem casar.
Cerimônia
É pagã, mas suas origens, ritos e crendices romanos tradicionalizaram para incorporar em qualquer religião.Antes o rito só acontecia na igreja, uma maneira de controlar pessoas e angariar dinheiro extra. Hoje estão inseridos em nosso costume seja por superstição tradição crença ou por tudo junto.
Vestido
Veio da Roma antiga e no Século XIX a Rainha Vitória da Inglaterra ao se casar com seu primo, o príncipe Albert de Saxe-Coburg usou o primeiro vestido branco que até pouco tempo era símbolo de virgindade e pureza.
Véu
Os gregos acreditavam que ao cobrir o rosto da noiva protegiam-na de mau-olhado e cobiça, além de outros significados.
Grinalda
Costume da antiga Grécia a uma das deusas mais populares da mitologia greco-romana, que protegia os lares das famílias e também trazia bons fluidos. As noivas rodeavam os cabelos com flores brancas simbolizando felicidade eterna, os ramos de espinheiro eram para afugentar maus espíritos.
Bouquet
Atualmente, a tradição é jogá-lo e quem o agarrar será a próxima a se casar. Nesta versão, o costume é do antigo Egito, onde as noivas usavam ervas aromáticas para afugentar os maus espíritos. Depois vieram às flores e virou tradição.
Altar
Segundo a tradição a noiva chega ao altar com algo:
- velho = origens e passado;
- algo novo = esperança felicidade e bons agouros no futuro;
- algo azul = pureza e fidelidade ao casal;
- algo emprestado = boa sorte para a verdadeira amizade.
Aliança
O ritual da troca tem origem pagã da Roma Antiga, pois usavam anéis de ímã para atraía energias positivas. Já o anel de noivado surgiu no século XVIII, quando o papa Inocente III criou um tempo de espera entre o pedido de casamento e a cerimônia.
Jogar arroz
Veio da China, onde o arroz significa fertilidade, este ritual deseja prospera descendência. Hoje o fazemos como sinônimo de fertilidade, felicidade e prosperidade.
Bolo
Costume romano simbolizava boa sorte e festividade. Ao comer o primeiro pedaço a noiva exprimia o desejo de que nunca lhes faltasse o essencial para viverem. Atualmente, o corte do bolo é para que tenham partilha e união, o brinde com champanhe surgiu no ano 450 a.C., entre os anglo-saxões com a mesma intenção.

Pessoas de todas as raças credos e etnias querem se casar independentemente da fé que professam ultrapassam costumes e convenções em cerimônias nupciais repletas de rituais e símbolos.

Casamento católico - Documentos são requeridos pela igreja: cópia da certidão de batismo atualizada de ambos, carteira de identidade, certidão de habilitação fornecida pelo cartório de registro civil, certificado de freqüência do curso de noivos ou mesmo o recibo de pagamento. O casal deve ser solteiro ou viúvo, divorciados não se casam na igreja. O padre os abençoa e é testemunhado pelos padrinhos e convidados. Após, os noivos recebem os cumprimentos com uma festa ou não. A noiva mais ousadas optam por qualquer cor sem problema, o noivo um terno.

Casamento evangélico – Igualzinho o católico. É feito na igreja ou em outro espaço, conforme vontade e possibilidade dos noivos; os trajes são os mesmos, a entrada da noiva como pai e a saída com o esposo; o pastor/ministro recebe o casal, onde são feitas orações, o voto de juramento, após a entrega das alianças se ajoelham e recebem a benção. Tudo igual, aliás, copiado do catolicismo.

No fim a dinâmica do casamento é uma só, todos tentam seguir ensinamentos Bíblicos tais como: "...o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" (Gn 2:24) “ O que Deus uniu, o homem não separa”. Assim como tentam também vivenciar significado e sentido das Palavras.

Até a chegada de uma outra realidade chamada divorcio “...e o que Deus não uniu, que não se junte”. 

Assunto para um outro post...

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dias da semana de nomes tidos como pagãos

Alguns países politeístas da antiga língua inglesa cultuavam deuses saxões, romanos, gregos e astrologia. O que não se conseguiu mudar transformou em tradição e ao longo do tempo, incorporou-se ao cristianismo. Vejamos o calendário dos EUA:
- Segunda-feira é Monday, dia da lua;
- Terca-feira é Tuesday, dia do Tiw ou Tew, Tyr e Tywar, deuses nórdico e do paganismo germânico; também é dia de Marte, Mars o deus lusitano;
- Quarta-Feira é Wednesday. Woden's day vem dos deuses anglo-saxões Woden ou Odin. Na astrologia é dia de Mercúrio;
- Quinta-feira é Thursday, dia de Júpter ou Thor’s day, dos deuses anglo-saxões Punor ou Thor associado ao planeta Júpter;
- Sexta-feira é Friday, dia de Frige ou Freya's Day, deusa germana/escandinava Freyja filha de Frigg+Odin e relacionada ao planeta Venus;
- Sábado é Saturday dia de Saturno o deus romano que os Anglo-Saxões o adotaram por não haver nenhum deus norueguês que correspondesse a agricultura.
Domingo é Sunday, dia do sol vem do deus romano Apolo identificado com o sol e a luz da verdade. Até o Imperador Constantino tinha o Sol Invicto como cunha oficial e muitos cristãos aceitam o domingo como o dia do Senhor;

terça-feira, 9 de abril de 2013

Meseque e Quedar

No salmo 120 em especial o versículo 5, as súplicas leva-nos a crer que o salmista se encontra em grande prova. O lamento transformado em canção. Meseque e Quedar são sinônimos de nossas angústias conosco e com o outro; peregrinar e habitar significa tubulações que passam logo ou aquelas que decidem morar em nossos corações. Também pode ser metáfora simbolizando povo valente lutando para sair da zona de conflito, ou o caminho da mentira, maledicência, ódio e guerra. Espiritualmente o termo “Peregrinar em Meseque e habitar em Quedar” não é outra coisa senão estar em plena angústia desejante da paz.
1 – Na minha angústia clamo ao Senhor e Ele me ouve. 2 – Senhor, livra-me dos lábios mentirosos, da língua enganadora. 3 – Que te será dado ou que será acrescentado, ó língua enganadora? 4 – Setas agudas do valente e brasas vivas de zimbro. 5 – Ai de mim, que peregrino em *Meseque e habito nas tendas de *Quedar. Diz Israel. 6- Já a tempo demais que habito com os que odeia 7 – Sou pela paz; quando, porém, eu falo, eles teimam pela guerra. Salmo 120
 *Meseque (filho de Jafé e neto de Noé) nomeou os indo-europeus na região do Mar Negro ou do Cáucaso (Gen. 10:2/Ez. 27:13). Pesquisas apontam que a região fica na Rússia perto de Moscou.

 **Quedar (filho de Ismael+Agar e neto de Abraão – Gen. 25:13), poderoso líder tribal. Dos quidaritas (Ez. 27:21) veio Maomé, o pai do islamismo. Tribos árabes que moravam em casas de pedras (Petra)