Páginas

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Templo de Salomão

Foto: http://is.gd/83J1yD
As interpretações que tenho ouvido ultimamente sobre este texto me levaram a reavaliá-lo e me surpreendi! O que aprendi até então diverge e muito da leitura que fiz agora.

Não foram poucas as vezes que li as Escrituras, mas, pelo que vejo, não havia entendido de fato.

Recapitulando os textos alternadamente: 

- II Samuel 7:2/29 - Davi conta ao profeta Natã que deseja construir um lugar para a arca de Deus e o profeta concorda. Na mesma noite Deus 'através' de Natã diz a Davi que não morava em casa, mas, andava em *tendas e tabernáculos, que por onde passou nunca pediu a ninguém uma casa. Foi Ele quem te tirou dos pastos para que fosse soberano sobre o Seu povo, o acompanhou destruindo seus inimigos e fez seu nome grande como os grandes nomes da terra. Fez juízes sobre o povo para que descansasse e te fez casas. Depois de sua morte levantará um dentre seus descendente e este estabelecerá a casa para sempre. Davi entende o recado, se humilha perante Deus e reconhece que é Ele quem dava todas as coisas. No vs 19 Davi compreende que o descendente distante não é filho.

Até aqui está nítido, em nenhum momento Deus fala diretamente com Davi, o recado é dado por Natã. 

- I Reis 3:1/5, Salomão desobedeceu A Deus:... Casou com mulheres erradas; sacrificou mil holocaustos em Gibeom, lugar onde ficava o maior alto (altares dos deuses estranhos) e queimou incensos.

Com tanta desobediência, que deus aparece no sonho de Salomão para realizar seus desejos?

- II Crônica 6:1, na inauguração do templo Salomão faz um discurso muito esquisito: o Senhor disse a ele que habitava nas trevas. Que deus habita nas trevas? Não é o Altíssimo, bem sabemos que onde Ele está às trevas se dissipam I João 1:4/4.

Afinal, Deus falou com Davi ou com Natã? Salomão disse que Deus falou para Davi que gostou do seu desejo de construir o templo, mas queria que Salomão o fizesse. Foi isso que Natã disse a Davi? Parece que Salomão mente, pois inocente ele não era.

Decifrando templo segundo Jesus em João 2:19e21: ...”Jesus disse-lhes: Derribai este templo e em três dias o levantarei... ... Mas, Ele falava do templo do Seu corpo”  Logo posso entender que templo significa corpo e não construção de alvenaria

- I Crônica 28:1/21, Davi reúne príncipes, capitães, administradores e filhos, oficiais, poderosos e os valentes para ouvirem seu discurso, bastante diferente do que disse Natã. Davi fala que já estava preparado para construir a casa da arca do Senhor e o estrado para Seus pés. Porém, Deus lhe disse que não fizesse por ser homem de guerra e que derramou muito sangue, mas, que fizesse Salomão; que Deus fez com Suas próprias mãos a planta da obra, quais materiais, móveis e utensílios deveria usar, assim como as disposições das coisas. Então, Davi passa a responsabilidade da obra para Salomão recomendando ânimo, esforço, uma turma de sacerdotes, levitas e que o Senhor estará com ele até o término.

Mas, onde está escrito que Deus falou isso a Davi? Ou Davi mentiu ou este texto é um daqueles que de certa forma não nos incentivaram a ler ou ainda, textos adulterados.

Não é normal, mas às vezes encontro contradições nas Escrituras, por exemplo:
- Vejamos em I Crônica 21:1 “Então Satanás se levantou contra Israel e incitou Davi a Numerar Israel.”
- Agora em II Samuel 24:1 “... a ira do Senhor se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.”
Quem incitou a Davi levantar o censo contra Israel, Satanás ou o Altíssimo?

Continuando sobre o templo...
- Luca 1:31/33, aqui vemos para quem é a promessa do Altíssimo ao enviar o anjo a Maria e dizer que ela terá um filho de nome Jesus... Será grande... Filho do Altíssimo... O Senhor Lhe dará o trono de Davi, seu pai... Reinará eternamente... Seu reino não terá fim.

A promessa era e ainda é para Jesus, tanto Davi quanto Salomão sabiam disso muito bem, mesmo assim mentiram ou o tal texto igualmente nos foi ocultado.

- Jeremias 7:1/34, Jeremias foi à porta do templo a mando do Senhor dizer àqueles que entravam para adorar a Deus, que não confiassem em palavras falsas dizendo ser ali o templo do Senhor... Se andares conforme Seus mandamentos poderiam habitar na “cidade” de Jerusalém. Seria mesmo o templo de Salomão (nome que carrega até hoje), o templo do Senhor? Ali eles oprimiam estrangeiros, órfãos, viúvas... Sacrificavam sangues inocentes... Matavam, furtavam, adulteravam, juravam falsamente, queimavam incenso em nome de Baal... Seguiam deuses que nem conheciam... Faziam essas abominações depois se punham na frente do Senhor naquela casa que tinha o Seu nome dizendo que foram libertos... É a casa que chamam o nome do Senhor uma caverna de salteadores que o Senhor mesmo viu as atrocidades que lá faziam? Deus irou com as atitudes daquelas pessoas e disse a Jeremias que não mais orasse e nem clamasse por eles porque não o ouviria mais.

 - Jeremias 23:25/6, Deus fala sobre profecias mentirosas reveladas através de sonhos dos profetas geradas nos enganos de seus corações.

Bem! Davi teve a ideia de construir o templo e seu filho Salomão o edificou sem o consentimento do Altíssimo, que segundo Ele, não habita em templos feitos por mãos humanas, mas sim em tendas. Conforme Ele mesmo diz: o céu é Seu trono e o estrado para Seus pés é a terra. Que casa edificaremos à Ele, bem como um lugar para Seu descanso? Sendo que é Ele quem nos faz tudo e nos dá de tudo. Atos 7:45/50

Obs.
*Tenda/Oholyao: corpo, coração espiritual integrando todos os que creram, creem ou crerão no verdadeiro e único Messias dando o sentido de parte do Seu corpo.

domingo, 6 de abril de 2014

Papai

Após vinte e um anos de sua ausência, muitas coisas corriqueiramente boas e não tão boas assim aconteceram comigo, no entanto o curso da vida seguiu normal. Como era de se esperar aconteceram nebulosidades na política, na igreja e no comportamento humano. O mundo começa a mostrar sua verdadeira identidade, o clima está danificado, a alimentação piorou e eu fiquei bem mais consciente para não dizer experiente. Muito aprendi e descobri apesar das mentiras que a história nos contava, certamente você ficaria indignado hoje. Vivi e ainda vivo todos os sentimentos lícitos. A fé ora se abala, ora se fortalece, como agora, ela está forte e parece que não se abalará jamais. Dúvidas surgem e em seguida as certezas. Os absurdos continuam, um deles é a descaracterização da subsistência e ai me vem na memória o seu jargão: “tentar eles tentam, mas não conseguem!”. Eram bons os seus dizeres, sempre me acalmavam. Com todos estes acontecimentos, os valores me ensinados seguramente enraizados em meu ser como: seus ensinamentos que ainda uso, a saudade dos nossos bate-papos e a lembrança real do amor recíproco estão intáctos. É isso 104!

Benzoca