Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Nossas escolhas

Spinoza escreveu: - "Percebi que todas as coisas que temia e receiava só continham, algo de bom ou de ruim, na medida em que o ânimo era afetado por elas". - Ele está certíssimo!

Entre a alegria e a tristeza, qual delas vamos permitir que nos afete e que continue dentro de nós? É uma questão de disciplinarmos a escolha. É difícil? Sim, é! Como diz o Fábio: ninguém nos prometeu vida fácil. Hoje temos muitos motivos que nos faz sofrer, ousemos a olhá-los de uma nova forma.

Não aceitemos esse contexto de vida, como causa já determinada para o fracasso. Afetemo-nos de um jeito novo por tudo que for velho. E é bom que seja assim! Sofrimentos não são estados definitivos. Eles são apenas "pontes", locais de travessia. Daqui a pouco estaremos do outro lado, modificados, amadurecidos.

Certa vez um sábio disse ao seu aluno que ao longo de sua vida descobriu que dentro de si havia dois cães. Um bravo e violento, e o outro manso e dócil. O aluno resolveu perguntar qual dos dois era mais forte. O sábio respondeu: - "O qual eu alimentar".

O mesmo acontece conosco nos sofrimento. Dentro de nós sempre há um embate estabelecido entre problemas e soluções. Vencerá aquele que alimentarmos. Não é verdade?Mi - Base:FM   Cps, 17/11/08 - 10:17