Páginas

sábado, 8 de outubro de 2011

Brasil e o Prêmio Nobel

No testamento de Alfred Nobel, químico e industrial sueco, inventor da dinamite, foi instituído prêmios para serem entregues anualmente, no dia 10 de Dezembro, aniversário de sua morte aos pesquisadores importantes, criadores de técnicas pioneiras ou contribuições destacadas à sociedade.

Na semana se falou dos ganhadores do Prêmio Nobel, mas o comentário de Alexandre Garcia sobre brasileiros que não têm o nome na lista de ganhadores me surpreendeu.

Chico Pinheiro até tentou anenizar, mas não comentou dos nossos notáveis na lista dos Nobel, como Rondon, Drummond, Noel Nutels e os irmãos Villas-Boas que morreram antes de serem considerados.

Zilda Arns, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, também já foi lembrada e há muitos outros!



Claro que continuaremos tentando, quem não sabe que muitos dos nossos cientistas encorparam grandes equipes, agora quem tem o poder é quem assina.

Mas o Brasil pode se orgulhar, pois foi berço de um ganhador do Prêmio Nobel. Não podemos desconhecer e nem esconder tal fato. Ao contrário temos que incluí-lo em nosso currículo.

Acontece que Peter Brian Medawar, Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1960, era brasileiro, nascido no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, onde viveu até os 14 anos de idade ao lado de seus pais, sempre morando na rua João Caetano, no bairro do Caxambu.



A Medalha
O diploma













É bom e vale saber:

- Sobre Alfred Nobel - http://is.gd/K7wnGa

- Sobre Peter Brian Medawar - http://is.gd/7t9Hgs

Mi – Cps, 08/10/11