Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012

Amigo sincero...

... é sagrado, um parente espiritual que não gera obrigações de vínculo, mas o queremos por entender ser a manifestação de Deus. A vida e a liberdade permitem que identifiquemos nele algo em comum ou não, contudo escolhemos trazê-lo para nossas vidas. Podemos nos visitar muito ou nem tanto, mas reconhecemos que ultrapassa a possibilidade da presença. Seguramente o definimos como território humanos por onde Deus nos fala em momentos fáceis e difíceis. Enfim... não devemos nos privar de verdadeiro amigos, aquele que cuja concretude passa pelo amor e faz com quem a presença Divina seja notada quando alguém se aproxima de nós. Mistério do reino crescendo a partir de nós.

Porém, a filosofia nos ensina que há outro tipo de amizades, por exemplo: do grego vem a palavra filos que significa: amigo do conhecimento, portanto aquele que nunca vimos, mas nos traz conhecimento através de um livro, uma música ou qualquer outra obra também é amigo, por diminui nossa ignorância. Ao exercer papel de amizades em nossa história, tem a oportunidade de promover o bem, de ser favorável, de dilatar significado, de quebrar o que deve ser quebrado, de remendar o que precisa ser remendado e até colocar restrições favoráveis. Dá sentido ao absurdo, empresta ombros, ouvidos, palavra, olhar, presença, tira o vazio, organiza o caus, ajuda a entender o que não compreendemos sozinhas. Mostra a importância do laço, de raizes e raizes pode ser tudo aquilos que nos frequentam a alma dando efeito ao coração.

Onde achamos quem nos coloque na perspectiva do crescimento num mundo de tanta superficialidade? No amigo pleno de autoridade afetiva, que detecta em nós a fragilidade tornando razoável, ou seja, da razão, sentido, um jeito novo de mostrar horizontes. Descobrir a dinâmica da palavra amiga talvez seja a maior urgência nos dia de hoje, onde tudo é tão líquido e rapidamente escorre entre nossos dedos. Tantas palavras nos distroem, desolam nosso ser, nos jogam no chão, nos infelicitam, colocam obstáculos em nossos processos de realizações. Assim é a vida, aos poucos vamos nos reconstruindo no que ecolhemos dizer, ver, ouvir, sentir e pensar. Muito cuidado ao permitir que "certo" amigo nos encontre como abrigo.

"Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão." Bejnamim Franklin

Mi – Base:FM – Cps, 25/01/12