Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

“Quem não vem pelo amor virá pela dor!!”

Vira e mexe alguém vem me dizer a célebre frase: "se não for por amor irá pela dor", não é fácil ouvir sem explicar que o termo é antibíblico e sem fundamento da forma em que ele é colocado, aliás, nunca o encontrei nos textos sagrados. Talvez seja simplesmente uma tradição popular ou coisa do *gêneros tiradas da mitologia grega e não palavras bíblicas.
Claro que sempre recorremos a Deus quando estamos em dificuldades, sem dúvida nestas horas nos aproximamos mais. Quando erramos, nunca nos livramos das conseqüências e isso é realidade. Deus evidentemente não quer que erremos, mas assim agimos mesmo sabendo que Ele jamais altera Sua própria lei (livre arbítrio).
Agora dizer que se não obedecermos Ele nos castiga já é um conceito bem distante daquilo que Jesus ensina.
Citar versículos bíblicos sem o comprometimento de sua autenticidade é muito perigoso, afinal estamos falando em nome de Deus, portanto todo cuidado é pouco para não distorcê-los. O mais assustador é que os discursos religiosos ainda insistem em disseminar o “deus” repressor.
Dois exemplos ilustrativos:
- Um “deus terrorista” repressor e vingativo sabendo que não vamos ligar para o seu aviso, então cria um mal onde antes não existia, só para nos machucar. Ao corrermos machucados e chorosos em Sua direção Ele nos diz: “não veio por bem veio por mal”. Este que mais ouço, com testemunhos e tudo mais.
Prova todos teremos, quando erramos o Senhor nos educa, nos disciplina de forma cuidadosa. Não acredito que por trás de Jesus esconde um “deus” punitivo. Lógico que na maioria das vezes precisamos de “puxões de orelhas”, que não é sinônimo de vingança.
- Deus, cuja essência é amor nos avisa sobre armadilhas existentes, a qual já é de Seu conhecimento. E nós como sempre, não damos a devida importância. Machucados e chorosos então corremos para Ele. Isso é um fato e vale a expressão quando tem o sentido de: “Você não ligou quando te avisei era isso que Eu queria evitar”.
Já em provérbio 11:9 entendo que a hipocrisia arruína os desavisados porque os atentos se libertam devido o conhecimento de Sua Palavra, ou seja, atentemo-nos naquilo que o Senhor esta verdadeiramente nos dizendo para não atribuirmos coisas que não é da natureza dEle. Deus convida e o humano pressiona!

* Curiosidade

Segundo a mitologia grega, o deus supremo bravo e vingativo é Zeus, dono de um coração repleto de ódio e um imenso prazer em maltratar humanos. Dizem que certa vez Prometeu tirou uma faísca do sol para iluminar a inteligência humana e Zeus impiedosamente o puniu criando especialmente para Epimeteu (irmão de Prometeu) Pandora, a primeira e muito bela mulher. Prometeu imediatamente o advertiu para não aceitar nada do malvado Zeus que chegou ao casamento com um presente. Conforme a lenda Pandora muito curiosa abriu a caixinha e de lá saíram todos os males para acabar com a felicidade na terra.

Interessante o mito de Pandora, porque nos leva inúmeras conclusões e traz consigo relações com outras lendas crendices e culturas que se misturaram aos discursos religiosos mostrando um deus duvidoso preconceituoso, sobretudo vingativo.

Fonte: http://filosoficancia.wordpress.com/2010/12/01/o-mito-de-pandora/