Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Salvação pela Graça, Fé, Boas Obras ou Batismo?

Encontramos relato no NT de Zaqueu, o cego de nascença, a mulher do fluxo de sangue, os leprosos samaritanos, o endemoniado de Gadara, o apóstolo Paulo, Cornélio e etc., sem batismo, nem boas obras, todavia salvos pela Graça e pela fé.

Podemos ler também:

- João 3:16 “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

- João 5:24 “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”

- João 6:29 “Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creais naquele que me enviou.”

- João 6:47 “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.”

- João 8:51 “ Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.”

- João 11:25-26 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?”

- Ap 1:5 “ E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,”

Não é doutrinarísmo (aqui o ismo pode ser desviar pensamento) associar salvação ao batismo, boas obras ou filiação em determinada denominação? E o que compreendemos em João 12:46 “Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todos aqueles que crê em mim não pereça nas trevas.”

Sabemos que o batismo é ordenança e representa o sacrifício de Jesus. Paulo explica: cerimônia no qual o fiel é identificado com Cristo na Sua morte. Testemunho público da confissão de fé no Salvador. O ato da pessoa na água submergir representa sepultamento, quando emerge significa ressurreição é também símbolo de purificação. (Gál 3:27/Col 2:12)

A palavra “batismo” vem do grego e quer dizer “mergulhar repentinamente”. Se fosse correto o batismo por aspersão, então por que acontecia onde havia muitas águas ou rio? No exemplo de At 16:33 lemos que Paulo batizou um carcereiro e nos cárceres era comum ter cisterna ou fontes. Outros exemplos estão em João 3:33, onde diz que em Enon próximo a Salim era um local de muita água onde batismos aconteciam e em Mateus era no Rio Jordão.

O versículo de João 6:40 “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” Nos dá a compreensão em obedecer ao mandamento que é servir a Jesus quem já foi perdoado lavado e resgatado ao crer e recebê-Lo como o único Salvador.

Está em Romano 3:22/27: "Isto é justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem, porque não ha diferença.

Porque todos pecaram e destruídos estão da glória de Deus.

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demostrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;

Para demostração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé."


Uma curiosidade No hinário editado em 1928 pela Christian Congregation de Chicago adotado pela Christian Church, de Niagara Falls; pela Christian Assembly de Syracuse e pelo menos duas outras igrejas em New York e na CCB havia separação de hinos para a Escola Dominical Bíblica ou Scuola Biblica Domenicale – “Per Sunday School (per scuola domenicale) chiedere libro a parte, intitolato: Cantici spirituali per fanciulli”. Substituída, no Brasil, pela Reunião de Jovens e Menores em data ignorada.