Páginas

quarta-feira, 24 de março de 2010

Simulado

Em - 08/01/09

Subjetividade = escritura daquilo que sou; minha identidade; descubro o que posso e o que não posso, é o desafio de ser pessoa.
Pessoa = disponho-me de mim para me dispor aos outros, mas se me roubarem, tenho que me fazer devolver
Sujeito = autonomia, posse de mim, faço o que quero.
Objeto = fico a mercê do outro, a disposição alheia, o esquecimento do “ser”.

Ordinária ou extraordinária?
Ordinária
= Ordem do dia, o de todo dia, o belo do dia, a rotina, o bem vivido vale mais.
Extraordinária = O fora da ordem do dia, novidade o tempo todo, Ávido (sequioso que tem sede) a acontecimentos, pode não ser momentos de qualidades.

Logosofia = Ciência da nova era – Logo (conhecimento, palavra, espírito) autoconhecimento, meditação, reflexão, equilíbrio, proposta de vida interior. Buscar o processo de consciência sem perder nossa identidade, a base vem do cristianismo, Traz luz ao consciente, o equilíbrio.
2 realidades = obra e fé – não há obra sem a fé.

Psicologia = nos ajuda a entender melhor a teologia – realidade humana, recursos humanos.
> Minha capacidade de fazer é fruto de um feito que me foi dado primeiro – minha capacidade de amar é fruto de um amor que me foi dado primeiro. A Graça de Deus se faz real quando superamos dificuldades
> Foi-me antecipada toda a capacidade de praticar algo.
> Recebemos de Deus Dons sem nenhum esforço, o esforço começa ao administrá-lo dentro de nós, Isto é rastro do sagrado.
> Deus se faz presente, quando supero algo e adquiro equilíbrio.
> O bem que eu realizo é a conseqüência do que Deus me deu antes.

Hermenêutica
O termo "hermenêutica" deriva do grego hermeneuein, "interpretar". A Hermenêutica Bíblica cuida da reta compreensão e interpretação das Escrituras. Consiste num conjunto de regras que permitem determinar o sentido literal da Palavra de Deus.

Exegese = estudo cuidadoso e sistemático da Escritura para descobrir o significado original que foi pretendido. É a tentativa de escutar a Palavra conforme os destinatários originais devem tê-la ouvido; descobrir qual era a intenção original das palavras da Bíblia.
a. contexto histórico: a época e a cultura do autor e dos seus leitores: fatores geográficos, topográficos e políticos, a ocasião da produção do livro. A questão mais importante do contexto histórico tem a ver com a ocasião e o propósito de cada livro.
b. contexto literário: as palavras somente fazem sentido dentro das frases, e estas em relação às frases anteriores e posteriores. Devemos procurar descobrir a linha de pensamento do autor. O que o autor está dizendo e por que o diz exatamente aqui?

Homilética = ciência, arte e técnica de pregar e ensinar mensagens religiosas, sacras ou cristãs. Seu objetivo principal, desde seus primórdios na Mesopotâmia cerca de 3000 a C, quanto ao seu uso na igreja a partir do século IV d C, foi o de orientar pregadores e mestres na dissertação de seus discursos e ensinos, através de princípios, fazendo simultaneamente que despertassem e tivessem uma idéia dos erros e falhas que cometiam.
É a disciplina teológica que estuda a ciência, a arte e a técnica de analisar, estruturar e entregar a mensagem do evangelho.
O termo homilética surgiu durante o iluminismo, entre os séculos XVlI e XVlII, quando as principais disciplinas teológicas receberam nomes gregos.

Na Alemanha, Stier propôs o nome "Kerictica", derivado de Kerix, que significa "arauto".
Sikel sugeriu "Halieutica", derivado de Haloeos, que significa "pescador".
Para uma perfeita compreensão da matéria, é necessário que se conheça bem as definições e significados das palavras e sua etimologia.
Raízes etimológicas = três palavras da cultura grega:
Homilos significa: "multidão, turma, assembléia do povo"(At. 18:17).
Homilia significa: "associação, companhia" (ICo.15:33).
Homileo significa: "falar, conversar" (Lc.24:14s;At.20:11,24,26).

Saulo que virou Paulo, quando em plena perseguição aos seguidores do Senhor sentiu-se tocado com a presença do ES, e converteu-se daquele momento em diante tornando Discípulo continuísta e não um Apóstolo (viveram com Jesus), pois ele não viveu e nem conheceu o Senhor. Não foi fácil conseguir adeptos sem conhecer a Obra, mas através de um discipulado diferente, ele se baseava pela fé. Naturalmente encontrou algumas resistências, mesmo assim prosseguiu. No momento da queda do cavalo que a Bíblia diz que ele caiu por terra, é o momento que podemos entender a queda de todos os mal-feitos dele, e quando ele se levanta, levanta com ele todo discernimento para tocar a obra divina.

Dia Nacional de Ação de Graças
No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças na quarta quinta-feira de novembro, em 1949 por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco. Esta data é comemorada por muitas famílias de origem americana, igrejas, universidades confessionais metodistas e cursos de inglês.

Mí - Base:FM