Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Irmãos de Jesus?

Então me pergunto:
- Jesus é Deus, Deus teve irmãos humanos?
Evangélicos argumentam sobre vários textos do Novo Testamento e chamam Jesus de "filho primogênito" também citam Seus "irmãos", como por exemplo em Mc 6, 3: "Tendo Jesus pregado em Nazaré, sua cidade natal, os ouvintes, admirados, perguntavam donde Lhe provinha tanta sabedoria, e acrescentaram: 'Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, de José, de Judas, de Simão? E as suas irmãs não estão aqui entre nós?"

Católicos acreditam na virgindade permanente de Maria, que na condição de Mãe de Jesus, verdadeiro Filho de Deus permaneceu virgem, antes, durante e depois do parto.

Conforme alguns exegetas e doutores bíblicos que estudaram em Israel na língua original do Evangelho explicam que a língua era deficiente de substantivos, mas exagerada nos verbos. Não havia palavras para nomear parentescos, então usavam a palavra irmão referindo aos parentes próximos como primo ou enteados por exemplo.

- Mt 27, 56 vemos que, entre as mulheres que assistiram a crucifixão estavam "Maria Madalena e Maria mãe de Tiago e de José e a mãe dos filhos de Zebedeu", portantos nos textos havia aos pés da cruz, Maria mãe de Tiago e de José, os mesmos nomes que em Mc 6, 3 chamam de irmãos de Jesus.

Era a mãe de Jesus ou uma outra Maria? Analisemos o texto: Jo19, 25: "Estavam junto à cruz de Jesus sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria esposa de Cleofas, e Maria Madalena". Maria mãe de Tiago e de José era a irmã de Maria mãe de Jesus.

Conforme Hegesipo, o mais antigo historiador da Igreja, do século II, Maria (a irmã da Virgem Maria) e Cleofas, eram os pais de Tiago, José e Judas que se apresenta como irmão de Tiago no início de seu livro. Segundo Hegesipo, Cleofas era irmão de José (marido da Virgem). Simão, o quarto dos "irmãos" de Jesus, também era filho de Cleofas.

Afinal, Tiago, Jose', Judas e Simão são primos ou irmão de Jesus? Há outros relatos dizendo que José (esposo da Virgem) era viúvo com duas filhas e quatro filhos, cujos nomes eram os mesmos acima citados. (http://www.cademeusanto.com.br/sao_jose.htm )

Tentemos compreender através do país, língua, cultura e do tempo em que viveu Jesus. O aramaico língua arcaica e extremamente pobre de expressões, uma palavra significava várias coisas ou outras realidades dependendo das circunstâncias. Os países vizinhos falavam o grego, língua cheia de vocábulos e conceitos.

No Novo Testamento, há escritas aramaicas e gregas. No aramaico a palavra "ha" (irmão) significava pertencer a uma família, não só filhos, mas também primos ou parentes distantes.

Por usarem algumas vezes a palavra "primo" percebemos a influência grega nos textos, ex: - Gn 13, 8: "Abraao disse a seu sobrinho Ló, filho do seu irmao: 'Somos irmaos' "; Gn 14, 14-16. Gn 29, 12-15: Jaco' se declara irmão de Labao, quando na verdade era filho de Rebeca, irmã de Labao; e ainda: 1 Cr 23, 21-23; 1 Cr 15, 5; 2 Cr 36, 10; 2 Rs 10, 13; Jz 9, 3; 1 Sm 20, 29.

Primogenitura – em Lucas 2, 7 temos: "E deu (Maria) à luz seu filho primogênito e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria". O termo "primogênito" apresentaria Jesus como primeiro filho seguido de outros, mas no sentido bíblico a palavra não é sinônimo de quantidade, ou o primeiro filho e sim qualidade.

A primogenitura daria ao primeiro filho o especial amor dos pais, especiais bênçãos de Deus, com direito de ser chefe dos outros irmãos, caso tivessem. Não significa, em absoluto, que o "primogênito" teria após ele irmãos, bem poderia ser filho único.

Podemos compreender que Jesus Primogênito e Unigênito de Deus é de Maria também?

Na crucifixão, Jesus confiou Sua Mãe a João. Se Maria tivesse mais filhos, evidentemente esses assumiriam tal cuidado, mesmo porque no ambiente judaico Jesus desaforaria os irmãos carnais entregando a mãe a uma pessoa fora de sua entranha!

Bem! A revelação terminou com a morte do último apóstolo, mas não finalizou. Continuamos avançando a fim de compreender o que foi revelado. Muitas coisas não compreendíamos no passado, agora a ciência nos ajuda de jeito novo sem que desprendamos de nossos princípios.

Mas as diferenças não devem causar dificuldades de relacionamentos e sim respeito. Deus age mesmo quando não noticiamos esta ação. Há pessoas que nem freqüentam tanto a igreja, mas se aprofundam em teologia e não fazem do conhecimento arma para atacar quem crê diferente, porque Deus se revela a todos.

Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.” João 10:16

Mi - Cps, 19/07/11
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/afamiliaterrenadejesus.htm
OBS.: Texto baseados nos trechos de artigos publicados na revista "Diálogos Ecumênicos" de D. Estevão Bittencourt.