Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

No Ateliê

O artesão não é outra coisa senão aquele que gosta de fazer suas próprias peças e acessórios dos mais variados tipos e estilos. Normalmente inventa técnicas e formas de fazer coisas de maneira diferente ou sempre experimenta novas maneiras de fazer as mesmas coisas.

O que faço:

 - Colares em tecidos ou não.
Adornos surgiram nas antigas civilizações com os mais surpreendentes significados. A proposta hoje está em nos dar sensações de bem estar, beleza num gracioso acabamento que eleva nossa alto estima. Dependendo do emocional um pequeno brinco, um grande colar ajuda e muito a decidir nosso astral.

Os enfeites artesanais são feitos de materiais como: metais, tecidos, conchas, pedras, madeira, dentre tantos outros nobres ou não e de formas imagináveis.
Artigo relacionado = http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u11563.shtml

- Cachecol – do Francês "cacher" = esconder ou ocultar + "col" colo ou pescoço. Faixa longa de tecido, ou lã, que utilizamos em volta do pescoço em dias frios. Dizem ser o pai da gravata. Segundo a história surgiu em Roma (I a.C.), nos dias de muito calor os soldados romanos, se refrescavam usando o "focale" (pano molhado) amarrado ao pescoço. Os franceses aderem o estilo e começam a usar o "cravate" (lenços no pescoço). No século XIX vem a gravata moderna. Ainda hoje muito vocalistas usam no frio, o cachicol assim mantem a garganta quentinha, além de ficarem com um charme todo especial evitam a rouquidão ou até mesmo a perda da voz temporariamente. E nós mulheres aproveitamos também para ficarmos elegantemente graciosas.

- Echarpe - derivada do cachecol assim como o chale, foulard, bandana e estola. De modo geral é feita de tecidos variados. Usamos no pescoço, nos ombros, na cintura, no cabelo ou na bolsa. Obrigatório em algumas religiões, a verdade é que a echarpe. Acessório coringa muito versátil e charmosíssimo que nunca sai de moda.

Lenço/Echarpe - é uma peça coringa, que pode ser usado de diversas maneiras, além de enfeitar a produção


 

Colares - entre os variados maxi e mini colares e pingentes de pérola clássica, contemporânea ou não. Do jeito tradicional ou misturando a outros tipos de colares com nó podemos criar produções além de modernas e sempre terão um toque elegante. Os acessórios são fundamentais para nosso guarda-roupa. Mais do que boas compras são peças clássicas indispensáveis que podem fazer toda a diferença na produção do look.

- Headband 
(do inglês e significa “uma faixa usada em volta da cabeça”). Mas, a tiara headband nasceu na Grécia na forma de coroa com folhas de loro, Com elas os gregos nomeavam pessoas em ocasiões especialmente importantes. Em seguida os romanos começaram a decorá-las com ouro e prata.

Nos anos 40, ela voltou adornando muitas cabeças. Já nas décadas de 60 e 70 foi um  acessório que se popularizou para ambos os sexos e não faltava no visual da moda hippie. Depois foi substituído por bonés, arcos, tiaras e presilhas.

Mas, como tudo que vai volta, ela nos visita agora em vários estilos para ajudar a enfeitar as próximas estações. Hoje as headbands são tendências e estão com tudo nos modelos e materiais diferenciados agradando todos os gostos, como nas pérolas, laços, cristais, fitas, flores, trançadas, em couro, correntes, com brilho, tachas, rendas e apliques com bandôs coloridos.

Pulseirinhas em coro metais pedra e tecidos
 

Anéis


Xuquinhas








Curiosidade:

Na cultura cigana a dança nasce com eles no momento em que abrem os olhos para enfrentar a dura vida. Desde criança ouvem e dançam as seguidillas, a rumba, as alegrias e o flamenco - ritmos e sons tradicionais - produzidos pelas guitarras, violinos, violões, acordeões, címbalos, castanholas, pandeiros, palmas das mãos e batidas dos pés, que aprendem com parentes e amigos nas festas da kumpania (acampamento).


Interessante é o significado dos acessórios na dança cigana:
XALE - dançar com o xale representa agradecer todas as dádivas ao criador, a sua força, o poder de ser mãe, o poder de seduzir o seu amor e também proteção e família.É usar toda poesia, força e magia. Nunca deixar outra pessoa pegar no xale, não derrubar, pois ele é a sua essência feminina. Enfim...dançar com o xale é agradecer,exibir e proteger suas estrelas.

SAIA - Representa toda a força cigana, a sedução, respeito e alegria e quanto mais rodada a saia, maior é a sua força.bater a saia é limpar, ordenar ou mesmo harmonizar as energias que estão equilibradas.A saia guarda o nosso útero que ser mãe é uma dádiva divina.

PULSEIRAS - Representa o poder material que a cigana tem.

PANDEIRO -Representa alegria e festa muita festa.

LEQUE -Representa sedução, romantismo e poder.

ROSA - Representa conquista,sedução, amor.

ECHARPE OU LENÇO - Representa união,casamento e amor.O lenço também é utilizado para a prova da virgindade.
TOCHAS - Representa purificação e limpeza

CESTAS DE FLORES, FRUTAS E PÃES - Oferendas e presentes.

CASTANHOLAS - Ritmo e musicalidade

FITAS - Representa a alegria,limpeza e a infantilidade
E outras peculiaridades