Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Democracia - relembrar ao votar

A palavra vem do grego: demos = povo,  kratein = governar, que definimos: “Governo do povo, para o povo e pelo povo”. 

Governo que exerce o bem comum assegura perante a lei: igualdade, oportunidade, aquisição necessária, direitos e deveres a todos. Através do voto, de plebiscito, o povo legitima seu legislativo. Regime flexível se ajusta conforme necessidade e evolução do povo, sem atentar contra o bem comum. Na democracia o povo sente-se digno e responsável por progresso e fracasso, ele é juiz e fiscal dos governantes escolhidos para agirem conforme as Leis. Estado democrático descentralizado aproveita melhor o direito e a capacidades dos cidadãos. Assim é a democracia!

Base democrática
a) A democracia é contra o totalitarismo e a toda ideologia particular. Convicta de que os governos existem para preservar os direitos naturais que Deus deu ao Homem e que nenhuma autoridade humana pode infringir. É dever do Estado proteger e promover condições materiais, sociais e espirituais permitindo integralidade a todos.
b) Na democracia a soberania é popular, ninguém se apodera do governo pela própria força e o governo tem permissão do povo e do Poder para punir transgressores.
c) Característica da democracia. Homem dotado de razão pode exprimir através de seus representantes a opinião pública. Grupos ainda não capazes politicamente têm direito a educação para adquirir responsabilidade nas questões relativas ao bem comum.
d) Há na democracia valores espirituais e tem como razão Deus, por isso é contra doutrinas que suprimem e degradam a liberdade.

A verdadeira democracia concretiza comportamento exemplar na maioria dos cidadãos. Países democráticos têm a maior cultura política, se desenvolvem mais rápidos e são bem vistos que até regimes ou movimentos totalitários (povo obedece a minoria) se dizem democráticos.

A democracia é privilégio insuperável se o operário, o rico, o sábio e o mais humilde dos homens estiverem conscientes de seus deveres e direitos e se compreenderem o valor da política terão a colaboração de todos.

No Brasil consideramos legítimo e democrático o candidato mais votado. Mas na verdade há uma ditadura na falsa democracia. Parte do eleitorado sabe de seus deveres e responsabilidades, mas infelizmente a grande maioria vota pensando em interesses próprios contribuindo para a despreocupação do governante em não cumprir promessa feita e a nos dominar por conta do anonimato das massas.


 

Em regimes democráticos, onde o povo não entende a democracia, haverá limitações e governantes iguais os de regimes autocráticos.

 

Claro que estamos muito distante, mas já compreendemos o que é a maturidade política Mudanças não acontecem de um ano para o outro, nem de uma década para a outra. O bom é que podemos começar a qualquer instante e também podemos nos prometer um tempo melhor porque o mundo faz de tudo para que nos sintamos bem, só o Homem não sabe ainda.