Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sobre o ateísta Flew

Antony Garrard Newton Flew filósofo inglês que defendeu o ateísmo por cinqüenta anos, faleceu em 2010 aos 87 anos. Muitos estudiosos e filósofos o comparavam ao mais famoso ateu da atualidade, Richard Dawkins. De repente: “Sim, eu mudei de opinião!” Longe do ambiente acadêmico na velhice tornou deísta.

Lá pelas tantas do livro “Deus existe” há um breve relato de como abandonou o ateísmo. Percebe-se questionamentos sobre: criacionismo; o que a ciência não explica; origem da vida; inteligência; as leis da natureza e a humanidade; coisas que surgiram do nada. Indaga ele, a menos que tenha sido criada. Pronto! Flew já crê na onipotência dando a entender que a religião, em particular a cristã, pode ser verdadeira. Também aceita a explicação da ressurreição como maravilhosa e encerra dizendo que “Deus é poderoso” e com “Amém”.

Bem! Dizem que o livro não foi escrito por Flew e sim pelo pastor que não é mencionado Bob Hostetler e pelo também criacionista, Roy Varghese. Tudo indica que Flew realmente se tornou deísta, no entanto, ninguém sabe ao certo, já que sempre mudava de opinião ou era contraditório em seus escritos.

Celebrado entre os ateístas, contudo nunca foi “fervoroso” ateu, nem tampouco “fervoroso” deísta. Explorado por cristão e atacado por ateus que o chamavam de caduco.

A cerca do livro, ele mesmo admitiu a um jornalista: “Isso é na verdade coisa do Roy”, disse Flew... “Ele mostrou para mim e eu disse tudo bem. Estou muito velho para esse tipo de trabalho!”.

Ateus inconformados disseram que o livro era de Varghese, porém foi atribuída a Flew a declaração: “Meu nome está no livro e ele representa exatamente minhas opiniões. Eu não colocaria meu nome em um livro cujo conteúdo eu não concordasse 100%. Eu precisei de alguém para escrevê-lo, pois eu estou com 84 anos e esta foi a tarefa de Roy Varghese. A idéia de que alguém me manipulou porque eu estou velho está completamente errada. Eu posso estar velho, mas é difícil me manipular. Este é meu livro e ele representa meu pensamento”.

Entre verdade e mentira uma coisa é certa: a veracidade de um ateu sempre é questionável!.
Segui a razão até onde ela me levou. E ela levou-me a aceitar a existência de um Ser auto-existente, imutável, imaterial, onipotente e onisciente”. Flew

http://scienceblogs.com.br/100nexos/2008/11/antony-flew-ex-ateu-garante-deus-existe/  
http://viveraluzdapalavra.blogspot.com.br/2012/02/um-ateu-garante-deus-existe-de-antony.html