Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2013

Mas, como surgiram tantos deuses?

Suposta Acrópoles.
Partenon ao topo
O Paternon simboliza a idéia do Panteão Grego tão significativo esta arquetipia para o ocidente que os dominadores romanos incorporam à sua cultura. Mas, o Panteão não veio do grego, pois a Suméria civilização mais antiga hoje Iraque já os registram. Segundo a história o faraó egípcio Aquenáton tenta instituir o monoteísmo ao deus sol Aton como a única divindade tebana a ser cultuada quando vigorava plenamente o Panteão Egípcio, todavia, o movimento desaparece com sua morte. Impressiona como todas as antigas civilizações narram à mesma história sobre os deuses. Idéia a qual devemos olhar com muita curiosidade já que na época eram carentes do fator principal: a comunicação

Enoque descendente da 7ª geração de Adão surpreende com seus escritos que pode ser uma das pontas do embaraço. Apesar do livro ser apócrifo encontramos referências dele no Antigo e Novo Testamento. Ex: 
- Gêneses 6: 1/6 encontramos perversões entre os anjos chamados “filhos de Deus” (B’nai Elohim) que tiveram filhos (considerados sementes antinaturais saíram “gigantes” “nephilin”) com as filhas do homem e tais filhos tornaram criaturas híbrida com espíritos maus. Ainda há citações em Gên 14:5/Num 13:13 e 23/Deut 2:20 e etc.; 
- Judas 1:14: traz informações que apóstolos e discípulos tinham conhecimento sobre Enoque o “escriba da justiça”; 
- II Pedro 2:4 fala que Deus não poupou a anjos quando pecaram e os jogou no inferno até o juízo. 

 Então vejamos o livro de Enoque: 
- VI:1/8 - mostra que anjos (anjos caídos, filhos de Deus, guardiões, estrelas, seres sobrenaturais) desceram à terra mais precisamente no monte hermon. Eram 19 chefes e cada um liderava um grupo de 10 e com as humanas fizeram filhos “gigantes”, que não é a mesma definição do nosso vocabulário. 
- VII:1/6 VIII:I/4 - Esses anjos ensinaram as mulheres segredos dos céus e outras coisas como: sortilégios, astrologia, encantamentos, plantas e raízes. E seus filhos anômalos começaram a pecar contra aves, animais, peixes, répteis, devoravam uns aos outros, bebiam seus sangues. - Seria a engenharia genética que vemos nas ilustrações seres metade homem e metade animal que encontramos na mitologia grega? - Alguns historiadores dizem que representa autoridade, força, poder. Tanta minuciosidade no trabalho esculpido em pedras, nas mais longínquas e diferentes culturas! Teriam essas imaginações aqueles artesões ou seriam essas esculturas retratada como de fato eram ou como eles viam? Ex: 
- Pan = homem/bode; 
- Centauros = homem/cavalo; 
- Minotauro = Cabeça de touro e corpo de homem. 

Assim como nas mitologias, a terra se agasalha da violência e isso desagrada a Deus (Gên 6:7/8) que manda o dilúvio para destruir a terra e tudo que ha nela, menos Noé e seus descendentes. A bíblia abunda o contato dos entes e a humanidade a ponto de enternecer a natureza humana e mudar o mundo de tal forma que certamente implicar-se-ia na nossa vivência se não fosse o dilúvio. 

Claro que a mitologia constrói fantasias inexistentes na bíblia, entretanto impactam gregos, egípcios e outras remotas civilizações originando panteões. Fatos concretos ou não, talvez com a intenção de apagá-los da consciência humana, mas, a história não permite. Prevalece até a Era Cristã quando Augustinho teoriza que tais “anjos” eram os descendentes de Set (semitas). Só que durante milhares de anos não se pensavam assim judeus e cristãos. Hoje tudo isso entrelinhas faz sentido com explicadologias. 

De volta a questão é possível que criaram projeções hipertrofiadas humanas devido à necessidade da transcendência. A Grécia é especial devido a percepção da sensibilidade interior. Desenvolve o pensar a cerca do mundo de tal maneira que suas questões chegam em nossos dias. 

A filosofia é nossa referência pessoal, social e esbarra na religiosidade. Torna sofisticada diversifica universializada por Freud, Jung e outros tantos. 

Será que a mitologia saiu daí? 
Quem sabe?! 
Mas, que provoca a mente provoca! 
Fonte: http://is.gd/7Rgqwx