Páginas

terça-feira, 9 de abril de 2013

Meseque e Quedar

No salmo 120 em especial o versículo 5, as súplicas leva-nos a crer que o salmista se encontra em grande prova. O lamento transformado em canção. Meseque e Quedar são sinônimos de nossas angústias conosco e com o outro; peregrinar e habitar significa tubulações que passam logo ou aquelas que decidem morar em nossos corações. Também pode ser metáfora simbolizando povo valente lutando para sair da zona de conflito, ou o caminho da mentira, maledicência, ódio e guerra. Espiritualmente o termo “Peregrinar em Meseque e habitar em Quedar” não é outra coisa senão estar em plena angústia desejante da paz.
1 – Na minha angústia clamo ao Senhor e Ele me ouve. 2 – Senhor, livra-me dos lábios mentirosos, da língua enganadora. 3 – Que te será dado ou que será acrescentado, ó língua enganadora? 4 – Setas agudas do valente e brasas vivas de zimbro. 5 – Ai de mim, que peregrino em *Meseque e habito nas tendas de *Quedar. Diz Israel. 6- Já a tempo demais que habito com os que odeia 7 – Sou pela paz; quando, porém, eu falo, eles teimam pela guerra. Salmo 120
 *Meseque (filho de Jafé e neto de Noé) nomeou os indo-europeus na região do Mar Negro ou do Cáucaso (Gen. 10:2/Ez. 27:13). Pesquisas apontam que a região fica na Rússia perto de Moscou.

 **Quedar (filho de Ismael+Agar e neto de Abraão – Gen. 25:13), poderoso líder tribal. Dos quidaritas (Ez. 27:21) veio Maomé, o pai do islamismo. Tribos árabes que moravam em casas de pedras (Petra)