Páginas

domingo, 10 de outubro de 2010

A parábola em Lucas 12: 16-21



















Louco hoje te pedirão a tua alma

O que vemos nesta parábola?

[Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos.
Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te.
Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.]

Penso que o Messias o chamou de louco porque quis satisfazer sua alma com os bens materiais: (...e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te - Lucas 12:19b).

A loucura em referência deve ser pelo fato do homem colocar a sua justiça, ou fazer prevalecer sua vontade sobre sua alma. Conforme o salmista aprendemos: (... Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome - Salmo 23:3).

Estas coisas materiais: dinheiro, bens, etc. são agradáveis ao ser humano, mas não pode ser determinante porque a nossa alma realmente está em engrandecer ao nosso Salvador e devemos andar o mais próximo possível de Seus Mandamentos.Nossa alma só tem que Louvar ao Criador.