Páginas

sábado, 16 de outubro de 2010

Sobre Carl Maxie Brashear

Simplesmente belíssimo e invejável o exemplo de realização, de luta por um sonho, independentemente dos obstáculos. Impressiona a determinação pelo qual, Carl Maxie Brashear (1931/2006) respondeu à vida.

De família muito pobre, nunca desistiu de sonhar com o posto de marinheiro, mesmo que para isso tivesse que conviver com preconceito racial e todas as impossibilidades reais e irreais. Na Década de 70 tornou-se o primeiro negro mergulhador-mestre americano da Marinha dos EUA.

A impressão que o texto nos passa é de que a cada obstáculo, força e vontade se multiplicavam nele. Quando imaginamos ser o seu fim, por ter que amputar parte de uma das pernas, surpreendentemente, ele renasce! E assim, se torna o primeiro amputado da marinha americana a ser reintegrado como mergulhador. Anos mais tarde, finalmente alcança seu objetivo e se torna mergulhador-mestre.

Poderia justificar uma possível desistência, mas ao invés disso falou: "Não é um pecado cair. É um pecado continuar no chão."

Em 2000 sua vida foi retrada no filme Homens de Honra (Men of Honor), interpretado por Cuba Gooding, Jr.




Em 26/07/2006, Brashear morre aos 75 anos de parada respiratória e falência cardíaca. Enterrado no Woodlawn Memorial Gardens, em Norfolk, Virginia. Depois de sua morte, seus filhos iniciaram a Fundação Carl Brashear, em sua homenagem.

Mi – Cps, 17/10/10

Fonte: http://is.gd/g58bJ