Páginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

As sete críticas


Jesus criticou os escribas, fariseus e doutores da Lei (Lc 11:37/54; Mt 23:1/39; Mr 12:35/40), devido a hipocrisia e perjúrio

Segundo, Mateus Jesus os criticou por tomar o lugar de honra nos banquetes, por vestir roupas ostensivas e por encorajar o povo a chamá-los de rabi (professor da Torá). 

Jesus retrata os fariseus como:  "Atam fardos pesados e põem-nos sobre os ombros dos homens, entretanto eles mesmos nem com o dedo querem movê-los." (Mt 23:4). 

As críticas são contra a hipocrisia:
  1. Hipocrisia: ensinavam sobre Deus, mas não O amavam. Não entrariram no Reino de Deus nem deixavam que outros entrassem (Mt 23:13/14).
  2. Hipocrisia: pregavam sobre Deus, mas converteram pessoas para uma religião morta (Mt 23:15).
  3. Hipocrisia: ensinaram que jurar no templo não teria efeito, só sobre ouro do templo ou sacrifício no altar, mas eles não agiam assim. (Mt 23:16/22).
  4. Hipocrisia: ensinavam a Lei, mas não praticavam justiça, misericórdia, fé em Deus. (Mt 23:23/24).
  5. Hipocrisia: apresentavam como "puros", mas estavam impuros por dentro: estavam cheios de "rapina e de intemperança" (Mt 23:25/26).
  6. Hipocrisia: mostravam como justos, mas na verdade eram sepulcros caiados, por fora vistoso e dentro imundo (Mt 23:27/28).
  7. Hipocrisia: professavam respeito aos profetas mortos e alegavam que jamais os perseguiriam, quando na verdade eram farinha do mesmo saco, também tinham sangue assassino em suas veias (Mt 23:29/36).
Retórica apologética:
Nos dias de hoje nome de igreja não salva, mas segundo os membros, quem não frequentar os cultos é condenado. É necessário ler e entender a bíblia, mas não se aceita interpretação diferente do que entendem como certo. Conforme a igreja, Deus detesta pecado e ama pecador, mas ela não acredita que gentil e crente são amados do mesmo jeito por Deus. Amar o outro como amo a mim, mas só se o outro for o irmão de igreja e não aquele que professa outra ou nenhuma fé. Jesus andou com pecadores foi tentado e morreu na cruz, mas se for o outro é porque anda com pecadores, não tem fé e está endemoniado. Parece que viver como fariseus, escribas ou saduceus é bem mais fácil.