Páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Contextos Bíblicos

A importância de interpretar a leitura nos textos sagrados e saber, qual o contexto em que cada um foi escrito, para então compreender o seu real significado.

A escritura sagrada pode ser lida de várias formas:
- uma delas é a preparação e concentração para interpretar a leitura do texto de maneira orante;
- a outra forma é quando a lemos tentando encontrar resposta para a vida.

É aí que devemos tomar muito cuidado, porque neles encontramos histórias de muita gente e para entendê-las precisamos viver a contextualização, uma regra da hermenêutica (ciência de interpretar o sentido). Toda vez que lemos um texto entramos no exercício da hermenêutica, para entender bem o que foi lido.

Um exemplo é o Apocalipse, que fala em destruições, pessoas que lêm o texto sem muito conhecimento do porque foi escrito daquela forma pensam que o texto esta falando de uma destruição para hoje.

Ouvimos relatos, das catástrofes, que as enchentes provocaram nestes dias aqui no Brasil, sendo atribuídas a vontade do Altíssimo. Na verdade a natureza estava no seu curso natural, então deparamos com "pessoas" mudando sua ordem e certamente ela reivindicará seu espaço e é o que vemos com muito pesar.

Daí fazemos uma leitura explicativa no texto apocalíptico retirando a responsabilidade humana porque o texto diz que aconteceria. Mas o texto foi escrito á uma comunidade que estava vivendo a opressão massacrante do Império Romano.

Conforme a exegese (explicação dessa leitura) todas as figuras dos monstros como dragões e outros símbolos apocalípticos, não passam de uma linguagem metafórica para dizer sobre o fim desta escravidão, que não poderia ser dito com clareza. Esta comunidade vivia sob constante domínio e vigilância, mas chegaria ao fim. Já poderiam sonhar com a libertação e uma nova vida cheia de esperanças. Logo o Apocalipse não é um livro que prevê a destruição, ele está muito mais na perspectiva da construção de um novo tempo.

Foi bom ouvir o Fábio! Hoje posso ler o apocalipse ou qualquer outro com mais responsabilidade e com uma compreensão mais ampla, sem o pavor que a muito me dominou.