Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Como explicamos os céus hoje?

O Kepler foi lançado em 2009 - Primeria missão da Nasa capaz de encontrar
planetas do tamanho da Terra e talvez menores em torno de estrelas.
O universo é bem maior do que imaginávamos. Estimam-se 2bilhões de Planetas iguais a Terra em nossa Galáxia. Dados que foram transmitido em Fevereiro/11 pelo Telescópio Kepler ao Laboratório de Propulsão a Jato da NASA na Califórnia, onde reúnem cientistas de todo o mundo. O universo abrigaria 50 bilhões de outras Galáxias iguais a Via Lacta (gigantesca área que sabemos até hoje inserir o Sistema Solar e os Planetas incluindo o nosso). Segundo as novas descobertas, mais de 100 Estrelas iguais ao Sol estão espalhadas em uma área de alguns milhões de km da Terra.


NASA – Centro de Controle - Mais de 50 anos após o início da corrida

espacial, 54 missões exploratórias ajudam o homem a

entender o que faz da Terra um lugar tão especial

Cientistas sugerem que entre 1,4% e 2,7% das estrelas parecidas com o Sol possam ter planetas com tamanho entre 0,8 e 2 vezes o da Terra. A maioria deve estar na chamada zona habitável – a distância da estrela que permite a presença de água líquida, considerada condição essencial à vida. Mas, o publicado no “Astrophysical Journal”, a quantidade de “gêmeas” nas redondezas pode aumentar.
Ilustração de Corot-7b, o primeiro planeta rochoso encontrado
fora do Sistema Solar, achado por sonda europeira
Outro tipo de estrela gigante avermelhada também pode abrigar esses planetas. Em Astros mais antigos o suprimento de gás hidrogênio já esgotaram e a detecção é mais complexa, então cientistas pretendem localizar os planetas pela força gravitacional que eles exercem e não por alterações no brilho da estrela, como no telescópio Kepler.

Como estrelas desse tipo são bem mais comuns do que as do tipo do Sol é muito provável que possam existir ainda mais Terras por ai. Com um número tão grande de planetas com tamanho parecido com o nosso, há chance de existir vida em alguns deles.

Isso anima o cientista astrônomo da Nasa José Catanzarite, um dos responsáveis pela pesquisa ao ser entrevistado pelo site Space.com

Obs. - Jornal da Cultura de 23/03/2011 - 2º Bloco, os minutos, de 06:18 à 07:26 - http://is.gd/tH5WOs

Folha SP, 23 mar 11http://is.gd/QBP9eA