Páginas

domingo, 27 de março de 2011

Angústia x Bom Humor

Sempre me agradam brincadeira, sorriso e alegria, mas ao ficar só, que não é o meu caso, muita gente se angustia. Mesmo porque deparamos com pessoas que escondem seus conflitos atrás do bom humor. 

E isso é bom! Já que nunca vamos sair vivos da vida, logo é bom levá-la com muita leveza.

Sartre fala que a angústia surge quando o homem percebe a irrevogável liberdade, mas diante de várias possibilidades sente-se angustiado ao saber que quem escolhe é ele. Freud disse que vivemos um profundo mal-estar e ao analisar nosso psíquico viu nele o conflito interno entre três instâncias psíquicas fundamentais ao equilíbrio do ser: a vontades (id) atrita com o instinto repressor (superego).

Não temos tudo o que queremos logo o conflito entre o id e o superego gera angústia e outros distúrbios emocionais, tais como cansaço físico-mental, abaixamento da auto-estima e comportamentos nada adequados.

Em outras palavras Cecília Meireles completa com sua Obra: "Motivo"

Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste: sou poeta.
Irmão das coisas fugidias, não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias no vento.
Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:— mais nada.
Elvis era assim - http://is.gd/xFqiA6
Mi - Cps, 27/03/11