Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sabedoria é para todos

Segundo Freud, o “conceito primário” de pensamento é a “lógica da religião e das artes. Expressões que de um modo geral nos tocam diretamente porque é a emoção que nos domina, ela agita nosso psicológico e biológico. Para melhor entendimento e encaminhamento do raciocínio dizemos que as emoções se manifestam sutilmente.

Pertencimentos emocionais: IRA; TRISTEZA, MEDO; PRAZER; AMOR. E as virtudes e defeitos vão desde a fé, coragem, perdão, dúvida, preguiça, até o tédio. Debates científicos as classificam igual a um estado de espírito, temperamento, distúrbios como depressão, angústia, ansiedade, fobias, etc.

Circunstancialmente as emoções nos dominam e prevalecem sobre nós. Não são poucas as vezes que somos racionais em um momento e irracionais quando o calor da emoção comanda nossas atitudes. Normalmente nos extremos das emoções temos atitudes das quais nos arrependemos assim que a razão começa a reagir. Daí que sugem os crimes passionais, chamado de “privação dos sentidos”.

Emoções são sentimentos expressados em intensos impulsos, resultando idéias, comportamentos, ações e reações. Virtude é quando o emocional inteligente, ou seja, a emoção racional se manifesta equilibrada, para que fique só sentimentos sublimes e bem conduzidos. É o discurso da Lei do Amor e é assim que líderes espirituais tocam o coração dos fiéis.

Do ponto de vista ocidentalista não tem muito sentido, esse discurso passou a ser visto como sinônimo de utopia. Porque certas distorções e mutilações sofridas no Evangelho transformaram o cristianismo. Este é um dos motivos de zombaria ou de pavor dos valores espirituais cultivados pela religião hoje. Por isso se faz necessário a todos INTERPRETAR a LEI de DEUS com SABEDORIA, a intelectualidade não falseia o sentido de uma Lei amorosa, piedosa e caridosa.

Só com testemunho irrefutável, o axioma (termo definido tão bem pelo matemático Euclídes que quer dizer noção comum, ou seja, confirmação de todos, aceitamento sem discussão) diminuiremos o ateísmo no mundo. Os ateus admiram Jesus, Mesmo porque conforme relatos Ele foi um homem de atitude impecável. Mas quando observam os comportamentos dos cristãos, acabam considerando desnecessário seguir a um Cristo que arrebanha pessoas de caráter tão duvidoso.

É sempre bom lembrar algumas afirmativas, para que mudemos nossas atitudes:
- “Deus não tinha nada a ver com o mau humor do Cristianismo; que chatos são os cristãos e não o Cristo”. Nietzchie - http://is.gd/QhLdM9
- “Passarei a acreditar no Redentor quando o cristão parecer um pouco mais redimido” Nietzchie - http://is.gd/PqGBfV
 - “Gosto do seu Cristo, mas não gosto dos seus cristãos”. Gandhi: - http://is.gd/WPP0qe

Então não são frases que merecem reflexão? Bom seria reconsiderarmos nossos conceitos! Particularmente penso que nos reunimos nos templos para testemunharmos uma libertação e obedecendo toda sua liturgia. Agora impor uma “ditadura” fora dele exigindo só deveres e obrigações, conforme sempre falo disso aqui, acaba me impedindo de mudar o discurso.

O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant

Mi – Cps – 02/04/11
Apesar de você é uma música que penso poder ter interpretação política ou religiosa...