Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Como não me contenho escrevo!

Este desabafo está baseado em momentos e acontecimentos constrangedores que vivi. Relato os fatos com conhecimento de causa e deixo bem claro que em toda regra há exceção.

De berço evangélico fui educada nos iguais princípios, mesmo sem batismo algum me considero cristã o que é compreensível a perplexidade nos membros da igreja, até entendo. Percorro os púlpitos e compreendo que Templos são compostos pelo Sagrado e por profaniedade, mas pertencente ao Senhor e que reclamações lá existentes são coisas do homem, evidentemente. Muitas coisas me indignam e certamente causo indignações a muitos, contudo minha fé é inabalável.

Aos Gálatas 2:1/6 - 2:16 - 3:10/11 é a epístola que me faz entender os ensinamentos de liberdade e deixa claro o que são ritos, dogmas judaicos, legalismo farisaico que as denominações cristãs conservam em suas doutrinas. Não são poucos os cristãos que não entendem o evangelho enfraquecendo assim a fé do outro e o afasta do verdadeiro conhecimento.

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhosOséias 4 : 6

Legalismo judaico sobrevive na cristandade.
Vejamos um exemplo do apóstolo Paulo: Após 14 anos de sua conversão, ele volta à Jerusalém acompanhado de Barnabé Atos 4:36 / 11:22 / 11:24 o judeu, cheio do Espírito Santo, homem de confiança da igreja de Jerusalém que o enviou à Antioquia para observar a conversão e edificação dos gentios ao cristianismo, forte testemunha de Paulo; e por Tito, o gentio grego, que Paulo inteligentemente o trouxe como prova da conversão de gentios.

Paulo vem defender seu apostolado, sua pregação e a verdade absoluta do evangelho: "E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé."Gálata 3:11. Porque judeu-cristãos aceitaram Jesus como o messias salvador e não separavam da doutrina judaica. Entre cristão-novo a lei judaica imperava, tanto é que gentios eram circuncidados.

Bem! O rápido resumo acima é para falar que naquela época, Paulo já defendia a Suprema Revelação do Evangelho, menos código de leis, rituais e costumes preservados até nosso tempo.

A frase: “Não existe sã-doutrina sem bons costumes”, mais lembra as mais de 600 regras que fariseus inventaram por achar insuficiente a lei de Deus. Não imagino o Evangelho precisando de apoio nem se encostando a denominações, pois sou convicta que a Palavra do Senhor tem valor intrínseco.

Bom costume para legalistas significa não ter vaidade e estabeleceram a vaidade como despadronização dos cabelos, roupas, brincos, batons e etc., Jamais relacionaram bom costume com o amor, misericórdia, educação, integridade, perdão, honestidade ou qualquer outra regra de civilidade.

Usam costumes, textos mal interpretados para julgar mais que Deus, isso sim que O desagrada e é a isso que Ele chama de vaidade. Não me refiro às liturgias nas celebrações, alias são linda e nem tampouco pretendo desrespeitá-la ou querer que elas mudem. O que não consigo entender é a hostilização além do Templo. É louvável a doutrina entre os fiéis se não houvesse comparações inférteis e julgamentos.

Vós julgais segundo a carne; Eu a ninguém julgoJoão 8:15. Jesus não julgou a mulher pega no flagrante de adultério. Que dirá julgar alguém por causa de roupa, de aparências! Se fosse hoje o julgamento daquela mulher sendo ela membro de uma denominação qualquer. Será que lhe diriam que o jugo do Senhor é suave e o Seu fardo é leve? Mateus 11:30 Duvido! Por muito menos um sacerdote que o recebi com muito amor em minha própria casa mandou que eu fosse me arrumar para uma oração. Eu estava vestida decente, mas diferente deles. Quando disse que ficaria do mesmo jeito mandou não pediu, que me arrumassem um véu. Vale lembrar que não tenho nenhum batismo.

A evidência da fé cristã não consiste em obediência a ritos e sim produzir frutos João 15:8 a partir da poderosa transformação advinda do Evangelho. Entendo em João 15:16/17, que o Senhor nos escolhe, nos transforma e através de nossas atitudes amorosas, pessoas se acheguem para Sua honra e Glória. Mandamento a se guardar é o do amor João 15:12. Agora “amar um ao outro” mudou, está muito longe de ser AMAR UM AO OUTRO.

Só vejo conjunto de regras e costumes impostos. Viver a lei é ser legalista, cujo dever está em cumprir todos os itens. Se seguir a lei e tropeçar em um item será culpado de todos os outros. Tiago 2:10 Legalismo está sob maldição Gálatas 3:09/11 ninguém será justificado pela lei e sim pela fé.

Relembrando algumas leis do Antigo Testamento. Será que todos seguiram fielmente?


Deuteronômio 22:5 – Mulher não pode usar roupa de homem e vice-versa, lei mosaica da época em que ambos os sexos só usavam túnicas. Portanto erra que usa esse versículo isolado para criticar trajes, o contexto é sobre homossexualismo. ( http://is.gd/nj4LaF ) e ( http://is.gd/1C5XZN )
Deuteronômio 21:15 - Homem pode ter duas mulheres, a amada e a aborrecida? É lei. Este item não precisou seguir, mas o anterior tem que obedecer.
Deuteronômio 21:18/21 – É lei mandar matar filhos desobedientes. E ai?!?!
Levíticos 12:1/5 - Mulher: - nasce um filho, além de circuncidar, 33 dias sem ir à igreja (marca do pacto Israel e Deus) se for filha ficara 66 dias.
Levíticos 19:27 - Não pode contar o cabelo arredondando os canto da cabeça e nem danificar a ponta da barba. A barba tem que ser comprida, aos sacerdotes o uso da barba obrigatório Levíticos 21:5

Para não haver ambiguidade é imprescindível entender duas ciências: a hermenêutica (ciência da interpretação bíblica) e a exegese (ciência da interpretação do texto).

Leis do Novo Testamento

I Pedro 3:3/6 - Que a beleza do ser não esteja nos enfeites, pois tem algo que vale muito mais e merece ser admirado pelos outros. – Não consigo achar proibição nos adornos. Na doutrina, mulher não pode usar brincos, colares, pulseiras e pode usar broches, tiaras enfeitadas, presilhas decoradas? A doutrina diz que devem chamar seus maridos de senhor. Jamais ouvi tal tratamento entre as cristãs!

Sobre o cabelo - Em Corintos as prostitutas tinham cabeça raspada como forma de humilhação e viúvas raspavam a cabeça em respeito aos falecidos, logo cabelos curtos era sinal de: adultério ou de viuvez. Hoje mulher de cabeça raspada não significa prostituição e tampouco mulher de cabelos curto significa adultério ou luto.

Se para o homem o cabelo abaixo da nuca é comprido, porque para a mulher esta altura de cabelo é curta? A doutrina exigia (ainda exige) que cabelos das mulheres fossem longos, talvez não contasse com negras em suas igrejas. Alguma delas por natureza o cabelo não cresce, talvez possam sentir-se constrangidas. Vejo como humilhação!

Doutrina do véu I Coríntios 11:13/15 Por causa deste texto minha atenção foi chamada em uma situação e repreendida em outra ocasião. Mas afinal, mulher de cabelos longos pode ou não orar sem véu?

Pregação às mulheres I Coríntios 14:34/35 Havia confusão entre mulheres perturbando o culto e Paulo estabeleceu ordem, não doutrina. Mulheres podiam profetizar nas igrejas com o uso véu, mas o cabelo não é dado como véu?

O erro está na interpretação do texto. Quem está à frente da igreja precisa se informar mais, ignorância (falta de conhecimento) é estupidez e não condizem com o Senhor. Querem seguir leis sejam mais coerentes com aquilo que dizem e que crêem. Não se estabelece o que seguir ou não, só por conveniência, como faziam os fariseus. ( http://is.gd/w3mgN1 )

Texto Áureo Colossences 2:20/23 Não entendo outra coisa neste texto senão a transformação que Cristo fará em minha vida e não me parece que Ele conta com a ditadura dos membros da igreja.

Assim são os legalistas: Gálatas 2:4 são falsos; são intrometidos, principalmente na vida do outro; são dominadores Gêneses 1:28 - Deus ordenou ao homem que dominasse todas as coisas menos sobre outro homem - o dominador sempre tenta acabar com a liberdade que Jesus dá para que fiquemos em servidão. Subjugam pessoas às suas regras, leis e costumes. Ações que sofri e a bíblia me dá o direito falar Gálatas 2:11; são hipócritas - palavra grega que significa ator, aquele que passa por alguma coisa que não é – e são Fariseus Mateus 23 religiosos que julga o povo segundo a lei judaica; Mateus 23:2 falam o que é para fazer, mas eles mesmos não o fazem; Mateus 23:4 impõe fardo pesado que nem eles e nem a família praticam; Mateus 23:24 engolem camelo e se engasgam com mosquito; Mateus 23:25/28 sepulcro caiado, a roupa, o cabelo em ordem, mas a mente está cheia de arrogância, trapaças e golpes sujando nomes alheios. (por fora bela viola, por dentro pão bolorento); Mateus 23:13 não entrarão no Reino de Deus e impedirão que os outros entrarem (só propagam o ateísmo); Gálatas 2:5 pessoas se submetem a legalismo de dogmas do homem se acomodam, não aprendem e nem permitem que o outro aprenda.

Assim que seguem a Verdade do Evangelho? Paulo não se conteve. Gálatas 2:6 respeitar os irmãos mais velhos de igreja não quer dizer submeter-se a eles, porque a Palavra está acima da idade, da experiência e de qualquer membro denominacional.

Legalismo x Graça
Legalismo = Trabalha com previsibilidade e mediocridade aborrecendo a Deus. Exige padrão a todos senão manipula e reprime.
Graça = Há nas igrejas aplausos, coral, orquestra, hinos, louvor, adoração. Graça também é variedade, isso não se contesta e alegra a Deus; Romanos 14 se uso manga no pulso, saia no tornozelo, cabelos na cintura, ninguém tem o direito de me ridicularizar, a liberdade me dá esta condição sou livre e faço para o Senhor, agora se visto-me ao contrário, quem tem autoridade para me julgar? A Graça me faz ser livre e me faz respeitar o outro. “Todas as coisas me são lícidas, mas nem tudo me convémI Coríntios 10:23; I Coríntios 6:12 ou seja, sei discernir que nem tudo me edifica; I Tessalonicenses 4:4 sou eu que darei conta da minha alma tenho que saber usar a minha vida, não é o outro que vai impor santidade, aliás eu que responderei por minha alma.

Considero que:
- o valor está na fé que opera por amor, não uma fé imposta que controla pune e põe no inferno Gálata 5:6
- em minha transformação homem nenhum opera Gálatas 6:15 denominação nenhuma leva aos céus e sim a Palavra de Deus bem entendida.
- “Escondi a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti, nenhuma regra, nenhum dogma, nenhum ritual impede-me de pecar, só a Palavra
- “A Bíblia Sagrada, Palavra de Deus, livro que contém a verdadeira doutrina e ensina a todos nós claramente a identificar o cristão de Deus e aquele que não é”.
- Minha dignidade se vê através de minha aparência ou através de minhas atitudes?
- Quando te encontro vale mais a roupa que visto ou o amor estampado em meus gestos?
- Acaso tornei-me seu inimigo, por dizer a verdade? Gálatas 4:16

Mi - Base: SM - Cps, 30/04/11