Páginas

sábado, 14 de maio de 2011

A Tecnologia musical

Tudo mudou nada mais será como antes. Daqui algum tempo, as pessoas contarão com a tecnologia para conhecer e entender o cenário de um novo tempo.

Um projeto realizado por pesquisadores brasileiros indica que o computador revolucionou absolutamente tudo de forma profundamente definitiva e lógico, a música não ficou de fora. É a simples possibilidade de passar as notas de uma composição musical para um pedaço de papel, de se distorcer o som de uma guitarra, ou propagar vozes através de um microfone.

A evolução acontece de tal maneira, que a gama de recursos existente permite produzir músicas completas utilizando apenas alguns botões e continuará provocando alteração radical como agilizar cálculos e facilidades nas análises de sons.

O projeto envolveu instituições do país e gerou mais de 20 teses, dissertações e trabalhos de iniciação científica, além de publicações, concertos, palestras, workshops e interação internacional para atualizar estudantes da Unicamp sobre novos softwares de performance musical. Uma das ferramentas utilizadas durante seu desenvolvimento foi o software Max/MSP, que permite a transformação de sons em tempo real.

A razão e a capacidade do homem em resolver problemas na qual ele utiliza-se de meios por eles criado para facilitar a resolução dos mesmos, ou seja, inventa uma coisa para ajudar a resolver outras coisas.

Isto é TECNOLOGIA Era do interminável!

Suspencius minds era assim...



Agora está assim...



... ou assim...




Fonte: professor e compositor Silvio Ferraz Mello Filho
Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).