Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Júnia, uma apóstola?

O AT relata mulheres com autoridade ministerial sobre os homens na época de Jeremias e Sofonias. Raquel era pastora, Miriã, Hulda e a mulher de Isaías eram profetisas. Débora além de juíza também era profetisa. Em vários casos temos exemplos de mulher respeitada como líder divinamente chamada.

No NT. Encontramos uma mulher, idosa e viúva chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser estava no templo quando profetizou ao ver o pequeno Messias. E em I Coríntios 11:5 ( "Mas toda a mulher que ora ou profetiza ..."). profetizar seria o mesmo que pregar. Em Romanos 16:1, Paulo recomenda a Febe, uma diaconisa(serva) da igreja de Cencréia. Paulo ainda em Romanos 16:7 fala de Júnia, uma apóstola ( “Saudai a Andrônico e a Júnia, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo”).

Ele próprio a considera uma apóstola importantíssima. Conforme Atos 2:17 (“ E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;”) SERÁ QUE AS MULHERES não DEVEM PREGAR? Por isso que não a vemos em ministérios sacerdotais de algumas denominações cristãs? Tais denominações têm como base: - I Timóteo 2:11-12 - “A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio”. - I Coríntios 14:34-35 -“As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja”. Era cultura da região daquela época, a arqueologia constata hoje que a tradução era muito pobre de significados e nem sempre haviam pessoas preparadas. Se houve alguém que deu o devido valor a mulher foi Jesus.

Segundo a bíblia, Ele não as tratava como inferiores. Deus não faz acepção de pessoas (At 10.34), mas sim o homem. Deus fez a mulher diferente do homem para que ambos se completem, no lar, na sociedade e no serviço do Senhor. Existem tarefas que o homem desempenha melhor e há atividades em que o feminino se sobressai. E isso também deve acontecer nas igrejas.