Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A polêmica foto do Século XX

Cópia da foto feita por Charles C. Ebbets em 20/09/32 e publicada
no dia 02/10 do mesmo ano pelo jornal New York Herald Tribune. De lá pra cá a foto ganhou notoriedade, fama, popularidade e muita desconfiança.
Desde 1932, fase final da construção do GE Building há suspeitas de que a foto histórica mais famosa do Século XX -  "Almoço no Topo de um Arranha-céu" -, onde 11 trabalhadores sentados sem nenhuma proteção no 69º andar sobre uma viga de aço seja uma montagem.

Mas, o historiador afirma a veracidade da foto: "Quando você tem um negativo de cópia, você geralmente consegue ver a borda da cópia por trás, e geralmente teria clipes, porque você faria uma cópia de outra fotografia. E eu não vejo nada disso aqui. Este é o negativo original". Ken Johnston

O negativo da foto é de vidro e pertence à agência Corbis, em 1996 quebrou-se em quatro partes. Ninguém sabe se esse negativo é o mesmo que estava na câmera no momento da exposição ou se fizeram para a suposta montagem. Talvez, mais tarde postarei a pesquisa sobre os motivos destas fotografias, no momento é mais interessante mostrá-la.

Há também outras fotos relacionadas que não são tão famosas e nem tão polêmicas quanto a primeira. Dizem que pertecem ao filantropo William Henry Gates III, o conhecido Bill Gates. Vejam como impressionam igualmente: 

O GE Building vai completar 80 anos.

Edifício famoso de Manhattan em Nova Iorque, com 69 andares distribuidos em 259 mts/alt, o primeiro a ter elevadores agrupados no núcleo central.
Concluído em 1933 como parte integrante do Rockefeller Center adquire status de prédio histórico de Nova Iorque. Primeiro nome RCA Building devido a companhia de rádio que ocupa o prédio juntamente com a NBC propriedade da General Eletric.
De 1988 até hoje tem por nome GE Building, ainda é da General Eletric e sede nacional da NBC. O complexo Rockfeller Center ou Rockfeller Plaza construído pela Família Rockfeller é cheio de artes simbólicas entre tantos outros significados.
No ano de 85 ganha de Lee Lawrie o Friso Art Deco acima da entrada principal do prédio, a figura da “Sabedoria”, escultura retrata Prometeu, que roubou o fogo dos deuses para trazer ao homem segurando um compasso. Este relevo refere-se a resolução de conflitos para muitos povos. Nação não terá contra outra nação espada, nem guerra. Uma alusão sutil de Isaías 2:4
Outra importante peça de Lawrie é a estátua de bronze do titã "Atlas" segurando o globo terrestre que no sentido acadêmico quer dizer: "iluminar" ou “trazer a iluminação”. Posicionada no pátio do edifício direcionada para a Catedral de São Patrício.