Páginas

sábado, 22 de setembro de 2012

Felicidade

Significa estado de plenitude, satisfação, alegria intensa ou júbilo, que mesmo o sofrimento e a inquietude se transformam em contentamento. É o bem-estar espiritual, a paz interior. Não é fácil dar uma definição rigorosa da felicidade e sua medida, por englobar fatores como: físicos, psicológicos, intelectuais, religiosos, políticos, estado civil, paternidade, idade, renda etc.

Jesus ensina que o elemento fundamental para se atingir a harmonia em todos os níveis, inclusive a felicidade individual é o amor. Mas, a felicidade evoluiu em definições de alguns que nada disso atingiu, contudo expressaram em vão!

Todavia, a filosofia a chama de prazer. Para os antigos gregos era a eudaimonia, hoje a ética que usa o termo. Zoroastro concluiu que através da conduta individual correta vem a felicidade e tudo o que fosse agradável ao homem: beleza, justiça, saúde etc... Lao Tsé a defendeu com nossas ações a natureza e Confúcio enfatizou a disciplina nas relações sociais.

Para Aristóteles, a felicidade estaria no equilíbrio, na harmonia. Epicuro defendia que a melhor maneira de alcançá-la seria através da satisfação dos desejos equilibrados para não perturbar a tranquilidade. Pirro de Élis concordava que a felicidade vinha da tranquilidade e descordava quanto à forma de se alcançar a tranquilidade.

Tomás de Aquino a descreveu como visão da essência de Deus. Até o filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau tentou defender que a origem do ser humano era a felicidade, mas que o advento da civilização destruiu a harmonia e que só a educação recuperaria a felicidade original. O positivismo do filósofo francês Auguste Comte falou que a ciência e a razão deveriam nortear o gênero humano na busca da felicidade baseada no altruísmo e solidariedade.

No “princípio do prazer “de Freud, todo humano é movido pela busca da felicidade. Já no "princípio da realidade", essa busca seria fadada ao fracasso, devido à impossibilidade do mundo real satisfazer a todos os nossos desejos. Conforme ele, o máximo que alcançaríamos seria a felicidade parcial.

Dalai Lama Tenzin Gyatso, diz que a felicidade é uma questão de treinamento mental. O profeta Maomé, enfatizou a caridade e a esperança numa vida após a morte como elementos fundamentais para uma felicidade duradoura, eterna.

Enfim... os padrões de comportamento recentes encontrados em pessoas que se consideram felizes são por demais estranhos, entretanto o que não varia é a vontade de expressar a felicidade.