Páginas

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Obrigada(o) x Agradecida(o)

Hoje no estacionamento agradeci um jovem que me foi gentil, com um “muito obrigada”, daí ele me perguntou se eu estava só agradecida ou muito obrigada à... Fiquei meio confusa porque pensei que fosse a mesma coisa, pelo menos é hábito daqui e o jeito dele falar me pareceu de outra região.

Entendi que só estava fazendo uma brincadeira carinhosa comigo, sem intensão de constragimento, mesmo assim fiquei intrigada com o jogo das palavras. Já em casa comecei a pesquisar e encontrei a explicação abaixo:

...[Normalmente alguém nos faz um favor sem pensar em uma possível retribuição a não ser um agradecimento. A pessoa que recebeu o favor em vez de “ser obrigada(o)”, o melhor é “estar agradecida(o)”.
- Obrigada(o) quer dizer: “Sinto na obrigação de retribuir o favor que você me fez”. Antigamente se falava assim e como o tempo reduzir ao máximo as expressões, hoje usamos simplesmente “obrigada(o)”, para nos referirmos ao agradecimento.
- Agradecida(o) significa: “Que gentil você ter feito isso por mim e eu sei que não era sua obrigação e que nem quer nada em troca”.
Ninguém é “obrigada(o)” a nos ajudar, mas se o faz pode ser por verdadeira delicadeza. Responder com um “agradecida(o)”, “muito agradecida(o)” ou “estou muito agradecida(o)”, além de soar muito bem é a forma mais correta, conforme os entendidos].

Não podemos esquecer das questões culturais ou os costumes do lugar, como ficou muito bem claro no refrão do texto musical de alguém altamente capacitado para tal.

Pode não ser a maneira mais correta, mas também não é a mais errada. O melhor de tudo é conhecer o que se fala.

Mi - Cps, 03/09/12