Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dom de línguas estranhas

Todos os dons são especiais, mais o que percebo referente o dom de línguas é como se os outros, principalmente o da Caridade, não fossem mais importantes. Talvez a atenção aos outros dons fique redobrada após uma leitura cuidadosa e responsável para assimilar>>> 1ª Coríntios 14:1/6:
1º - Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
2º - Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
3º - Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
4º - O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
5º - E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba *edificação.
6º - E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?

Concluo que:
- Edificar = Objetivo cristão: desenvolvimento espiritual dos irmãos. A profecia edificava os coríntios porque ensinava, consolava e etc. Falar em línguas nos cultos de Corinto não edificava porque se não houvesse um tradutor a palavra ficava entre Deus e o orador somente. Paulo tinha este dom, mas sabia que fortaleceriam os irmãos se todos entendessem o que era falado. (14:1-19)
- Propósito = Sinal para os incrédulos. Para a festa judaica do Pentecostes Corintos recebia milhares de pessoas de várias nações e os apóstolos (Atos 2) receberam o Dom para falar na língua destas pessoas. Maravilhadas por entenderem tudo, só naquele dia 3000 pessoas se converteram. Ao falarem línguas estrangeiras ali, começou a algaravia com todo mundo falando ao mesmo tempo, tremenda confusão. Seria mais provável se converter pela profecia do que pelas línguas. (14:20-25).
- Instruções = Paulo deixou regras para o uso dos dons espirituais, mesmo assim aqueles que declaram ter estes dons hoje em dia quase sempre ignoram. Somente dois ou três oradores em línguas falam em cada reunião; cada um deve fala na sua vez; nos cultos, pessoas nunca falam ao mesmo tempo; nem mulheres, nem homens elevem o tom de voz na igreja; do início ao fim o culto deve ser conduzido com decência e ordem.

Penso que nestas regras há princípios que deveriam permanecer hoje e sempre. (I Cor 14:26-40). Aqui não é um estudo, apenas a maneira de como interpreto o texto.

E ainda...Gálatas 5:
22 Mas o fruto do Espirito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade , fé,   mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não ha lei."