Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2010

Ecumênico é a união da mesma fé?

Ecumenismo: A casa em ordem. Se assim fizermos, melhor para a humanidade.

Atitude religiosa se dá quando oferecemos ao outro a melhor parte de nós e igualmente nosso amor, comunhão criando laços fecundos que nos transformam e fazem com que mudemos as atitudes dentro das igrejas.

Mas, sempre encontramos nas igrejas pessoas que tem o dom de nos afastar. É uma contradição, religião que seria para religar, não religa e nem nos encorajam. O culto precisa de análise e também de pessoas, que sejam fruto natural de Deus agindo dentro de nós, para tirar o que temos de feio e fomentar o que temos de mais belo. Até parece que o principal da religião é de criticar pessoas.

Conforme Nietezche: “O problema do cristianismo não é Cristo e sim os cristãos” Certíssimo Nietezche!
Num Diálogo Intereligioso o outro tem muito valor e se nós compreendermos assim é porque assim foi construído nosso caráter. Antigamente a sociedade era dividida em tribos que disputavam entre si qualquer coisa. Hoje, o espírito tribal ainda quer durar em nós, veja como fulminamos o outro com palavras bélicas.

Não domesticamos a intolerância, por isso somos impedidos de ver o que é bom no outro. Eu sou assim e o outro é assado, o modo de ter fé de cada um, em nada altera amizades. Respeitemos o outro em suas diferenças e juntemo-nos aos muitos outros pontos em comum. Na frase "lobos e cordeiros comerão no mesmo prato" encontramos uma profecia de Isaías, que não se dará enquanto tivermos espírito tribal.

Nas Estruturas Eclesiásticas temos:quem não é contra nós é por nós” (Gal 1:2). Logo, podemos ter dogmas diferentes e andarmos juntos. “Onde estiver dois ou mais reunido em Meu Nome , ali estarei”. Não é assim? O campo das idéias pode ser diferente, mas quando fizer parte de um mesmo corpo, que é o de Cristo, (ROM 5:20), então seremos irmão em Cristo.

O tempo agora é de um novo cristão, com relacionamentos profundos. Há guerras religiosas, onde pessoas se matam e junto com eles matam muitos outros em nome do amor de DEUS, no lugar de acolher quem precisa ser acolhido como está em Seus mandamentos.

Deus está presente a todos os lugares, por isso devemos nos comportar. Autoridade é responsabilidade a serviço do servir. Antes de desfazer as adversidades dos diferentes façamos as adversidades dos iguais serem uma só voz.

Grandes ameaças no mundo hoje são de ordens religiosas é como se Deus não gastasse do nosso amor por quem pensa diferente de nós. Que louco concordaria com isso? A religião mais importante é o amor junto com a misericórdia e a melhor igreja é aquela que nos aproximar de Deus e nos tornar melhor do que somos”.

Na visão de Dalai Lama, não podemos nos enxergar como inimigos sabemos que religiões alienam, matam, propagam o ódio e agridem, tudo em nome de Deus.

Se conhecermos bem a nossa fé a profecia do outro não será uma agressão e sim uma reflexão. Temos a certeza que acreditamos no mesmo amor, se o outro não percebe a diferença é nosso dever propor com muita sutileza e não impor agressivamente.

Prática do ecumenismo é colocar os serviços de deus em primeiro lugar. Quem tem autoridade pra falar sobre Deus que use a autoridade para servi-lo. Deus precisa de nossos corações leves curados e bons só assim organizaremos a casa e pronto para amar como Ele ensinou.

Cristãos convergentes unem-se e vão para o mesmo lugar; Cristãos divergentes afastam-se, separam e vão para lugares opostos.

É comum na Visão Teológica não viver em harmonia quando esbarramos em limites. Claro, que sempre estamos tentando viver o processo humanizador, para aprendermos a ser gente, a ser divino para lidar com diferenças nossas e as dos outros. Não nascemos prontos, vamos nos aperfeiçoando, configurando as fragilidades. Reconheçamos! Estamos em obras! A espiritualidade é a totalidade da vida e temos que interpretá-la bem. Viver a cristologia é viver todas as fases errantes que é natural no ser humano. A Teologia nos ensina a comparar nossa vida com a de Cristo, Ele nasceu, cresceu e aprendeu tudo com retidão, muito diferente de nós.

Quando erro machuco a mim e ao outro também. Num ato intempestivo, libero a natureza humana, adâmica. Agora, se paro e penso, analiso a situação antes de qualquer atitude, afasto o Adão que permanentemente fica em mim.

Mas Deus não nos fez anjo e os santos são pessoas e erram. Temos como superar, é possível dizer verdades com ternura, a agressão não está naquilo que se fala, mas como se fala. Palavras doces chegam com musicalidade aos corações.
Precisamos da fé, a igreja é santa é divina e tem que permanecer em nós para não perdermos de vista o Cristo Absoluto o qual fizemos experiência de fé. Mas a igreja também é humana e erra em sua totalidade, daí vem nossa decepção.

É bom deixarmos bem claro em nosso entendimento que não seguimos pessoas, por mais que elas se esforcem em compreensão, são relativas, hora nos ajudam, hora nos machucam e se ficarmos fundamentadas nelas certamente nos falta a conversão.

Pessoas de fé consolidada em Deus não se abalam com “relativos". Não tomemos como pretexto atitudes de fiéis, além de serem a parte humana da igreja o nosso compromisso é com Deus o Absoluto em nossas vidas.
Se fosse em torno da verdade simples e pura Palavra do nosso Salvador seria MARAVILHOSO, mas será assim?Tenho todas as certezas que não!.
Mi - Cps, 26/12/09