Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

Imortalidade x Eternidade

Imortalidade significa “sem morte” ou que nunca experimentaríamos a morte! A morte é um dos conceitos mais antigo e repudiado na história do pensamento humano. Conforme Sartre, ela rouba-nos quem amamos, interrompe nossos projetos e nos ameaça constantemente. Mas viver é caminhar para a morte e o desejo humano supremo é de derrotá-la. A imortalidade existe apenas na nossa imaginação. É isso o “elixir da eterna juventude”: uma vida sem velhice e sem a morte…
Eternidade não é sinônimo de Imortalidade! Significa ultrapassar a experiência da morte, ou seja, a morte não acaba com a vida e insere-a em novas coordenadas. Experimenta a morte como consumação definitiva.

Isto só faz sentido quando compreendemos a Vida Humana e a história como processo de Humanização. Pelo acontecimento da morte, a interioridade pessoal-espiritual que se constrói historicamente em relações de espaço-tempo, fica livre em que a morte marca o fim do Homem Exterior.

Segundo a mitologia de Tróia que se estende até hoje e podemos claramente ver que a eternidade é o que mais nos fascina.

“O homem é assombrado pela vastidão da eternidade, então perguntamos a nós mesmo: - Irão nossos atos ecoar através dos séculos? Estranhos ouvirão nossos nomes, muito depois de termos partido? Imaginarão quem fomos? O quanto lutamos bravamente? O quanto amamos intensamente?”

Aquiles, filho de Deleu. Aceita lutar por Agamenon, por quem nutre o maior desprezo, só para ser lembrado por toda a eternidade.

Talvez, todos queiramos ser lembrados e o importante não é ser eterno, mas como ser eterno: uma performance; uma participação engajada, quem sabe escrever? Pode ser um atalho!


MJ
Dance Off!- http://is.gd/uidfPA

Man in the Mirror - http://is.gd/lyak6k
We Are The World - http://is.gd/5OE9Lu
EP
Polk Salad Annie:
- 4min: http://is.gd/xsGpmU 
ou - 6,20min: http://is.gd/cWcTPo
Unchained Melody: http://is.gd/mtoAeV
In the guetto: http://is.gd/kgcsWI

A eternidade é a posse inteira, simultânea e perfeita de uma vida interminável.

Mi, 16/09/10