Páginas

sábado, 5 de novembro de 2011

A flor do maracujá

Papai me chamava de vários nomes carinhosos, como: princesa, benzoca, negrinha linda e muitos outros, dentre eles também tinha flor de maracujá. Não me lembro tê-la visto de perto, só por fotos. Mas os apelidos me convidaram a ler o que os poetas escrevem, a respeito dos significados curiosos e as músicas igualmente me influenciam.

A palavra maracujá vem do tupi e significa alimento dentro da cuia. O maracujazeiro é uma trepadeira sublenhosa com deliciosos frutos as flores hermafroditas, são belas, grandes e vistosas, que abrem por 1 dia somente.

Os missionários que vieram com os colonizadores perceberam mais do que beleza e perfume, na sua formação complexa e admirável. Trataram logo de metaforizar a flor para explicar aos índios a Paixão de Cristo:
- as cores vermelhas e roxas utilizavam nos rituais da Semana Santa;
- a coroa floral filigrada simbolizava a coroa de espinhos;
- os três estigmas da flor eram os três cravos (pregos);
- as cinco anteras representavam as cinco chagas;
- as gavinhas viraram açoites;
- e o fruto redondo significava o mundo que o Cristo veio redimir.

Por isso chamam-na flor-da-paixão (Paixão de Cristo). Antes disso, os jesuítas catalogaram e divulgaram o fruto com seu respectivo sabor e propriedades calmantes.

Bem! Eu penso que o papai não sabia nada disso, mas de uma coisa tenho absoluta certeza, ele gostava da exuberância da flor, por isso me chamava assim. Coisas de pai “coruja”!

1º) A FLOR DO MARACUJÁ - De Catulo da Paixão Cearense
Encontrando-me com um sertanejo
Perto de um pé de maracujá
Eu lhe perguntei: diga-me caro sertanejo
Porque razão nasce roxa a flor do maracujá?
Ah, pois então eu lhi conto a estória que ouvi contá
A razão pro que nasci roxa a flor do maracujá
Maracujá já foi branco eu posso inté lhe ajurá
Mais branco qui caridadi mais brando do que o luá
Quando a flor brotava nele lá pros cunfim do sertão
Maracujá parecia um ninho de argodão
Mais um dia, há muito tempo num meis que inté num mi alembro
Si foi maio, si foi junho si foi janero ou dezembro
Nosso sinhô Jesus Cristo foi condenado a morrer
Numa cruis crucificado longe daqui como o quê
Pregaro cristo a martelo e ao vê tamanha crueza
A natureza inteirinha pois-se a chorá di tristeza
Chorava us campu as foia, as ribera
Sabiá também chorava nos gaio a laranjera
E havia junto da cruis um pé de maracujá
Carregadinho de flor aos pé de nosso sinhô
I o sangue de Jesus Cristo sangui pisado de dô
Nus pé du maracujá tingia todas as flor
Eis aqui seu moço a estoria que eu vi contá
A razão proque nasce roxa a flor do maracujá.

2º) - Flor de maracujá - De Fagundes Varela
Pelas rosas, pelos lírios, pelas abelhas, sinhá,
Pelas notas mais chorosas do canto do Sabiá,
Pelo cálice de angústias da flor do maracujá!
Pelo jasmim, pelo goivo, pelo agreste manacá,
Pelas gotas de sereno nas folhas do gravatá,
Pela coroa de espinhos da flor do maracujá.
Pelas tranças da mãe-d'água que junto da fonte está,
Pelos colibris que brincam nas alvas plumas do ubá,
Pelos cravos desenhados na flor do maracujá.
Pelas azuis borboletas que descem do Panamá,
Pelos tesouros ocultos nas minas do Sincorá,
Pelas chagas roxeadas da flor do maracujá!
Pelo mar, pelo deserto, pelas montanhas, sinhá!
Pelas florestas imensas que falam de Jeová!
Pela lança ensangüentado da flor do maracujá!
Por tudo que o céu revela! por tudo que a terra dá
Eu te juro que minh'alma de tua alma escrava está!!..
Guarda contigo este emblema da flor do maracujá!
Não se enojem teus ouvidos de tantas rimas em - a -
Mas ouve meus juramentos, meus cantos ouve, sinhá!
Te peço pelos mistérios da flor do maracujá!


Mi - Cps, 05/11/11