Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Perdoar não é mágico, nem simples

O perdão passa o tempo todo pela dura análise da mágoa. Colocar regras na convivência estabelece limite e da o direito de não permitir ser machucado. Quem ofende precisa entender a autoridade da regra e ser responsável com o perdão recebido. Exigir respeito é a única maneira de manter a vontade de perdoar. O desafio consiste em fazer com que o outro tome consciência de que erra no exercício da compreensão. Sentimento de perda valoriza o perdão, ao perdoar e ser de novo ofendido requer um posicionamento. Lidar com o amor implica obrigações de carinho para que o mal não prevaleça, senão fica difícil acreditar neste amor.

Perdôo quem valorizo e o faço quantas vezes tiver motivo de manter vivo um amor feito de fragilidade, por isso cuido do vínculo estabelecido. Vida com qualidade é quando a qualidade aparece na observância da disciplina. Justificar comportamentos agressivos explosivos com a triste expressão: “sou assim” não combina com respeito. Como pode uma pessoa ser incapaz de mudar?

Conviver com quem não assume o erro ou que se desculpa e magoa novamente é horrível! Ok, o perdão está aí para ser oferecido, mas também serve para motivar mudanças. Lutar contra a míséria humana a favor da virtude é perdoar mais e dar menos motivo para ser perdoado.

Quando é vitória de Deus? Quando tais misérias não se estabelecem em mim

Base: FM – Cps, 04/11/11