Filosofamos quando questionamos ou tentamos solucionar sobre a existência humana e o universo. Já ouvimos muito mas sempre é bom repetir que a filosofia é uma palavra que vem do grego e significa: amor ao saber.
Período Clássico - Os séculos V e IV a.C. foram de grande desenvolvimento cultural e científico. A esplendorosa Atenas e seu sistema político democrático proporcionaram o desenvolvimento do pensamento. Época dos sofistas e de Sócrates. Os sofistas, Górgias, Leontinos e Abdera, defenderam a formação do cidadão pleno para atuar politicamente no crescimento da cidade preparado para falar bem ( retórica ), pensar e manifestar suas qualidades artísticas. Sócrates refletiu sobre o homem, buscando entender o funcionamento do Universo dentro de uma concepção científica, para ele a verdade estava intimamente ligada ao bem moral do ser humano. Ele nada registrou, só conhecemos suas idéias através de Platão seu discípulo, que defendia a função de entender o mundo da realidade, separando-o das aparências. Nesta época Aristóteles desenvolveu os estudos de Platão, de Sócrates e a lógica dedutiva clássica, como forma de chegar ao conhecimento científico. A sistematização e os métodos foram desenvolvidos para se chegar ao conhecimento pretendido partindo sempre dos conceitos gerais para os específicos.
Depois de Sócrates - O Período Pós-Socrático vai do final do período clássico (320 a.C.) até o começo da Era Cristã e representou o final da hegemonia grega política e militar.
- Ceticismo: segundo os céticos, a dúvida é sempre presente, pois ninguém conhece forma exata e segura de nada.
- Epicurismo: conforme os seguidores de Epicuro, o bem origina da prática da virtude, desta forma corpo e alma não sofrem para chegar ao prazer.
- Estoicismo: os estóicos como Marco Aurélio e Sêneca terminantemente defenderam a razão. Fenômenos exteriores a vida como a emoção, o prazer e o sofrimento eram irrelevantes.
Idade Média - O Pensamento Medieval influenciado pela Igreja definiu as formas de sentir ver e pensar com o teocentrismo (Deus no centro de todas as coisas). Conforme o importante teólogo romano Santo Agostinho, o conhecimento e as idéias eram de origem divina. Buscar-se-iam nas Palavras de Deus as verdades sobre todas as coisas. Mas do século V até o século XIII, a Europa ganha uma nova linha de pensamento: a escolástica, ou seja, várias idéias com o objetivo de unir o pensamento racional de Platão e Aristóteles à fé. São Tomás de Aquino foi o principal representante.
Modernidade - No fim da Idade Média nasceu o pensamento moderno, a burguesia, o Renascimento Cultural e Científico. Ganharam novos rumos os modos de pensar sobre o mundo e o Universo: a definição do conhecimento deixou de ser religiosa e entrou no âmbito racional e científico; o teocentrismo deu lugar ao antropocentrismo (o homem no centro de todas as coisas); Descartes criou o cartesianismo e considerava a razão base de todo conhecimento.
- No século XVII, o inglês Bacon ensaiou o método experimental, conhecido como empirismo, Hobbes e Locke desenvolveram seus pensamentos. A sociedade burguesa em crescimento econômico e político aderiu seus ideais ao empirismo e idealismo.
- No século XVIII aparece o iluminismo em pleno século das Luzes . A experiência, a razão e o método científico foram as únicas formas de obter conhecimento. Nesta época tivemos Kant, Hegel, Montesquieu, Diderot, D'Alembert e Rosseau. O homem sai do desconhecimento.
- Século XIX - Comte foi destacado pelo positivismo. O ideal de uma sociedade baseada na ordem e progresso influencia nas formas de refletir sobre as coisas. A história falou por si e o método científico controlado e medido, foi a única maneira de se chegar ao conhecimento. Neste mesmo século, Marx partoria a teoria marxista no método dialético do materialismo histórico para entender a sociedade e assim modificá-la. Com a revolução proletária, a burguesia sairia do controle dos bens de produção e os trabalhadores assumiriam o controle. Também neste contexto, Nietzsche críticou duramente aos valores tradicionais da sociedade, representados pelo cristianismo e pela cultura ocidental afirmando que o pensamento que liberta se for livre de qualquer forma de controle moral ou cultural.
- Século XX - Na Contemporaneidade há várias correntes de pensamentos simultâneas. Com o italiano Gramsci, os franceses Lefebvre, Foucault, o argelino Althusser e o húngaro Lukács surgiram novas propostas e releituras do marxismo. Graças aos estudos estruturalista do belga Lévi-Strauss a antropologia tornou este período uma importante influencia ao pensamento. O maior representante da fenomenologia (descrição das coisas percebidas pela consciência humana) foi Husserl. Devido às reflexões do existencialista Sartre a existência humana ganha enaltecidade.
Será?