Louis Francescon, congregacionista convicto e precursor do
avivamento pentecostal nos EUA. Herda de Giuseppe Michelli Nardi,
seu pai na fé, princípios que conserva por toda vida: fé inabalável em
Deus e a congregacionalidade. Informal às denominações
segue no decorrer do tempo o ministério visitando batizando e abrindo
congregações:
- Los Angeles (já imerso) congrega com batistas batiza crentes não imersos salvos nas igrejas americanas. (p.42/3);
- St. Louis, Filadélfia batiza famílias adenominacionais, abre igrejas;
- Argentina funda duas “Assembléia Cristã” atende batismo;
- Panamá deixa testemunhos. (p.44);
- Itália abre “Assembléia de Deus” e Congregações Cristãs Pentecostais;
- Brasil entre 08/03 a 20/06 de 1910 abre Casa de Oração em SP/Capital (Congregação Cristã no Brasil) e testemunha sobre fé com sucesso para batistas, metodistas, presbiterianos e católicos. (p.50) .
- Los Angeles (já imerso) congrega com batistas batiza crentes não imersos salvos nas igrejas americanas. (p.42/3);
- St. Louis, Filadélfia batiza famílias adenominacionais, abre igrejas;
- Argentina funda duas “Assembléia Cristã” atende batismo;
- Panamá deixa testemunhos. (p.44);
- Itália abre “Assembléia de Deus” e Congregações Cristãs Pentecostais;
- Brasil entre 08/03 a 20/06 de 1910 abre Casa de Oração em SP/Capital (Congregação Cristã no Brasil) e testemunha sobre fé com sucesso para batistas, metodistas, presbiterianos e católicos. (p.50) .
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Giuseppe Michelli Nardi |
Evangelizado em 1890 pelo adenominacionista Nardi fundador
da Aliança Cristã Missionária com comunhão independente
nos bispos metodistas e outros. LF salvo em 12/1891 e sem o devido batismo abre em 03/1892 na cidade
a IPI - Primeira Igreja Presbiteriana Italiana ou “Prima
Chiesa Presbiteriana Italiana de Chicago” com o grupo de Nardi e uns Valdenses como Fillipo Grilli o
pastor. LF é um dos três diáconos e torna ancião tempo depois.
A profecia de LF se aflora em 1894 ao ser
cobrado pelo SR, acerca do batismo por imersão, pois a
prática desse sacramento era por aspersão. Em 01/01/1895 se
casa com Rozina Balzano “irmã” congregacionista salva
por aspersão no começo de 1892. (p.35)
Mas, o ancião da IPI não é compreendido na
igreja sobre o batismo, até Giuseppe Beretta salvo em 1898 pelos
metodistas livres unido à IPI não o era. Numa viagem casual, LF e Beretta se
encontram e falam do assunto. Após dois dias Beretta torna-se o
primeiro a se batizar através da “Church of the Brethren”
(Igreja dos Irmãos) que batiza por imersão. No dia seguinte 07/09/1903 apto Beretta batiza LF e outros.
Pode ser devido à resistência batismal que LF entrega o ancianato e
sai da IPI, coincidência ou não, mas o rito só acontece durante a viagem do
pastor Grilli. Os outros batizados igualmente saem, decisão
totalmente desaprovada por LF que nutre respeito e comunhão
àquela congregação (atitude adenominacionista).
Começa agora outra
pequena comunidade livre em uma “Casa de Oração”, “Congregação” ou
“Assembléia”, na West Grand Avenue, 1139. Antes disso os cultos aconteciam em
casas dos anciães alternando entre LF, Beretta e Menconi. Em 02/12/1903 LF viaja
e ao voltar cinco meses depois encontra “contenda infinita
e irmãos cheios de si”, então o SR pede que se separe até
segunda ordem e assim o fez. (p.37)
A biografia diz haver ali o ministro Petrelli que
defendia ser aquela congregação a única verdadeira e as demais eram de falsos
crentes, comportamento fortemente rejeitado por LF e os outros
anciães. Um dos motivos que o leva a sai por um tempo dali é o reconhecimento da salvação em irmãos não imersos em outras denominações. (p.47)
De 10/1904 a 04/1907 o grupo volta a
se reunir de casa em casa. No fim de Abril LF visita reuniões batista do
pastor William Howard Durhan e lhe é confirmado ser aquela
uma Obra de Deus. Semana seguinte o grupo frequenta os cultos, onde LF,
esposa e outros são selados com ES e também fica sabendo da preparação para
levar mensagem de Deus a colônia Italiana. (p.38/9). Em 29/06/1908 eles
se reintegram à congregação da W. Gran Ave de Chicago.
(p.40)
W. H. Durhan defensor da congregacionalidade e opressor da denominacionalidade, primeiro pastor branco a congregar com negros época em que igrejas eram
divididas por etnias. LF só atende colônias italianas e chega ao
Brasil ainda assim, mais tarde os cultos são abertos à todos. A CCB
tinha raízes fortes nas atitudes do pastor.
A missão de LF era “obedecer ao mandamento”, ou seja, batizar-se por emersão e igualmente os já salvos em Jesus batizados por aspersão. Nada li sobre rebatismo naqueles já batizados em água ou nas águas, independendo de onde congregavam.
Agora, se o batismo é um modo de expressar a nova fé com o compromisso de vivê-la em comunhão em Cristo entre “irmãos”, como ignorá-los se comungam a mesma fé? Se transitar pelas denominações, não é permitido por Deus e os dons de LF lá recebidos? Por isso fica difícil entender a invalidade dos batismos dos outros evangélicos sendo que nem mesmo LF se rebatiza na CCB. Então vale o batismo na IPI? (P.40)
A missão de LF era “obedecer ao mandamento”, ou seja, batizar-se por emersão e igualmente os já salvos em Jesus batizados por aspersão. Nada li sobre rebatismo naqueles já batizados em água ou nas águas, independendo de onde congregavam.
Agora, se o batismo é um modo de expressar a nova fé com o compromisso de vivê-la em comunhão em Cristo entre “irmãos”, como ignorá-los se comungam a mesma fé? Se transitar pelas denominações, não é permitido por Deus e os dons de LF lá recebidos? Por isso fica difícil entender a invalidade dos batismos dos outros evangélicos sendo que nem mesmo LF se rebatiza na CCB. Então vale o batismo na IPI? (P.40)
Relembrando a comunhão de LF entre denominações: - Beretta salvo na Metodista
Livre, congrega na IPI, se batiza na Church of the
Brethrene e na IPI batiza LF.
Francescon fica de 12/1891 a 07/09/1903 = 12
anos sem batismo, mas salvo na Aliança
Cristã Missionária, co-fundador da IPI e freqüentador da batista. (P.36)
Assembléia de 28 a 31 de março e 1º de abril de 1961
“O Senhor nos guiou em que só sejam considerados nossos irmãos aqueles que se batizam entre nós. Na Obra de Deus não temos parentes nem amigos, todos somo
iguais e quem não está na doutrina não é considerado como
irmão nem tem liberdade nos cultos.”
Mas, quem é irmão em Cristo, filho de Deus?
Vejamos João 1:12 – “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder
de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome.” – Ou
seja, aceitar a Cristo na Presbiteriana, Batista, Assembleia de Deus, Metodista
ou qualquer denominação evangélica, não é outra coisa senão receber de
Cristo o poder de ser filho de Deus e irmão em Cristo, dos iguais?
Complicado entender a desconsideração dos “desses irmãos”. Hpuve uma revelação? Porque,
além de LF ser contra essa segregação, não esconde apreciar os irmão de fé batista bem como valdenses e metodistas. É bem provável ter começado o "novo
ensinamento" na década de sua morte e passado para a membrasia, pois sabemos que
o fundador da CCB não acompanhou de muito perto toda sua evolução
doutrinária. Esteve aqui em 1948 pela última vez e faleceu
em 1964 aos 98 anos, idade que já não permite
tanto vigor e muitas coisas se alteram em 15 anos.
Para Francescon e muitos crentes “Obra de Deus” é a fé no
Evangelho e obedecer aos mandamentos. E essa Obra é o único caminho que nos
leva aos céus, por isso a união entre os “irmãos” para não se desviarem
deste propósito, conforme carta enviada ao Brás quando comunica seu afastamento
da presidência devido à idade. Carta essa interpretada como: - Só a CCB
é esta Obra.
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LF |
O livreto é lido e entendido? Será surpresa saber que LF ao ser “recolhido” não era mais
membro efetivo da CCB? Conhecer a história da igreja é dever e obrigação para que não ocorra confusão.
Assemblee
di Dio in Itália - http://is.gd/j29khc
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Fonte |
- João 6:29 “Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou”;
- João 6:40 “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”;
- João 6:40 “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”;
- João 6:47 “ Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna”
Ao diácono que veio me falar sobre a pessoa que congregou por 18 anos e faleceu arrependida por não ter se batizado e quando lhe perguntei se ela foi salva, o levita não quis me responder o certo e gesticulando com ombros, mãos e boca um não sei. Então falei: para mim que creio na misericórdia do Senhor e também creio que o arrependimento é um dos Seus Dons, ela está salva!
Versículos para esse diácono:
Versículos para esse diácono:
- Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”
- Romanos 10:13 “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
5º Ponto de Doutrina da CCB: ...“(... - Nos cremos que a regeneração, ou o Novo Nascimento, só se recebe pela fé em Jesus Cristo, que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação. Os que estão em Cristo Jesus são novas criaturas, para nós, foi deito por Deus sabedoria. Justiça, santificação e redenção. (Rom., 3:24 e 25; I Cor., 1:30; II Cor., 5:17).” (p.28)
Sempre dou GRAÇAS pelo fato de papai ter me mostrado o SENHOR, Suas Maravilhas e não regras batismais intimidatórias de irmãos. A Graça de Deus é crer que Jesus é nosso único Salvador que pagou o preço da nossa redenção. Além da fé ser um dom de Deus ainda nos salva.