![]() |
Jerusalém Antiga |
Entre Abraão e Davi vemos Isaque, Esaú, Jacó e as tribos num período de 430 anos, Moisés 40 anos no deserto, após sua morte os israelitas dominam a terra de norte a sul. Segundo Deus: Israel é a terra de Abraão, Isaque, Jacó e de Davi.
![]() |
Templo de Salomão |
Em Jerusalém vivem profetas como:
- Isaías com lindas profecias messiânicas, história carregada literarárias e poéticas. Nesses dias reina Acaz que ignora profecias, aí que Senaqueribe rei da Assíria sitia a cidade humilha o povo, alcança o reinado de Ezequias, que impotente recorreu a Deus, Isaías profetiza a vitória do rei. Durante a noite um anjo vem e extermina 185 mil homens do exército assírio.
- Jeremias passa pelos reis: Josias, Joaquim, Sedecias, pelo governador Godolias, pela destruição de Jerusalém e vê Babilônia derrotar o império assírio quando profetizava que por conta da idolatria, cultos entre Deus e os demais deuses seriam cativos babilonês.
- Ezequiel prega o arrependimento ou cumprir-se-ia a profecia de Jeremias. Não arrependidos Deus permite aos babilônios poder invencível. Cercam Jerusalém destroem o muro, queimam o templo, pegam utensílios sagrados para a Babilônia. Jerusalém vira ruína, muitos jovens são castrados e levados assim como mulheres, crianças e recursos. Velhos e debilitados são abandonados. Daniel, Sadrak, Mezak, Abnego vão nessa leva. Ezequiel vai por querer zelar pelos fiéis e no exílio várias vezes é transportado para Jerusalém em espírito onde vê os sacerdotes que ali ficaram pecar contra Deus. Entretanto, profetiza a restauração de Jerusalém e do templo. E acontece.
Ciro, imperador persa apodera-se da Babilônia e repatria os judeus, estes retornam e restabelecem o templo após 70 anos que nem de longe tem a magnitude do anterior. No segundo ano do reinado de Dario rei da Pérsia começa a profecia de Zacarias. Jerusalém está próspera, mas o templo desconservado e Deus através de Malaquias pede contribuições para mantê-lo. Depois disso acontece o intervalo inter testamental, silêncio profético de 400 anos que só volta com João Batista no deserto da Judeia.
![]() |
Alexandre, o Grande |
O Império Romano chega 60 anos a.C. e faz três guerras: Grande Revolta Judaica; Kitos; Revolta de Bar Kokhba e a revolta: Guerra contra Gallus.
Jesus nasce no tempo do paranoico idumeu/judeus Herodes, o Grande, que assassina a esposa Miriam, os filhos, cunhados e todas ameaças ao seu reinado. Ao recebe os magos persas que procuram por Jesus seguindo a estrela incomoda-se com a noticia do nascimento do Messias. Chama seus escribas e estes informam que o menino nasceria em Belém. Então pede que os magos venham ter com ele na volta da visita à criança, isso para descobrir seu paradeiro e matá-lo. Por advertência divina os magos voltam por outro caminho sumindo assim dos textos. Herodes ludibriado mata todas crianças até dois anos. José alertado foge com a família para o Egito por dois anos. Voltam para Nazaré pós morte de Herodes.
Jerusalém sob o domínio romano, templo magnífico erguido, onde Jesus aos 12 anos debate com sábios perplexos diante da Sua sabedoria juvenil. Já adulto Jesus sabe que nesta cidade seria humilhado torturado e morto. Ali fica o Monte Sião com a tumba de Davi e sobre ela o cenáculo da pentecoste. Jesus ressuscita ao 3º dia reúne com seus discípulos no Monte das Oliveiras pedindo que permaneçam na cidade para revestirem de poder. Dar-se- há a pentecoste falam outras línguas, antes amedrontados em Jerusalém, agora pregam curam são presos e prosseguem na missão.
Quantias são depositadas para os apóstolos distribuírem entre as necessidades. Ananias e a esposa Safira morrem subitamente porque mentem que ofertam e não o fazem. Diáconos cheios de fé e sabedoria são instituídos como Estevão de discurso incomodador. Morre apedrejado e suas vestes entregues ao jovem fariseu Saulo da tribo de Benjamim educado na melhor cultura judaica, discípulo de Gamaliel e odiava os apóstolos porque o primo Barnabé se converte e oferta os bens. Em uma de suas perseguições no caminho para Damasco Jesus ressuscitado o converte e torna-o Paulo.
![]() |
Massada |
![]() |
Aélia Capitolina |
Constantino chega Nos anos 322 d.C. funda o cristianismo, sua mãe Helena ergue templo em Jerusalém o Santo Sepulcro, Basílica da Natividade em Belém e no Egito o que é hoje Mosteiro de Santa Catarina no Monte Sinai. Diferente dos apóstolos que não constroem templos mas, têm a fé intacta. Pregam nas ruas, esquinas, praças, casas em casas. São perseguidos por imperadores romanos como Nero, Galícola. O advento Cristiano de Constantino promove consílios a partir da filosofia grega aristotélica, da regalias aos bispos isenta-os de impostos e os assalaria com verbas públicas dentre outras misturas infiltradas prevalecentes ainda.
![]() |
Al-Alqsa |
Primeiro querem os judeus a terra que ganharam por herança. Segundo os cristãos, não pelos 300 anos dos seguidores de Jesus, mas pelo cristianismo de Constantino.Terceiro o Islamismo crendo na ascensão de Maomé se estabelecem na cidade.
Na Europa, reis resolvem retomar a Terra Santa no momento que o papado começa a perder o poder. Vem os 200 anos das Cruzadas com interesses políticos, econômicos e o maior deles recuperar a custódia de Jerusalém. Tentam expulsar os muçulmanos guerreando até serem derrotados pelo forte chefe militar, o sultão curdo Saladino líder da Oposição Islâmica aos Cruzados Europeus que reconquistam a cidade.
No segundo milênio cristão, Jerusalém fica nas mãos otomanas até 1517. Inovam e reconstroem a muralha atual. Em 1917 os britânicos com mandato formal administram os territórios do extinto Império Otomano até o fim da Segunda Guerra Mundial. Neste período acontece o holocausto, logo após o Presidente Brasileiro Gaspar Dutra nomeia o diplomata Osvaldo Aranha, Chefe da Delegação Brasileira o qual, também é nomeado Presidente da Assembléia Geral da ONU que ajuda na decisão da criação do atual Estado de Israel. Aranha foi reconhecido e homenageado pelos judeus com uma rua que leva seu nome em Tel Aviv, centro financeiro de Israel. Em 15 de Maio de 1948 nasce o Estado de Israel cumprindo a profecia de Isaías feita há mais de 2.600 anos (Isaías 66:8)...
Judeus retornam às raízes. Provocados reagem e tomam Jerusalém. Em 1966 palestinos pareciam conviver bem com a orientação judaica. De lá pra cá surgem: a guerra dos seis dias; guerra do Yom Kipur e terrorismo. Judeus dispostos a conciliação o que não se vê do lado palestino, onde os Hamas inviabilizam qualquer processo de paz em Jerusalém.
![]() |
Jerusalém Atual |
Marcas que esta Jerusalém carrega bem antes de Davi, lugar que Deus falava com o homem. Conforme estatística há em Jerusalém 1.204 sinagogas, 158 igrejas, 73 mesquitas Talvez isso a faça o centro mundial de convicção religiosa monoteísta. Tentam uma coexistência pacífica? Há controvérsia!
Assim encontramos em Lucas 19:35/44
...[... E trouxeram-no a Jesus, e, lançando sobre o jumentinho as suas vestes, puseram Jesus em cima.
E, indo Ele, estendiam no caminho as suas vestes.
E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto. Dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor, paz no céu, e gloria nas altura.
E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos.
E, respondendo Ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.
E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela,
Dizendo: Ah! Se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos.
Porque dias virão sobre ti, em que teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados;
E te derrubarão, a ti e a teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conhecestes o tempo de tua visitação. ...].
Mas existe a Terra Santa, a Canaã, a Jerusalém, onde não há igrejas, mas o jardim da eterna felicidade, a face de Deus e a promessa de que jamais morreremos e é o que sabemos sobre a habitação dos santos.