Havia um dito popular que certamente já está fora de moda porque não vemos mais sua prática, onde dizia: A pressa é inimiga da perfeição. Mas a globalização é determinante ao oferecer e dizer que a pressa faz chegar ao sucesso, ela ilude de tal modo que muitos a adotam e realmente vemos os bem sucedidos apressados em seus afazeres.
Pode ser que haja outros motivos que a pressa camufle, como por exemplo: o erro, o medo, a solidão, o autoconhecimento e etc. Cuidado, a pressa pode ser inimiga, com ela não se tem tempo suficiente para crescer direito, na leitura, na fala, no ouvir, não se atenta para acontecimentos ao redor e várias coisas mais.
Carl Jung – psiquiatra e psicólogo suíço, ao diagnosticar a doença da pressa foi categórico: “A pressa não é coisa do diabo; a pressa é o diabo”.
A Bíblia nos orienta que o tempo é uma Graça de Deus aos homens, o tempo é uma dádiva divina por isso precisamos aprender a viver certo o tempo. Há um tempo para todas as coisas, como fazer a refeição em família, trabalhar, descansar, divertir, conversar e principalmente orar, assim que se adquire experiência. Jesus nos conduz e jamais devemos ultrapassá-Lo.
A pressa traz confusão, superficialidade, incapacidade, deixa as pessoas insensíveis, destrói o sentimento da contemplação, da música e da beleza. O apressado sofre tensões, descontroles emocionais, irritabilidade, que provoca palavras agressivas e desinteligências.
Muitos sentem a necessidade de mudar e há receita para solucionar o problema da pressa: tirar alguns minutos para descansar durante o dia;curtir a folga semanal num lugar tranqüilo para ficar a toa, aquietar a mente e cantar!
É triste ser escravizado da tirana urgência. Ter limites na vida é ter total liberdade!
Considerações
Que pressa é essa que nos empurram de qualquer maneira? Não andamos mais, só corremos, mas para qual lugar? O tempo nos foi dado para usufruirmos, não permitamos que nos roubem. Deus gosta que observemos Sua criação como: a natureza, flores, pássaros e seus cantos. Atitudes que ajudam a viver as adversidades da vida bem. Logo, a pressa é vilã destrói valores como o sorriso, abraço, ombro, colo, sonho, amor.
Sabemos que a ansiosidade vem devido as muitas possibilidades. Hoje tudo é para ontem, a maravilha da internet (nem me lembro antes dela, como dava conta das coisas) é um exemplo disso, temos sempre a sensação de que estamos perdendo a última novidade da tecnologia. Precisamos mesmo estar a frente? Isso pode custar algumas coisas deixadas pelo caminho, como aproveitar a vida, nossa família, etc. e tal.
Mas nem todo homem tem pressa, alguns têm tempo para esperar e contemplar a recompensa!
Mi – Base: comentário Pr. Silmar Coelho – Cps, 07/10/11