Páginas

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Afinal, cadê a Estrela de Belém?

Vênus ou Estrela d Alva, Júpiter e Saturno podem aparecer no céu em posições que nos dão a ilusão de aproximação, somando seus brilhos, cujo nome é “conjunção planetário” (sucessão de três aproximações aparentes de dois planetas), conforme alguns pesquisadores.

Fenômeno de grande importância astrológica que pode ter sido a Estrela de Belém. Assunto difícil de concluir.Reis Magos, outra história deficiente surgida no século VI d.C., Imaginamos três devido à quantidade de presentes. Mas os orientais afirmam que eram doze. Será?

Impasses que enriquecem nossa intenção e compreensão pelo próprio sentido de nossa existência.
A estrela guiou os três reis magos até Belém; é símbolo de Cristo - Luz do Mundo. "Eu sou a luz do mundo; quem me segue, não andará nas trevas". (Jô 8,12).

A chegada dos reis magos cumpriu a profecia (Sal 71:11), conforme a exegese:
Os reis de toda a terra hão de adorá-Lo”.

Conta o evangelho, que a Estrela os guiou e parou por sobre o menino Jesus.

"E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mt 2, 10).

Entraram na casa, viram o menino (Jesus), com Maria sua mãe. Prostraram-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas (Mt 2, 11)”.

Presentes, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações a respeito do significado dos presentes.

Os reis representavam os reis de todo o mundo e mais as três raças humanas existentes na época, em idades diferentes. Assim:
- Melquior (nome que significa Meu Rei é Luz), entregou-Lhe ouro em reconhecimento da realeza, além da providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém;
- Gaspar (nome que significa aquele que vai inspecionar) deu-Lhe incenso em reconhecimento da divindade, fé, pois é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2);
- Baltazar (nome que significa Deus manifesta o Rei) ofereceu-Lhe mirra em reconhecimento da humanidade, resina anti-séptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19: 39 e 40). Estudos científicos feitos no Sudário de Turim encontraram estes produtos.

Não há em texto algum, nada que indique a verdadeira data, só a magnitude e a importância dela que é um fato de profunda significação.


Quem festejou o nascimento? Vejamos na bíblia:
- Lucas 2:10 = O anjo não se conteve de alegria e anunciou aos pastores (representa povo);
- Lucas 2:13/14 = Com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais ( mundo espiritual) louvando a Deus dizendo: “Gloria a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens”;
- Lucas 2:20 = Os pastores (povo) Glorificando e Louvando à Deus por tudo que ouviram e viram;
- Mateus 2:2 Os três reis magos (elite) disseram: "Porque vimos a sua estrela no Oriente, e viemos para adorá-lo.";
- Mateus 2:9 = A estrela (universo) se fez presente.

O dia exato não importa o que importa e muito é o porquê dEle ter nascido. Tento refletir todos os dias e não mais em uma data profanada.


Mí - Cps, 23/12/09
Obs. Nascemos em uma família evangélica. Nossos pais não comemoravam o Natal, diziam ser festa pagã. Porém nos ensinavam que não existia nenhum dia que não fosse santo e que nenhum dia poderíamos esquecer de agradecer ao Pai por enviar Seu Filho Amado para nos resgatar. Cresci assim não importo com a data específica imposta.