Páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Supere o falar em público

O medo é a causa maior da dificuldade, mas não é o maior defeito.
Ele acarreta inúmeros problemas na comunicação: descontrolamos-nos, alteramos o tom de voz para baixo ou alto demais, artificial, agressivo, desarticulado, aceleramos a fala, ou diminuímos até chegarmos numa irritante nervosismo, enfim sentimo-nos inibidos, desconfortáveis e incompetentes.

O maior defeito é não saber ordenar o pensamento.
O fracasso está em não sabe iniciar, desenvolver e concluir uma apresentação. Erros: entrar diretamente no assunto central sem conquistar a platéia, a torcida e a docilidade das pessoas; esforçar para conquistar os ouvintes quando estes já estão devidamente preparados para ouvir, corre-se o risco de desinteressá-los; passar de uma etapa para outra sem nenhum critério; encerrar voltando para o início; repetir argumentos que já haviam sido criteriosamente expostos começam a enfraquecer pelo excesso de repetição.

Esse problema é muito sério, pois se não soubermos como concatenar, ou seja, relacionar o raciocínio dificultará o entendimento dos ouvintes e igualmente a nossa própria exposição. A seqüência é extremamente fácil e pode ser assimilada e aplicada apenas com um mínimo de estudo e atenção. Em uma apresentação devemos seguir estas etapas, que organizarão a mensagem:

1) Introdução correta - Para conquistar ouvintes iniciamos fazendo alguns elogios sinceros demonstrando de forma gentil como estamos envolvidos com o ambiente e com o tema que pretendemos desenvolver. O bom é usarmos logo nos primeiros momentos uma frase de impacto, com pequena história, uma reflexão ou mostrar os benefícios do tema. No início a imparcialidade na opinião sobre o assunto, evita de contrariar os ouvintes. Em seguida concordamos com os pontos comuns e depois de quebrar as resistências podemos manifestar nosso pensamento.

2) Preparar o assunto - Começamos contando o assunto que pretendemos desenvolver, o problema a solucionar e as partes do assunto que temos intenção de cumprir. Caso saibam do assunto a abordar, do problema a ser solucionado e as partes que serão cumpridas, os ouvintes acompanharão com maior facilidade.

3) O que aplicar - Desenvolva o assunto proposto, solucione o problema e cumpra as etapas prometidas. É aqui, neste momento que você irá também apresentar seus argumentos. E se encontrar resistência dos ouvintes deverá refutar essas objeções.

4) A conclusão - O encerramento sempre será muito caprichado e não podemos esquecer de reservar o momento de maior emoção para o final. Em uma frase ou duas recapitularemos o assunto abordado e terminaremos fazendo com que os ouvintes reflitam ou ajam de acordo com a mensagem.

Dica: - O plano é simplificado e fácil de ser assimilado. Praticar esses conceitos é descobrir a facilidade ao abordar qualquer tipo de assunto. Assimilar a seqüência é fácil, mesmo assim podemos esquematizar maneiras para adquirir uma boa fala em três partes bem simples, para organizar e expor com tranqüilidade a mensagem: Contar sobre o que vai falar. Falar! Comentar sobre o que falou.

"Superação é o exercicio incansavel".

Mi – Base: Palestra do Reinaldo Polito
Cps, 06/10