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quinta-feira, 24 de junho de 2010

Arte é Arte e pronto!

Catedral de Milão
O que impressiona na Europa é o cuidado do seu povo com as obras de arte. Esta é de se ficar com a boca aberta de tanta perfeição. Uma criação gótica com fachada repleta de pilares com mais de 3.400 estátuas. Ninguém se cansar de admirá-la. Magnífico edifício na principal praça da cidade italiana de Milão, na Piazza del Duomo.

A 3ª maior catedral católica romana do mundo, atrás da Catedral de Sevilha e da Basílica São Pedro em Roma.

O Duomo é um dos fabulosos exemplos de monumentalidade e arquitetura entre tantas catedrais construídas na Europa durante a Idade Média, entre os séculos 9 e 12.

O telhado é todo em placas de mármore, a mesma da fachada e esculturas. Com vista de toda cidade e pode ser visitado. As altíssimas centenas de agulhas, de arcos e gárgulas, estátuas e cariátides esculpidos em mármore que impressionam.

A mais magestosa das imagens é a estatua dourada da Madonnina do Perego, situada no topo da agulha maior, onde foi colocada em 1744 com 108m.

A contrução durou +/- 900 anos, muitas vezes interrompido por falta de recursos financeiros. Trabalharam mais de 50 arquitetos para projetar sua estrutura.

Ocupa uma área de aproximadamente 11.700m², 157m comprimento. Pode conter 40 mil pessoas.

De longe se vê um grande número de agulhas que a coroa como um mármore da floresta real, uma vez que um total de cerca de 135 agulhas e a maioria coroados por grandes estátuas. "Dizem" que o Duomo foi projetado pelo pintor escultor,arqquiteto engenheiro cientista e inventor italiano Leonardo da Vinci.
A fachada do Duomo tem estilo arquitetônico que vai do gótico ao renascentista, com alguns elementos neoclássicos. Ainda um rendilhado envolve janelas-vitrais e as enormes portas de bronze. Esculturas em baixos e altos-relevos que contam história da cidade.
A altura dos pilares góticos suportam o telhado de toda a igreja, onde delimitam suas naves laterais, secundárias e principal, além do altar-mór.
Enquadram vitrais igualmente gigantescos.
Há no interior cinco naves e 52 gigantescas colunas de pedra. O piso de mármore de outros tons forma belos desenhos que dão a nave central, a verdadeira e fabulosa dimensões da obra.

Em Milão quase tudo gira ao redor do Duomo, a Catedral de Milão, a terceira maior igreja da cristandade depois da Basílica de São Pedro, em Roma, e da Catedral de Sevilha.

Igrejas como as de Chartres , Amiens e Notre Dame de Paris (França), Sevilha e Santiago de Compostela (Espanha), Colônia (Alemanha) e o Duomo de Milão (Itália) são o exemplo máximo do estilo gótico — caracterizado pelo uso das ogivas (cruzamento de arcos), que possibilitavam a construção de altas estruturas.

Projetadas em medidas que reproduziam proporções do corpo humano provocam admiração. Há muitas estátuas no exterior e no interior deste edifício, um total aproximado de 3.159 trabalhos.

Dividida em naves separadas por colunas com capitéis decorados com grandes desenhos de origem vegetal. As esculturas de santos são bem vestidas.

À direita ha um monumento de Carlos V coroado na forma de um arco triunfal salienta uma das obras mais bem-sucedida de Leo Leoni. Gian Giacomo Médici é mostrado usando uma armadura romana e capa implantada no joelho esquerdo, acompanhada de alegorias da milícia do baixo-relevo do rio Adda. Duas colunas laterais externas seguram os números da prudência e da fama.

Ao entrar na cripta ouve-se pelas costas o coro magnífico. Ha uma capela subterrânea, rodeada por urnas de prata contendo os restos mortais de San Carlos Borromeo, cujo corpo coberto por roupas bonitas que podem ser vistos em uma urna de cristal foi a homenagem de Felipe IV, rei da Espanha.

Mi - Cps, 06/10