Páginas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Gerações

Conjunto de indivíduos nascidos em uma mesma época, cujo contexto histórico foi determinante no comportamento que impactou a evolução da sociedade. Profissionais de faixas etárias diferentes no mesmo ambiente empresarial, não escapam dos conflitos de gerações.

Não se pode fazer uma mesma análise de fatores que impulsionam cada geração para todas as culturas. Estudos mundiais estimulam cada país a entender suas gerações e papéis de acordo com sua própria história.

Todas as gerações transgridem e ousam em inovar de formas peculiares. Encontrar, momentos da história que determinaram tais mudanças, formas de transgressão está em observar a importância evolutiva.

Na disponibilidade panorâmica conceituais da cultura americana, européia e brasileira, as diferentes gerações têm estas classificações:

● Os veteranos - Nasceram entre 1925 e 1945, período das grandes crises econômicas. Época da 2ª Guerra Mundial. Devido às dificuldades que viveram, são pessoas mais rígidas e respeitam regras.




● Baby Boomers - Do início dos anos 50, logo após a 2ª guerra, período incrivelmente de alta natalidade. São chamadas de Baby Boomers, analogia a um “boom” (pool, explosão) de bebês no mundo! Época da globalização, do homem à lua, capitalismo, consumismo, Rock and Roll, movimento Hippie, contestação política e social e os movimentos pela paz. Viveram a guerra do Vietnã, ideologia libertária e o feminismo, entre muitos outros movimentos que mudaram a sociedade. Tais fatores explicam muito sobre o modo contestador de pensar e a luta por seus direitos.


● A Geração X - De 1965 e 1981. Geração de um mundo novo, sem perspectivas idealizadoras, tendo que se conformar com um padrão de vida mais realista e consumista em plena Guerra Fria.







● Geração Y - Conhecida como Geração Millennials ou Geração da Internet, conceito de Sociológico, segundo alguns autores, aos nascidos após 1980. Geração que adora feedback, é multitarefa, concilia lazer e trabalho, ligada em tecnologia e novas mídias. Mudaram completamente as formas de comunicação tanto em casa, no trabalho quanto com os amigos. São de um período favorecido economicamente e tiveram total liberdade em casa, como nenhuma outra geração teve. http://is.gd/cGcS1


● No Brasil houve uma geração intermediária entre Baby Boommers e a Geração X. Jovens que tentaram “MUDAR” o País. O tempo passou e nada foi mudado naquela geração. Seus ideais ficaram marcados, só nas fotografias. Quem entendia o significado do sistema e não concordava em fazer parte dele contavam com várias opções: exilo prisões, estupros, torturas e mortes. Muitos foram exilados, presos, mortos, torturados e estuprados. Outros, nem sabiam que eram usados, até exibiam um sloganAME-O ou DEIXE-O”, sem a menor noção do que aquilo representava e o pior, tememos que ainda hoje não saibam ou nunca enxergaram a realidade. Era parte do sistema querer o povo ignorante e tiveram.

É duro, porém verídico! Por isso ao interpretar uma musica, há necessidade que se saiba em que época foi escrita, muitas letras tinham alfinetadas políticas e retratavam a realidade dos jovens com idéias rebeldes e revolucionarias. Com o passar do tempo nós amadurecemos e chegamos a conclusão que depois de um bom tempo de vida, já a interpretamos com maior leveza possível.

A letra da música abaixo era uma carta escrita ao amigo exilado em Lisboa e não poderia ser enviada, pois haviam militares incumbidos de revisá-las para que não fosse divulgado o horror que vivia o Brasil. A Embratel com tarifas exorbitantes também inibiam a comunicação entre "rebeldes" (nome dado àqueles que não aceitavam o regime), além da vigilância dos grampos.

Na época, eles  eram proibidos de falarem abertamente. Então, Chico Buarque escreveu esta canção-carta para informar ao amigo Augusto Boal, que era contra o regime militar.

A estrofe que se refere a “Aqui na terra tão jogando futebol Tem muito samba, muito choro e rock’n'roll Uns dias chove, noutros dias bate sol”, Chico ironiza para dizer ao amigo que nada mudou. Quando o mesmo refere para aguentar a situação é necessário viver de aparência idealizar uma falsa alegria que se consegue com cachaça, cigarro, carinho.

Era natural que exilados quisessem saber notícia do Brasil, mas com correspondências violadas tinham o cuidado em escrevê-las metaforicamente para criticar a paixão desmedida do povo brasileiro pelo futebol e pelo carnaval que o cegava para os problemas reais. Dias bons outros ruins = difícil custo de vida. Mutretas, maracutaias que o povo engolia.  “A gente vai tomando” = pancadas que eram distribuídas gratuitamente…

Nesta letra Chico e Hine fazem homenagem ao Augusto Boal que recebeu a fita cassete por sua mãe, enquanto almoçava com Paulo Freire, Darcy Ribeiro e sua esposa Cecília... Boal exilado vivia chateado porque Chico nunca respondia suas cartas... Chico teve a percepção genial de prestar homenagem ao Boal em vida... Jorge Schweitzer - http://is.gd/cGcEy

Mí  Cps, 07/06/10




Incluí em 20/11/10

Baby Bummers – Nascida no fim da Segunda Guerra (anos 45) até a metade dos anos 65
Geração X – Nascida na 2ª metade dos anos 65 até os anos 70
Geração Y – nascida nos anos 80 até meados dos anos 90
Geração Z - Nascida da 2ª metade dos anos 90

As diferentes gerações de trabalhadores http://is.gd/hslrt
Convívio e conflitos das gerações nas empresas http://is.gd/hslzM
Os desafios das empresas para manter talentos Y http://is.gd/hslSB
Y cria e dirige empresas no Brasil e no exterior http://is.gd/hsm7C
Z nasceu repleta de tecnologias http://is.gd/hsmoH

As gerações precisarão de criatividade para sobreviverem! http://is.gd/hsmyr