Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Gota d'água - Medéia brasileira

Em 1975, Os talentos de Chico Buarque e Paulo Pontes se reuniram para revitalizar submetendo a uma injeção de nossa realidade urbana do projeto de Oduvaldo Viana Filho, na adaptação Medeia, de Eurípedes, para a televisão, do clássico, escrito no ano de 431 a.C.

Medéia e Jasão > http://is.gd/eLT0H

A tragédia urbana, em forma de poema com mais de 4mil versos, tem como pano de fundo as asperezas sofridas por moradores de um conjunto habitacional, a Vila do Meio-dia, e, no centro, a relação entre Joana e Jasão, compositor popular sócio do poderoso empresário Creonte. Jasão termina por largar Joana e os dois filhos para casar-se com Alma, a filha do empresário.

Retrata as dificuldades no drama vivido por Joana e Jasão que, tal como na peça original, larga a mulher para casar-se com Alma, filha do rico Creonte. Sem suportar o abandono, e para vingar-se, Joana mata os dois filhos e suicida-se. Na cena final, os corpos são depositados aos pés de Jasão, durante a festa do seu casamento.

No prefácio do livro os autores registram:
"O fundamental é que a vida brasileira possa, novamente, ser devolvida, nos palcos, ao público brasileiro. Esta é a segunda preocupação de Gota d'Água. Nossa tragédia é uma tragédia da vida brasileira."
Chico Buarque e Paulo Pontes captaram todos os momentos histórico no qual Medeia se passa e os transporta para a modernidade: a magia mitológica cede espaço aos terreiros de macumba e a magia negra. Reis agora são os homens ricos e as princesas, são as filhas dos homens ricos. Os autores fizeram com que comparássemos a realidade mítica de Medeia e a realidade concreta de Joana. A mesma mulher de épocas diferentes e, por conseguinte, passam por situações diferentes em sua concretude, mas iguais em sua essência. Jasão evidencia muito mais espaço na versão atualizada e abrasileirada.

Os dois são bem brasileiros: Jasão é moderno, pertence à massa e torna a música no alcance de todos. Joana vive no calor humano de pessoas, se está com raiva, explode facilmente. Creonte representa os homens de negócio, preocupado e honesto, mas rouba tanto quanto pode. De um modo bem esperto, legaliza todos os seus roubos, cobrando mais do que deve, tornando os moradores mais miseráveis.

Gota D´Água obra ampla e acessível a todos. Escrita de termos simples, popular e bastante complexa. Além da simples narrativa com muita eficiência, apresenta a característica mais comum das pessoas, que só estão ao nosso lado até o momento em que elas começam a perder algo por causa disso. Entre o próprio bem-estar e o conforto do amigo, as pessoas dão preferência para si mesmo. Excelentemente mostrado quando todas as amigas de Joana, que antes estavam ao seu lado, aceitam o emprego ofertado por Creonte, pai da nova mulher de Jasão.

O Chico é sempre bom em tudo que faz, explica de modo bastante sintético o adultério e suas consequências. Tema que extrapola o tempo.
Sobre o musical – http://is.gd/eLNSp

Mi - Cps, 31/08/10

Brasil, 1973, 170 páginas (editora Civilização Brasileira - 39ª edição). Autores: Chico Buarque e Paulo Pontes.